Lewis Hamilton: “O McLaren de momento não é ganhador, mas pode vir a sê-lo”
Questionado quanto ao andamento do MP4-26, o ex-Campeão do Mundo bem tenta dourar a pílula, mas rapidamente admite as dificuldades: “As coisas não estão muito mal mas é evidente que também não estão tão bem como nós gostaríamos que estivessem. Temos problemas de fiabilidade, mas tenho total confiança nas pessoas muito capazes, muito inteligentes que temos na equipa para os resolver.
Mas quanto ao andamento do carro, temos uma dificuldade acrescida em relação aos anos anteriores: como temos pneus completamente diferentes, que são menos competitivos do que os de 2010, é mais complicado para as equipas saberem se a perda de andamento se deve só às alterações no regulamento, aos pneus ou a um qualquer eventual problema no chassis.
Nos últimos testes de Barcelona, vimos que a degradação dos pneus era um problema ainda maior do que em Valência ou Jerez, sobretudo porque o pneu da frente esquerdo sofre muito na Curva 3. Mas analisámos isso muito bem e percebemos o que é um problema de pneus, o que é um problema de chassis e o que é, apenas, uma perda natural pela eliminação do duplo perfil extrator.”
“Com estes pneus…”
Numa fase em que a McLaren ainda se debate com muitos problemas de fiabilidade e de equilíbrio do chassis, tem sido evidente a enorme degradação dos Pirelli nas séries mais longas e isso mesmo nos foi confirmado por Hamilton: “Até ao ano passado estávamos habituados a pneus com um grau de degradação relativamente baixo. Mas quando começámos a fazer corridas inteiras sem reabastecer, passámos a trabalhar com carros muito mais pesados e, é claro, tivemos de aprender a ser rápidos nas primeiras voltas sem degradar muito os pneus.
Só que este ano a situação é muito pior. Para te dar um exemplo, em Barcelona fiz uma primeira série mediamente longa e fui cuidadoso com os pneus nas primeiras voltas, só que eles degradaram-se imenso de forma rápida; por isso, na série seguinte fui ainda mais cuidadoso nas primeiras voltas e a verdade é que duraram um pouco mais em condições aceitáveis de utilização. Mas nessa série não senti que estava ao volante de um carro de competição, estava apenas a cuidar dos pneus e não a andar rápido, o que está longe de ser interessante para um piloto. Penso que vamos ter de melhorar muito os pneus para as corridas não serem caóticas, pois não queremos andar devagar e abaixo do potencial do conjunto carro pneus. Se o primeiro Grande Prémio fosse este fim de semana, em Barcelona, ninguém faria menos de três paragens e muita gente teria de parar quatro ou cinco vezes, o que é um exagero.”
À procura de fiabilidade
Para terminar, o inglês falou dos problemas de fiabilidade que têm afetado o MP4/26: “Não encontrámos nada de fundamentalmente errado com o chassis mas estamos a ter problemas em áreas em não esperávamos ter dificuldades. Por isso, temos estado limitados em número de voltas, até porque nesta fase ainda não temos material suplente que chegue para efetuarmos reparações rápidas. Estamos a tentar fazer muitos quilómetros em boas condições neste último teste da pré temporada para podermos chegar ao início do campeonato em posição de lutar pelas vitórias com a Red Bull e a Ferrari, que já atingiram um grau de fiabilidade extraordinário.”
“Temos o melhor KERS!”
Trabalhar com o KERS tem sido um problema para algumas equipas e pilotos nesta pré temporada, com a Williams e a Mercedes a passarem por dificuldades evidentes. Mas esta é uma área em que a McLaren tem estado isenta de problemas, e além de fiável o seu KERS é também bastante eficiente, como nos disse Lewis Hamilton: “Penso que pagámos o preço da nossa inexperiência com este sistema em 2009, nas primeiras corridas, mas também tenho a certeza que fomos a única equipa que chegou ao fim daquele ano com um KERS super fiável e muito eficiente. “
“Por isso, quando começámos a trabalhar no projeto de 2011 já tínhamos uma bela base de trabalho e o sistema que estamos a testar é extremamente eficiente, fácil de utilizar para os pilotos e, até agora, completamente fiável. Penso que nesta área estamos em vantagem sobre todos os nossos rivais e isso vai ajudar-nos nos arranques, como em 2009, e na fase final das corridas, se os nossos rivais continuarem a ter problemas de fiabilidade com os seus sistemas.”
“Adiamento está a ajudar”
A alteração do calendário é, por norma, um problema para as equipas de F1, que têm uma planificação extremamente precisa desde o início do projeto de um carro novo até ao lançamento em pista de cada uma das evoluções inicialmente previstas. Mas quando os problemas superam amplamente o que era razoavelmente esperado, ganhar duas semanas sem corridas para resolver problemas tem de ser encarado como uma bênção e esse é o caso da McLaren.
Pelas ligações comerciais da equipa ao Bahrein, os seus pilotos evitaram comentários acerca da situação naquele país, mas quanto à parte desportiva Hamilton admitiu que, “para nós, é bom termos tido mais tempo antes deste teste de Barcelona, para introduzirmos todas as alterações que são necessárias no MP4/26 e, claro, termos mais duas semanas para nos prepararmos para o arranque do Mundial. É claro que os nossos rivais também vão ter mais tempo para aperfeiçoar os seus carros, mas a Red Bull e a Ferrari já atingiram um grau muito elevado de fiabilidade e, por isso, poderão progredir menos do que nós, que ainda estamos a crescer bastante.”
Luís Vasconcelos
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