“Keep Formula 1 on the BBC”
Os adeptos ingleses não andam nada contentes com o recente acordo entre a BBC e a Sky para a emissão partilhada dos Grandes Prémios de Fórmula 1. Por motivos óbvios, a Grã-Bretanha sempre foi dos maiores, se não o maior mercado televisivo da F1, e o que sucedeu foi simples. A BBC sempre transmitiu a F1 ‘de borla’, e agora a Sky ficou com metade dos GPs, e vai, logicamente, vender a sua parte.
Bernie Ecclestone só olhou ao dinheiro, esquecendo-se do ‘resto do filme’. Ou seja, quem não aparece, esquece-se, e a exemplo do que sucedeu em Portugal, quando a RTP deixou de transmitir F1, a modalidade perdeu ‘aquele adepto’ que ia vendo as corridas. Alguns mantinham o interesse e a curiosidade, outros nem por isso, mas hoje em dia é muito menor o espetro que tem a possibilidade de ‘levar’ com a F1 pela frente, e portanto, ficar fã da modalidade.
Regressando ao caso britânico, a BBC, que levava ‘só’ um staff de 43 pessoas a cada Grande Prémio de F1, viu-se na contingência de fazer cortes brutais e a solução foi ‘vender’ GPs à Sky de Rupert Murdoch. Para que se perceba melhor o que estava em causa, a BBC gasta sete cêntimos de libra, em média, por espetador, na sua programação normal, e no caso específico da F1, gasta 1,50 libras. É só fazer contas, como disse um dia António Guterres…
Por isso, neste contexto, há alguém que possa censurar a BBC por ter feito o que fez? Lá como cá, o problema é o mesmo. Quem quiser ver F1 na totalidade, tem de pagar mensalmente à Sky 31,95 libras, ainda que esta já tenha prometido um pacote de surpresas e experiências novas para o telespetador. No meio disto tudo, muitas questões ficam no ar. Para Bernie Ecclestone vale a pena o dinheiro, mesmo tendo menos adeptos? Parece que sim. Mas para a Fórmula 1 e para os seus patrocinadores, essa será a melhor solução? Com tantas ‘solicitações’ que existem hoje em dia, a F1 pode dar-se ao luxo de se tornar um desporto VIP? Não acabará por perder adeptos a médio/longo prazo para outras modalidades?
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI