Incrível Hulkenberg voou para a pole position em Interlagos
Foi um resultado que, provavelmente, nem a equipa Williams apostaria em conseguir. Em condições bastante complicadas – com a qualificação a iniciar-se com o piso molhado e a ficar gradualmente seco -, Nico Hulkenberg foi o piloto mais veloz do dia, recolocando a Williams na frente da grelha de partida com uma prestação que teve tanto de surpreendente como de sensacional.
A derradeira fase da qualificação terminou com os pilotos a atacarem a pista com pneus slick, pese embora alguns locais do traçado ainda se apresentassem molhados, sendo fácil de errar. Foi nestas condições que Hulkenberg sobressaiu, ao efetuar repetidamente os tempos mais velozes, terminando mesmo com uma vantagem de mais de um segundo sobre Sebastian Vettel, graças a um registo de 1.14,470s, conseguido mesmo na sua última tentativa.
Sebastian Vettel acabou por ficar com o segundo posto, conseguindo ser o melhor dos candidatos ao título, embora sem conseguir ameaçar o tempo do ‘Incrível’ Hulk. Todavia, encontra-se imediatamente à frente de Mark Webber, Lewis Hamilton e Fernando Alonso. Para os pilotos da Red Bull, que tinham o carro mais veloz ao longo deste fim de semana, fica, precisamente, essa ‘consolação’ de estar na frente dos McLaren de Hamilton e do Ferrari de Fernando Alonso, sendo que todos eles foram incapazes de igualar a velocidade do Williams. Amanhã, a partida deverá ser bastante importante para a definição do resultado final, sendo que Alonso é aquele que agora se encontra em posição mais delicada.
Rubens Barrichello fica com o sexto posto, sendo o melhor dos pilotos brasileiros, dando uma pequena alegria aos seus adeptos, que por certo esperariam ver um dos seus pilotos da casa mais perto da frente. Esse papel poderia ter sido pertença de Felipe Massa, mas o piloto da Ferrari não teve o seu carro em condições de lutar pela pole, acabando por não ir além do nono lugar. Robert Kubica foi o sétimo com o seu Renault, logo na frente de Michael Schumacher, que desta feita também esteve em grande nível, em luta constante pelas posições da frente. Vitaly Petrov ficou com o décimo melhor tempo, ao volante do outro Renault.
Button e Rosberg na mó de baixo
Negativa foi a prestação de Jenson Button, que voltou a ficar de fora da fase decisiva com o seu McLaren, situação que se verificou pela quarta vez este ano. O piloto britânico debateu-se com problemas ao nível do equilíbrio do seu carro ao longo de todo o fim de semana e isso acabou por ser visível na sessão de qualificação, com Button a ser incapaz de ficar entre os dez melhores da Q2. Nico Rosberg também teve uma má prestação na sessão, com o jovem alemão da Mercedes a não conseguir melhor do que o 13º posto.
De fora da fase decisiva da qualificação ficaram, também, os dois Sauber, com Kamui Kobayashi a ser o melhor representante da equipa suíça, em 12º, o mesmo sucedendo com os dois Toro Rosso (Jaime Alguersuari em 14º e Sebastien Buemi em 15º).
Vitantonio Liuzzi conseguiu chegar à segunda fase da qualificação, ao contrário do seu companheiro de equipa, Adrian Sutil, que pela primeira vez neste ano ficou logo pela Q1, evidenciando que o momento competitivo dos Force India não é o melhor. Atrás de Sutil (17º) ficaram, como habitual, os pilotos das novas equipas de 2010, com o Virgin de Timo Glock a pautar-se como o melhor desse mini-campeonato. Bruno Senna acabou por ficar com o derradeiro lugar na grelha de partida.
Q3
1 Nico Hulkenberg Williams-Cosworth 1.14,470
2 Sebastian Vettel RBR-Renault 1.15,519
3 Mark Webber RBR-Renault 1,15.637
4 Lewis Hamilton McLaren-Mercedes 1,15.747
5 Fernando Alonso Ferrari 1.15,989
6 Rubens Barrichello Williams-Cosworth 1.16,203
7 Robert Kubica Renault 1.16,552
8 Michael Schumacher Mercedes GP 1.16,925
9 Felipe Massa Ferrari 1.17,101
10 Vitaly Petrov Renault 1.17,656
Q2
11 Jenson Button McLaren-Mercedes 1.19,288
12 Kamui Kobayashi BMW Sauber-Ferrari 1.19,385
13 Nico Rosberg Mercedes GP 1.19,486
14 Jaime Alguersuari STR-Ferrari 1.19,581
15 Sebastien Buemi STR-Ferrari 1.19,847
16 Nick Heidfeld BMW Sauber-Ferrari 1.19,899
17 Vitantonio Liuzzi Force India-Mercedes 1.20,357
Q1
18 Adrian Sutil Force India-Mercedes 1.20,830
19 Timo Glock Virgin-Cosworth 1.22,130
20 Jarno Trulli Lotus-Cosworth 1.22,250
21 Heikki Kovalainen Lotus-Cosworth 1.22,378
22 Lucas di Grassi Virgin-Cosworth 1.22,810
23 Christian Klien HRT-Cosworth 1.23,083
24 Bruno Senna HRT-Cosworth 1.23,796
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI