GP Singapura F1: Correr com iluminação foi novidade há 9 anos

Por a 10 Setembro 2017 10:41

[soliloquy id=”330818″]

Há nove anos, antes do ainda tão falado GP de Singapura de Fórmula 1 (o ‘tal’ do crashgate’), algumas equipas tiveram que mandar elementos seus a corridas nocturnas noutras categorias, como à MotoGP no Qatar, para uma primeira abordagem ao que os esperava em Singapura, pois para a maior parte rodar à noite foi novidade absoluta, mesmo se os asiáticos cedo prometeram melhor visibilidade do que de dia, pois não existiriam, como se comprovou, zonas de sombra graças ao investimento feito em iluminação ao longo de toda a pista.

A energia é fornecida por 12 geradores duplos, que alimentam mil e quinhentos projetores, colocados a dez metros de altura e separados entre si por 32 metros. Isso garante uma luminosidade média de 3000lux, superior à que se tem mesmo em dias de sol e considerada ideal para a recolha de imagens para Ultra Alta Definição.

E pelo que testemunharam no Qatar, nas motos, os pilotos puderam mesmo utilizar viseiras para luminosidade média, sendo que o principal desafio para todos foi a adaptação física e render o máximo numa altura do dia em que o corpo já pede descanso, pois mesmo que os pilotos (e boa parte da comitiva) vá muito cedo para Singapura, nunca é possível colmatar a 100 por cento a diferença de fuso horário entre a Europa e Singapura. E isso também pode sempre fazer a diferença, em termos da concentração dos pilotos, com evidentes efeitos nas suas performances, mas esse é um detalhe que só eles é que vão saber…

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Iluminação artificial ó cabeças duras!

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado