Ferrari mais rápida, mas tudo muito equilibrado na F1
Felipe Massa e a Ferrari foram os mais rápidos no cômputo dos quatro dias de testes, sendo mesmo os únicos a baixar do segundo dezoito. Kimi Raikkonen foi segundo com o Lotus e na tentativa de assegurar o único lugar disponível na F1, Jules Bianchi colocou o Force India no terceiro lugar da tabela, certamente em “modo qualificação”. Dominador em três das quatro meias sessões (manhã/tarde) dos dois primeiros dias de testes, Romain Grosjean colocou o Lotus na quarta posição, a quase quatro décimas do brasileiro. Sebastian Vettel foi quinto com o Red Bull RB9, na frente de Esteban Gutiérrez (Sauber) e Jean-Eric Vergne (Toro Rosso).
Como é habitual, nos primeiros testes, a verdadeira correlação de forças ainda não sobressaiu, já que não só as equipas ainda andam à procura da melhor adaptação aos novos Pirelli. Mas já há alguns sinais, e um deles foi a forma como o novo Ferrari F138 se adaptou aos pneus macios (Pirelli não levou super macios para Jerez). Segundo Massa: “Todas as equipas experimentaram o novo pneu mas nenhum tirou um segundo como nós”
A Red Bull está a utilizar a mesma tática do ano passado. Não vai aparecer muito no topo das tabelas de tempos, vai deixar o primeiro milho para outros, mas quando for a doer… provavelmente está lá. Tanto Mark Webber como Sebastian Vettel elogiaram o RB9, colocando ênfase na fiabilidade, precisamente o que faltou o ano passado.
Já a McLaren e a Lotus também andaram muito bem, os seus registos foram quase sempre constantes, pelo que se percebe que as equipas estão ainda muito juntas, e quem conseguiu fazer um gráfico dos registos mais constantes em séries longas de voltas percebe que a Red Bull se destaca um pouco mas com a Lotus, McLaren e Ferrari muito perto.
Já a Mercedes parece estar com alguns problemas, mas a verdade é que os azares em dois dias consecutivos podem ter atrasado o programa, ficando para mais tarde saber o que vale o W04. Para já, o que convém reter é que os tempos são apenas indicativos, pois nos testes privados cada um trabalha como quer, nos programas que definiu, e só no último teste antes da partida para a Austrália se vai perceber melhor o que poderá acontecer em Melbourne…
Tempos
1º Felipe Massa Ferrari 1m17.879s
2º Kimi Raikkonen Lotus 1m18.148s
3º Jules Bianchi Force India 1m18.175s
4º Romain Grosjean Lotus 1m18.218s
5º Sebastian Vettel Red Bull 1m18.565s
6º Esteban Gutiérrez Sauber 1m18.669s
7º Jean-Eric Vergne Toro Rosso 1m18.760s
8º Nico Rosberg Mercedes 1m18.766s
9º Jenson Button McLaren 1m18.861s
10º Lewis Hamilton Mercedes 1m18.905s
11º Paul di Resta Force India 1m19.003s
12º Daniel Ricciardo Toro Rosso 1m19.134s
13º James Rossiter Foce India 1m19.303s
14º Mark Webber Red Bull 1m19.338s
15º Nico Hulkenberg Sauber 1m19.502s
16º Sergio Perez McLaren 1m19.572s
17º Valtteri Bottas Williams 1m19.851s
18º Pedro de la Rosa Ferrari 1m20.316s
19º Pastor Maldonado Williams 1m20.693s
20º Charles Pic Caterham 1m21.105s
21º Luiz Razia Marussia 1m21.226s
22º Max Chilton Marussia 1m21.269s
23º Giedo van der Garde Caterham 1m21.311s
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI