Williams revela imagens reais do FW40
A Williams revelou hoje fotografias do seu FW40, isto depois de há uma semana ter disponibilizado imagens processadas por computador, antes do design final estar pronto. Na altura, os homens de Grove ainda não tinham um carro completamente construído para apresentar, e agora isso já acontece, daí o sucedido. Ainda assim, as fotos disponibilizadas não mostram muito mais, mas o FW40 tem uma enorme barbatana de tubarão tal como a maioria dos carros apresentados até aqui. Felipe Massa vai ser o primeiro piloto a rodar com o carro nos testes em Barcelona na segunda feira com Lance Stroll a rumar à pista apenas no dia seguinte. Com esta apresentação, fica a faltar somente a Red Bull, Toro Rosso e Haas, todas previstas para amanhã.
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Ora aqui está uma decoração bonita.
Mas não… eu digo que a da McLaren é um nojo e metade do forum cai me em cima.
No 1º ano achei esta decoração bonita mas já começa a enjoar.
É como a Ferrari ter que ser sempre vermelho acaba por se tornar enfadonho.
Explique-me lá de que cor queria que a Ferrari pintasse os carros. A expressão “vermelho Ferrari” é-lhe familiar?
Pinta-se de cor-de-rosa. Para o Kimi tanto faz, o Vettel já teve capacetes de todas as cores na Red Bull, habitua-se rapidamente.
A Ferrari já teve vermelhos muito mais bonitos. E eu adorava a combinação do vermelho com o preto. Aliás, os Ferrari dos inícios dos 90’s são dos mais belos F1’s de sempre.
Mas a Ferrari inova sempre em alguma coisa. No ano passado a cobertura do motor em branco, 2007 e 2008 foi um carro todo vermelho etc.
Já a Williams realmente, não mudou quase nada desde 2014, a não ser a saída/entrada de patrocinios.
Carro demasiado simples. Nem o felipe, nem o “super” rookie irão brilhar. Devido ao motor de 2016 da sauber, a williams irá somente ficar à frente da equipa suiça, até será ultrapassada pela Haas.
Concordo que dificilmente a Sauber passará do último lugar.
Mas atenção, o chassis não é menos importante que o motor. Se conseguirem que o chassis seja um dos melhores talvez consigam pontuar pelo menos nas pistas mais lentas.
Também me parece demasiado simples. Mas agora com o grip mecânico aumentado pode-se ter surpresas. À primeira vista parece que voltaram a fazer uma versão low drag!
Mas esse sempre foi o problema dos Williams nos últimos anos, são rápidos em linha recta, depois nas curvas perdem tempo e gastam pneu.
Ora isso é bom para algumas corridas, mas no geral, acabam mal porque não conseguem “aquele” equilíbrio entre velocidade e grip em curva. Já veremos que vale este carro.
As ditas “barbatanas” realmente parecem desproporcionais…mas acho que até ao final dos testes veremos elas a reduzirem de tamanho…ou até mesmo, serem retiradas. Uma vez que em curva os tempos não são assim tão melhorados, podendo até tornar o carro um pouco mais lento. Nos LMP1, as “barbatanas” são uma obrigação de regulamento, de maneira a evitar que o carro capote lateralmente a alta velocidade.
Aé é para isso é? Achei que era para dar algum efeito aerodinamico! Por que em termos de desempenho a McLaren de 95 era a única que usava barbatana e foi um dos piores projetos até então. Acho que só ganha para essa fase moderna de McLaren-Honda
A barbatana serve para direcionar o ar de maneira uniforme para a asa traseira. Como a asa traseira agora está bem mais baixa, ela fica mais sujeita às turbulências causadas pelo capô do motor. A Mercedes é a única que apresentou uma barbatana bem discreta, mas provavelmente irá aumentar durante os testes.
O mais simples de todos os modelos apresentados.
Das duas uma: ou a Williams ainda quer vir mais para o fundo nas grelhas e continua a andar a dormir, fazendo vergonhas com o motor que têm atrás,ou isto é apenas uma ideia inicial e vão ter de modificar muito o carro para os testes já da próxima semana. Mas partem já com um atraso face à concorrência,isso é claro.
É que carros assim tão “limpinhos”já não se usam. De todos o mais fraquinho e de longe !