Vettel vs Senna: compare-os com igual número de Grandes Prémios

Por a 10 Maio 2016 13:26

Sebastian Vettel igualou no último Grande Prémio da Rússia o número de corridas realizadas por Ayrton Senna ao longo da sua carreira, coincidentemente no dia em que o brasileiro perdeu a vida: 1 de maio.

Tanto um como o outro celebraram nessa ocasião, e com 22 anos de diferença, a sua 162ª participação, e se Senna perdeu a vida em Imola em 1994, Vettel viu a sua corrida ‘arruinada’ com o comportamento de Daniil Kvyat, entretanto despromovido para a Toro Rosso.

Vamos então aos factos. Os 162 Grandes Prémios de Ayrton Senna foram divididos por 10 anos, entre 1984 e 1994, com o brasileiro a efetuar a sua estreia com 24 anos e 4 dias de idade. Na Fórmula 1 desde 2007, Vettel sentou-se pela primeira vez num F1 em situação de corrida aos 19 anos e 349 dias.

Apesar de Vettel ter conquistado quatro títulos contra os três de Ayrton Senna, o alemão tem apenas mais um pódio (81-80) e uma vitória (41-42) que Senna.

Sebastian Vettel

O antigo piloto da Toleman, McLaren e Williams supera-o no número de segundos lugares (23 contra 18), mas perde nas subidas ao lugar mais baixo do pódio (16 contra 21 do alemão).

Ayrton Senna tem depois mais pole-positions (65 contra as 46 de Vettel) e ainda mais voltas lideradas (2931 vs 2646), enquanto Vettel fica à frente no número de voltas mais rápidas (25 -19), maior sequência de vitórias (9, em 2013, contra as 4 seguidas de Ayrton em 1991) e maior número de vitórias (13 de 19, em 2013, para Vettel, contra 8 de 16, em 1988, para Senna).

Tem ainda mais pontos (1929 vs 1988, seguindo o sistema atual). Senna ultrapassa-o depois no número de abandonos (61 contra 27), maior número de poles obtidas numa temporada (13 de 16, em 1988 e 1999, contra as 15 em 19 GP registadas por Vettel em 2011).

Ayrton Senna

Ficam depois empatados no número de vezes que fizeram um ‘Grand Slam’ (4), ou seja, que obtiveram a pole-positon, volta mais rápida da corrida e vitória liderando todas as voltas.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
24 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
8 anos atrás

O Vettell,embora tenha maior número de vitórias e de titulos mundiais que o Senna, na minha opinião está longe do nível do brasileiro – como pessoa falta-lhe a personalidade e carisma que o brasileiro tinha, e até dentro do carro não me parece que tenha o savoir faire, o talento que Senna patenteou. Além disso os tempops são outros e a F1 actual é muito mais “amiga” dos pilotos do que no tempo do Senna – os carros são mais dóceis e fáceis de dominar, e segurança de carros e das pistas não tem nada a ver-é tudo muito mais… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  can-am
8 anos atrás

Faltou-lhe acrescentar que nos tempos do Senna, os carros quebravam mais.

jojo
Reply to  Pity
8 anos atrás

E as ajudas electrónicas eram umas bejecas depois da prova.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
Reply to  jojo
8 anos atrás

Isso é um mito e se sabe alguma coisa de Fórmula 1… deveria saber ISTO.

Diogo V
Diogo V
Reply to  can-am
8 anos atrás

quem estiver fora do assunto e o ouvir falar assim, até pensa que nunca acontece nada. Deve-se estar a esquecer que perdemos um jovem piloto chamado Jules Bianchi no tempo em que você diz que é tudo mais “fácil”. Pode ser mais fácil, e até ser mais seguro, mas não significa que os pilotos tenham deixado de arriscar a vida em cada prova. Não estou aqui para defender o vettel, nem nada que se parece visto que nem gosto muito dele, mas não podemos andar a dizer que agora já não se arrisca a vida numa prova, porque isso é… Ler mais »

mr-bz
mr-bz
Reply to  Diogo V
8 anos atrás

Os carros de hoje nem se compra com os carro do passado.
sem duvidas hoje e tudo mais seguro do que no passado, mais todo os esporte tem seu risco.

Pity
Pity
Reply to  mr-bz
8 anos atrás

Meu caro, é a segunda vez que lhe respondo tocando o mesmo tema: a escrita. Vejo, pela palavra “esporte” que é brasileiro, nada contra os brasileiros, tenho alguns amigos brasileiros bem simpáticos, mas, escrever correcto, escreve-se em qualquer país, pelo que seria bom que tivesse um pouco mais de cuidado, casos como “compra” em vez de comparam” e “mais todo os esporte” em vez de “mas todos os esportes”, tornam a sua escrita naquilo que em Portugal nós chamamos “pretoguês”. Há palavras distintas nos dois países, como o caso de desporto e esporte, não vou querer que use o termo… Ler mais »

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  Pity
8 anos atrás

Senhora Professora Pity ao ataque 😀

mr-bz
mr-bz
Reply to  Pity
8 anos atrás

Falo “Professor Pasquale de Portugal”
pode crer rsrsrsr…..

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  can-am
8 anos atrás

Por acaso até acho que Vettel tem uma grande personalidade.

MVM
MVM
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Tem sim senhor, mas como não anda à porrada com outros pilotos, não se atira deliberadamente contra adversários nem é um desequilibrado com delírios religiosos e mania das grandezas, não tem o que chamam “carisma”… Ora bolas.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MVM
8 anos atrás

Se o Vettel fosse o Senna, o Kvyat de certeza saia do paddock com as orelhas a ferver, e se o Senna tivesse num dia mesmo mau aidna apanhava no focinho como o Irvine em Suzuka.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  MVM
8 anos atrás

E por acaso ele gosta de se atirar deliberadamente contra adversários… o Webber e o Raikkonen que o digam!

MVM
MVM
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Deliberadamente? Está a brincar, não está?

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

É complicado e fica sempre ao critério de cada um, comparar pilotos de épocas diferentes. Os números não são tudo, pelo menos para mim, o Senna era um predestinado, um talento nato, já o Vettel tirando aquela vitória com o STR à chuva, (e são essas corridas que fazem as lendas e os elevam a uma restrita galeria), não me lembro de mais nenhuma ocasião em que tenha ultrapassado as limitações do material que dispunha, embora o considere um bom piloto entra sem duvida no meu top 20, mas o Senna está no top 3.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Não gosto muito destas comparações, muito por causa das épocas completamente diferentes e tecnologias bem diferentes também. Na época de Senna os monolugares tinham uma fiabilidade bem mais baixa, mais potência e eram bem menos permissivos nos erros. Por outro lado na actualidade os pilotos têm de fazer tanta coisa de regulação de parâmetros para conseguir tirar o máximos de décimos de segundo por volta, isto enquanto têm de ver quem vem atrás e na frente, poupar pneus, gasolina, etc etc… Ah e a aerodinâmica é bem mais refinada, o que leva a que seja mais dificil ultrapassar. Por tudo… Ler mais »

mr-bz
mr-bz
8 anos atrás

Não se pode compra pilotos em época diferentes !

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Têm algumas semelhanças, mas não há comparação possível.

dakosta
dakosta
8 anos atrás

Se há algo a ser comparado, é apenas o palmarés de cada um e que fica para as estatísticas. Porque quanto ao talento, não há comparação possível. O Senna era um sobredotado, um fora-de-série, enquanto o Vettel é um excelente piloto, apenas isso. Voltando à estatística, basta reparar no número de desistências que cada um teve para se perceber que os carros do tempo do Senna tinham um défice enorme de fiabilidade, enquanto os de hoje, duram, duram, duram.

Pity
Pity
8 anos atrás

Meus amigos, não há duas pessoas iguais, a não ser que sejam irmãos siameses, pelo que comparações deste tipo são sempre subjectivas.
Para mim, Senna foi o maior da sua época, tal como hoje acho que Hamilton é o maior, mas Vettel está também muito bem cotado nesta minha apreciação.
A questão é esta: se Vettel corresse nos tempos de Senna, com as condições de Senna, e Senna corresse actualmente com as mesmas condições que Vettel teve desde 2010, será que tinham obtido o mesmo êxito? Sinceramente, duvido.

Pity
Pity
8 anos atrás

Amigo Cariocecus, não me diga que não se arrepia com os escritos daquele senhor… Refiro-me à forma, não ao conteúdo, claro.

Cariocecus
Cariocecus
Reply to  Pity
8 anos atrás

Arrepio sim, eu próprio sou um pouco Grammar Nazi, embora por aqui seja raro apontar os erros dados por alguém

Pity
Pity
Reply to  Cariocecus
8 anos atrás

Eu também já me tinha deixado disso, mas este caso é tão extremo, que não resisti 🙂

mr-bz
mr-bz
Reply to  Pity
8 anos atrás

não me segue que não sou novela, Pare de show que você não é Xuxa. 🙂

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado