Vettel na frente, Mercedes à prova-de-bala
O segundo dia de testes de Fórmula 1 ficou marcado novamente pela presença de Sebastien Vettel no topo da tabela de tempos, numa sessão que, curiosamente, terminou quando o Ferrari do alemão parou na curva 3 do circuito da Catalunha. Tendo em conta que Vettel e Daniel Ricciardo foram os únicos que alcançaram os seus melhores registos com pneus ultra-macios, ficaram ambos nas duas primeiras posições da tabela de tempos, sendo que o terceiro classificado, Sérgio Perez (Force India) calçou pneus super-macios no seu monolugar e obteve um registo que o colocou no ‘pódio’. Assim sendo, o melhor em dois aspetos foi Nico Rosberg, já que foi quarto com pneus médios montados no seu W07, e foi também, de longe, o que mais rodou, 172 voltas, quase mais 50 voltas que Vettel.
Outra nota curiosa do dia foi o facto de oito dos onze pilotos terem ultrapassado as 100 voltas o que prova bem o nível de fiabilidade a que chegaram estes monolugares e unidades motrizes, Renault e Honda incluídas. O pneu que permitiu a Vettel e Ricciardo terem ocupado o topo da lista só deverá ser utilizado em circuitos citadinos. Portanto, testou-se a borracha, mas é um pouco fogo-de-vista!
Nico Rosberg e a Mercedes continuam apostados nas séries longas de voltas ao invés de ‘performance’, o que os deverá impedir de surgir no topo da tabela…até Melbourne. Ontem Hamilton realizou 156 voltas, hoje Rosberg fez 172, mais de 800 km. Até tiveram tempo para treinar paragens nas boxes, e isso indicia que o seu programa correu da melhor forma. Dois motores Ferrari ficaram colocados logo a seguir com Marcus Ericsson, com o Sauber de 2015 a completar 108 voltas, terminado o dia na frente de Esteban Gutierrez, que perdeu algum tempo de manhã à espera da nova asa e só registou 79 voltas. Valtteri Bottas realizou 134 voltas com o Williams, mas sem dar nas vistas. Pascal Wehrlein foi oitavo e completou 71 voltas. Fernando Alonso estava contente no final da sessão, já que foi possível rodar 119 voltas ao circuito catalão, algo que o ano passado só deverá ter conseguido, no total, lá para o terceiro Grande Prémio, passe o exagero e fique a ideia.
Jolyon Palmer teve um problema com a unidade motriz do seu Renault RS16, logo a seguir ao almoço, e completa metade dos seus ‘testes’ apenas com 79 voltas. A outra bandeira vermelha do dia foi causada por Max Verstappen, com um problema na caixa de velocidades do seu Toro Rosso.
TEMPOS
1. Sebastian Vettel, Ferrari, ultra-macios, 1:22.810, 125 voltas;
2. Daniel Ricciardo, Red Bull, ultra-macios, 1:23.525, 112 voltas;
3. Sergio Perez, Force India, super-macio, 1:23.650, 100 voltas;
4. Nico Rosberg, Mercedes, médio, 1:24.867, 172 voltas;
5. Marcus Ericsson, Sauber, macio, 1:25.237, 107 voltas;
6. Esteban Gutierrez, Haas, macio, 1:25.524, 77 voltas;
7. Valtteri Bottas, Williams, macio, 1:25.648, médio, 133 voltas;
8. Pascal Wehrlein, Manor, macio, 1:25.925, 65 voltas;
9. Fernando Alonso, McLaren, macio, 1:26.082, 119 voltas;
10. Jolyon Palmer, Renault, macio, 1:26.189, 42 voltas;
11. Max Verstappen, Toro Rosso, macio, 1:26.755, 120 voltas.
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O Manor e o Haas fizeram melhor que o McLaren-Honda. É certo que são apenas testes, mas isto não augura nada de bom…
Como sabe os tempos nos testes, especialmente nesta fase são as totalmente irrelevantes (recordo-lhe de 2012 quando a Sauber dominou parte dos testes…). É de assinalar o progresso na fiabilidade feito pela Honda, embora relativamente a performances esteja para ver
Pelo contrario. Significa que a Manor e a Haas estão a trabalhar bem e a aproveitar as sinergias de que dispõem, e que provavelmente não vão ter que se preocupar muito para fugir ao ultimo lugar do campeonato.
No que toca ao resto, parece que vai haver gente a fazer harakiri no Japão, e em Inglaterra, Mr Dennis vai ter que despedir o Boullier, e a seguir despedir-se a ele próprio, porque as coisas estão bem pior que no tempo do Witmarsh.
Não augura nada de bom para a McLaren-Honda, quero eu dizer. Ainda por cima, estamos a falar de uma equipa sem recursos, que foi a pior no ano passado, com um piloto que ainda não se estreou em grandes prémios, e de outra que está a estrear um carro completamente novo. Ambas a fazer melhores tempos que a McLaren. Claro que o potencial desta última é enorme e vão ganhar terreno ao longo da época, mas com os recursos e os pilotos que têm, deviam estar a fazer tempos semelhantes aos dos Red Bull – pelo menos!
Penso que já varias conclusões se podem tirar: 1º -os carros deste ano são substancialmente mais rápidos que os do ano passado – entre 1 a 2 segundos,ou quiçá mais,o que é uma enormidade na F1. 2º -O Ferrari é realmente rapidissimo,o motor demonstra ser extremamente potente ( mais potente que os Mercedes ?) . A marca do Vettell é realmente extraórdinária ( não acredito que o Raikonnen sequer se aproxime desse tempo, se pegar no carro amanhã).Irá o Vettell afundar ainda mais ? Ou já não pega no carro amanhã ? 3º -O resto está mais ou menos como… Ler mais »
Atenção que os Mercedes estão a esconder a velocidade. Andaram com pneus médios, e para fazer 172 voltas, devem ter rodado sempre com o depósito bem pesado enquanto os pneus estão bem, ao contrário da Ferrari que andou com pneus ultrasoft, e provavelmente pouca gasolina, já que os pneus que usou obrigam a stints mais curtos. Também o Force India, ficou só a 1s do Ferrari sem usar os ultra macios, por isso talvez o motor Mercedes não seja menos potente que o Ferrari. Uma coisa é certa, zero problemas para motores Mercedes, e até a Manor andou bem. Também… Ler mais »
Ai, ai que vem aí mais do mesmo. A Mercedes bem tenta esconder o jogo, mas…
A Mercedes demonstra uma confiança impressionante,ao segundo dia já simulam pit stops,o que só demonstra que estão totalmente tranquilos e com zero problemas em relação ao programa a cumprir.Fiquei muito surpreendido com a RB,julguei que iriam enfrentar muitos problemas,mas ao que parece revelam ter um bom carro em termos gerais.
Estou a ver muita gente a sentenciar mais uma temporada de agonia para a Mclaren. Gostaria de perguntar uma coisa e espero que me possam ajudar. O Alonso hoje ficou a 3,2 segundos do Vettel, mas o Vettel rodou com pneus ultra soft e o alonso com soft. Ontem o Vettel na sua melhor volta fez 1.24,9 e foi com pneus soft e hoje o Alonso fez 1.26.0 com o mesmo tipo de pneus. O Que quero perguntar é se sabem qual a diferença em teoria para cada tipo de pneus. O soft mais lento que o super soft e… Ler mais »
O melhor tempo do Vettel de ontem, foi feito com médios.
A comparação não é com o Vettel. É com o Rosberg, que fez o seu tempo com pneus médios (enquanto o Alonso fez o melhor tempo com macios). A diferença é de 1,2 segundo. Porque, se comparamos com tempos feitos por outros pilotos com pneus macios, o McLaren fica atrás do Sauber, do Haas e do Manor. Não é lá muito encorajador, mesmo sendo estes os primeiros testes…
Alguém sabe como está a “história” das transmissões da F1 no Eurosport?
É que ainda não vi nenhum anuncio por parte deles..