Toto Wolff: “Vamos deixá-los competir da mesma forma, o que aconteceu foram coincidências infelizes”
Ainda não se esgotaram os ecos do sucedido no GP de Espanha de Fórmula 1, quando Nico Rosberg e Lewis Hamilton colidiram antes da curva quatro e terminaram uma longa sequência de triunfos da Mercedes na F1. Toto Wolff revelou ter ficado muito irritado com o sucedido, mas entende que o melhor é olhar em frente, até porque o que aconteceu acabo por ser mais um conjunto de coincidências que levaram a um desfecho mau para a Mercedes…
Recorde-se que após a partida do GP de Espanha, Lewis Hamilton que partia da pole foi passado por Nico Rosberg, que ultrapassou o colega, por fora, na primeira curva, mas na curva 3 o seu W07 perdeu potência e permitiu uma rápida aproximação do tricampeão, que tentou a ultrapassagem entre as curvas 3 e 4. Só que Rosberg tapou o interior da aproximação à curva quatro e com a diferença de velocidade, 17 Km/h o embate foi inevitável, pois o instinto de reação de Hamilton levou-o à relva, perdendo depois o controlo do carro.
Os Comissários decidiram não aplicar qualquer punição, consideraram um incidente de corrida e Wolff entende que a equipa deve seguir em frente: “Acho que o que mais importa é a forma como saímos desta questão como equipa, é apenas mais um desafio que temos de encarar, penso que temos de virar a página”, disse.
Quem mais perdeu este fim de semana foi Lewis Hamilton, pois tem agora menos uma corrida para recuperar. Neste momento está há oito Grandes Prémios sem vencer. Quanto a Nico Rosberg não está obviamente feliz, mas evita atribuir a culpa em Hamilton. Quanto a Wolff, acha que esta situação nada teve a ver com a de Spa 2014: “Nós deixámos para trás o que aconteceu em 2014 e aquela foi uma situação totalmente diferente para a equipa. Nós permitimos uma disputa livre entre eles, mas sempre soubemos que isto poderia acontecer novamente. Mas vamos deixá-los competir da mesma forma pois o que aconteceu foram algumas coincidências infelizes, que acabaram por nos fazer perder a corrida. Por isso, é tudo bem diferente do que aconteceu em Spa-Francorchamps”, completou Wolff.
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Acho estranho porque no fundo quem fica a perder è a marca que deitou pela janela fora uma vitória mais do que garantida. As corridas têm 70 voltas, não 1, cool it como dizem os americanos, acaba por ser uma certa falta de maturidade do Hamilton, que.nota-se, está pelos cabelos, com este inicio do campeonato em que nada lhe corre bem. Não está a saber lidar com essa pressão crescente. Nenhuma corrida se ganha na 1ª volta…só se perde!
caramba, deve ter uns reflexos muito superiores a um piloto de F1, parabéns.
Epah Sinceramente. Como é possível considerar aquela manobra do Hamilton como algo que não seja o aproveitar de um erro ou sentir melhor o carro. O Rosberg perdeu a saída daquela curva que é muito técnica e requer um carro bem equilibrado, e lembramos que os pneus têm um factor fundamental nesta curva. Depois e o que é mais importante há regras de defesa de posição, o Rosberg reagiu tarde, e com isso foi contra as regras de defesa de posição, deveria ter feito o que fez Hamilton logo no início duas curvas antes. Não foi penalizado, visto que este… Ler mais »
Estou para ver se a situação for ao contrário, qual é a decisão nessa altura…
É a maneira certa de abordar estas situações, já aconteceu no passado, voltou a acontecer no último fim de semana e é provável que volte a acontecer no futuro, quem luta no limite muitas vezes não consegue evitar o toque com o adversário.É claro que a Mercedes está também numa situação confortável, sabe que apesar de tudo este incidente não terá grande influência na conquista de ambos os títulos, acidentes deste género vão penalizar os pilotos e as suas aspiração pessoais e isso é mais do que suficiente para ambos terem a maior interesse em não voltar a repetir algo… Ler mais »
“Recorde-se que após a partida do GP de Espanha, Lewis Hamilton que partia da pole foi passado por Nico Rosberg, que ultrapassou o colega, por fora, na primeira curva, mas na curva 3 o seu W07 perdeu potência e permitiu uma rápida aproximação do tricampeão, que tentou a ultrapassagem entre as curvas 3 e 4. Só que Rosberg tapou o interior da aproximação à curva quatro e com a diferença de velocidade, 17 Km/h o embate foi inevitável”. Fiz a transcrição desta parte da crónica, para mostrar que não sou eu a inventar. E agora coloco aqui a seguinte questão:… Ler mais »
“O QUE ACONTECEU FORAM COINCIDÊNCIAS INFELIZES”. Eu direi que foi uma sacanagem do Rosberg infeliz para ele mesmo. A intenção do alemão era arrumar com o inglês, mas que lhe correu mal.
Ecos da NET – “GloboEsporte.com perguntou a Rosberg se uma vez que a “strong manouvre”, para usar a sua própria definição para a brusca guinada à direita, fechando a porta para Hamilton, foi considerada legal pelos comissários, ele se sentia, então, à vontade para poder repeti-la da próxima vez em condição semelhante. O piloto alemão, a dois metros do repórter do GloboEsporte.com, visivelmente não gostou da pergunta. Uma ação daquelas sem punição dá carta branca para qualquer um defender-se segundo a mesma receita. É que se pode depreender da decisão dos comissários. Rosberg se limitou a dizer: “É uma decisão… Ler mais »
Na resposta do Rosberg, está implícita a confissão da sacanagem que fez ao colega, mas para ele foi uma “sorte” a decisão da FIA. Como ele diz, para A FIA foi um acidente de corrida, (porque sim, direi eu) mas no fundo ele sabe a sacanagem que fez. Vamos ver quem será a próxima vítima a fazer a mesma manobra, porque não acredito que a FIA vá considerar ser um acidente de corrida. Eles é que têm o apito e quando assim é, nada há a fazer.
Eu li esse artigo, também pus o link do mesmo noutra notícia. Se foram ambos com essas declarações para os comissários, é estranho, de facto, não terem penalizado o Rosberg. O problema, é que os comissários não são fixos durante toda a época, uns são mais “deixa andar”, outros são mais rigorosos e isso faz toda a diferença.
Claro que foi um incidente de corrida, não são carrinhos de choque, o normal é andarem às voltas, sem baterem uns nos outros, a questão é o porquê ter acontecido. Ao considerar um incidente de corrida, a FIA evita castigar alguém e assim não há dramas na grelha de partida no Mónaco. O Wolf, refastelado na vantagem que têm, deixa tudo na mesma e assim todos vivem felizes para sempre. Sempre é mais fácil de gerir que considerar um deles culpado, como chairman of the board fez ao Lew, considerando-o demasiado agressivo. Conclusão: a britney fez asneira, o Lew quis… Ler mais »
Hamilton em Hungaroring 2015 empurrou Rosberg para fora da pista na segunda curva, no COTA 2015 empurrou Rosberg para fora da pista na primeira curva, até chegaram a tocar-se. Incidente de corrida acho bem porque se não fosse assim acho que deveriam ser culpados os dois. Porque é que sempre que o Hamilton não ganha ele é sempre um azarado e o Rosberg um sortudo e um malfeitor? Hamilton em todas as poles que fez este ano não proveitou nenhuma, Bharein deixa a porta aberta para o Bottas sentir-se tentado a meter-se e foi o que ele fez, deu azar,… Ler mais »
Pois há, e para vários lados.
Sim, mas em ambos os toques de hamilton com rosberg, o hamilton não empurrou para relva nem o deixou fora de corrida, i não foi uma manobra brusca em que o companheiro de equipa não tonha hipótese de travar ou de fazer outra coisa, foram manboras relativamente lentas em que se rosberg quis continuar, continuou, mas podia ter travado proque tinha mais que tempo. Nesta manobra existe um factor que deveria ter sido penalizado, que é rosberg não deixar espaço ao hamilton (tem de deixar um carro de espaço, ou pelo menos espaço para ficar com duas rodas no asfalto,… Ler mais »
Sem dúvida que a culpa é do Bottas mas seria muito mais seguro para o Hamilton ter defendido um pouco o interior da curva. A questão é, ou o Hamilton não é tão bom como se pensa ou então o Rosberg não é tão fraquinho como é pintado.
O Hamilton fez a curva pela trajectória para acelerar, o Bottas fez a curva por dentro e sem pesar nas consequências (não tinha pneus quentes para travar onde deveria), acabou no flanco do hamilton, aqui hamilton não teve culpa, ele não estava à espera que o bottas fosse tão esfomeado. Sobre o Rosberg, não, rosberg não é fraquinho, já o tinha provado frente ao schumacher, embora nessa altura o schumahcer já não era nada de especial (além que o rosberg conhecia bem melhor o carro e a F1 actual). Mas não é um fora-de-série, tem se visto isso nos campeonatos… Ler mais »
Para mim culpa do Rosberg, uma coisa é fechar e obrigar o outro a ter que fazer a ultrapassagem numa nesga, outra é obrigar quem vem atrás, tendo já as rodas da frente ao lado das rodas de trás de quem está a ser ultrapassado, a ir à relva e depois foi o que aconteceu. Claro que aqui o Rosberg arriscou porque tem uma vantagem grande no campeonato, noutra situação aposto que o Rosberg bem que não arriscava tanto, mas é o que dá já ter a barriga cheia. Mas ainda bem que levou com o carro do lewis em… Ler mais »
O caro acha que alguém calava o Lewis se fosse esse o caso? O que a regra diz é que o carro de trás tem que ter uma porção significativa ao lado do carro da frente, para que este seja obrigado a deixar o espaço de 1 carro. O comunicado da FIA diz que o Lewis tinha apenas uma porção da asa da frente ao lado do difusor do Rosberg, pelo que a Britney tem o direito a fechar a porta. E deve ser verdade, o lewis não contestou. A unica coisa que eu acho pouco correcto é a Britney… Ler mais »
Veja as repetições, mesmo quando o hamilton tinha duas rodas na relva, elas já estavam ao lado das rodas de trás do rosberg e mesmo assim o rosberg continuou a fechar, isso é o que acho incorrecto. O Hamilton não contestou porque já tem dois “strikes” dados pela FIA, ao tercerio leva 10 lugares de penalização na grelha. Ora como sabemos que a FIA não é nada meiguinha com protestos, acha mesmo que o Hamilton quer arriscar contestar uma decisão da FIA e levar mais 10 lugares, quando precisa é de estar na frente para lutar pelo campeonato, claro que… Ler mais »
Se é como diz, que o Lewis já tinha a asa ao lado do difusor da traseira do Rosberg, como é que o regulamento permite que se feche a porta quando é previsível acontecer o que aconteceu, se continuar a fechar a porta? Táss mesmo a ver que a asa vai para o galheiro! Será que o regulamento diz mesmo isso? É que se diz, quem o fez deve ser um idiota chapado que não sabe o que regulou.
O Totozinho disse que foi coincidências infelizes porque a culpa foi do Rosberg, se a culpa fosse do Lewis Obama até caia a torre de Estugarda.
O alemão que é finlândes e que podia ser sueco gosta de colinho!