Toto Wolff: “A Fórmula 1 deveria abandonar as regras de 2017”
Tendo por base o entusiasmante início de temporada de 2016, Toto Wolff acredita que é um erro querer alterar as regras da Fórmula 1 a partir do próximo ano.
O patrão da Mercedes diz que o equilíbrio da performance neste terceiro ano sobre a introdução das unidades motrizes híbridas, aliada à flexibilidade das decisões estratégicas, resultou em batalhas muito interessantes nas três primeiras provas do ano, e que o progresso efetuado tanto na potência, como na carga aerodinâmica, resultou em carros mais rápidos ao longo de uma volta.
Para Wolff, “não há nada que as novas regras venham trazer ao desporto. Deveríamos deixar tudo como está. Talvez falando contra nós, porque claramente não temos a vantagem que tivemos o ano passado, acredito que as corridas estão a ser muito disputadas e que serão ainda mais interessantes se deixarmos as regras quietas”.
Wolff acredita que uma nova abordagem em 2017 irá simplesmente garantir que as equipas com maior músculo financeiro tornar-se-ão novamente na força dominante: “Mesmo que seja desconfortável para o detentor dos direitos comerciais [Bernie Ecclestone] que tenhamos levado para casa os últimos dois campeonatos e a maioria dos triunfos nas provas, quanto mais estável for o regulamento maior performance será distribuída entre todos. É exatamente isso o que está a acontecer agora. Os motores estão a convergir. As equipas estão a convergir. Os avanços que estamos a obter são menores à medida que a curva vai diminuindo, e os outros começam a dar grandes passos. Portanto penso que temos aqui uma situação ideal com grandes corridas”, referiu.
O dirigente alemão diz assim que para o ano tudo irá começar de novo: “Vamos mudar as regras e alguém – ou nós – irá ‘fugir’ novamente com o campeonato à conta dessa mudança, iniciando-se novamente um ciclo de domínio. Terás mais carga aerodinâmica da qual não te darás conta no tempo por volta e menos ultrapassagens porque a carga é muito mais extrema”, concluiu.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
BOas Não queria que se mexesse nos motores porque ai lhes tirava a vantagem que tinham pois tiveram o mérito de acertar à primeira e como basicamente as regras estavam congeladas não queriam perder a vantagem que tinham. Agora como o que se discute basicamente é aerodinâmica o melhor tambem é não mexer pois o mago está na concorrencia e nesse capitulo dá 10 a 0 a qualquer um dos outros para não falar que em termos de motor se estão a chegar à frente. Eu até sou torcedor da uma adas outras equipes Ferrari mas como espectador e em… Ler mais »
Concordo com o Wolff, apesar de não termos tido ainda uma corrida “normal”, pelo que vimos até aqui, a competitividade está a ser maior. Se a Mercedes ainda tem o melhor motor, a Ferrari está mais próxima e a Red Bull tem a melhor aerodinâmica. Dependendo dos circuitos, o domínio pode variar, e é isso que se quer. Mais aerodinâmica, não significa corridas mais interessantes, os próprios pilotos o dão a entender. Posso estar a ser maldosa, mas o enfoque na aerodinâmica, por parte da Fia, não terá a ver com a ameaça do dono da Red Bull de abandonar… Ler mais »
O homem defende a dama dele claro, mas é obvio que os carros para o ano vão ficar muito mais bonitos, um pouco como foram no passado ( antes de 1998). Estes carritos de F1 actuais parecem Formulas 3 com esteriodes ! São (sempre foram ) muito, mas muito feios, por mais voltas que lhes dêem literalmente. Para o ano vão passar a encher os olhos (ecrãs) como carros de topo que sempre deviam ter sido. Tenham contenção…na lingua !
Prefere uma “procissão” com carros bonitos, ou ultrapassagens com carros feios? Sinceramente, eu prefiro a segunda hipótese. Não sou nenhuma especialista em aerodinâmica, mas por tudo o que tenho lido, as ultrapassagens vão ficar ainda mais difíceis e, com carros mais largos, o Mónaco vai ser ainda mais sensaborão, não vai haver espaço para ultrapassagens em pista.
Se não conseguem passar no Mónaco, que se esforcem na qualificação para sair mais a frente… nunca vi um piloto antes de 1998 a criticar isso.
Mas nessa altura a aerodinâmica não era tão importante. Esse é que é o ponto.
Pelo menos nas fotos, esses são os carros mais bonitos dos últimos tempos. Carros fotogênicos!
No entanto ele (Toto) pode até estar certo, mas ele diz isso só porque lhe convém… heheh
Concordo e é o que tenho vindo a dizer. Se se voltam a mudar as regras, uma das equipas pode acertar em cheio e voltamos a ter uma equipa dominante, depois temos que esperar dois ou três anos para que tudo volte a convergir, mas entretanto a FIA em pânico lá volta a mudar a regras para ver se isto muda e voltamos ao mesmo. Só deveriam mudar as regras a nível de aerodinâmica para permitir o carro que vem atrás conseguir ultrapassar sem perder demasiada carga aerodinâmica ao entrar na esteira de quem persegue. O resto deixem estar, porque… Ler mais »
A unica coisa para 2017 que devia mudar era a largura dos carros, as asas traseiras voltarem a ser asas e não “caixotes do lixo”, um F1 a voltar a ser F1… mais aerodimica? No thanks!