Toni Kanaan: “O que posso dizer, ele (Hamilton) foi segundo num campeonato a dois…”

Por a 1 Junho 2017 13:45

Toni Kanaan foi ontem notícia pelo facto de ter sido o piloto escolhido para substituir Sébastien Bourdais nas 24 Horas de Le Mans, onde vai correr pela Ford, mas antes, na entrega de prémios da Indy 500 tinha sido protagonista de uma situação que colocou Fernando Alonso a rir. Tudo porque Lewis Hamilton desvalorizou a prova, referindo que Fernando Alonso chegou e depressa foi competitivo: “Vê-lo ser quinto face a pilotos que lá correm o ano todo é… interessante” disse Hamilton, deixando claro que a Indy 500 pode ter as suas valias, mas é infinitamente mais fácil um piloto de F1 lá chegar e ser competitivo do que o contrário. Mas Tony Kanaan, ex-campeão da Indycar, respondeu: “O que posso dizer? O rapaz (Hamilton) competiu num campeonato a dois no ano passado e foi segundo, portanto não penso que se possa dizer muito” disse o brasileiro: “Foi um prazer ter o Fernando aqui, ele foi humilde não como alguns colegas seus na F1, que fizeram comentários este mês”

Foto Kanaan (Sports USA Today/Dec 2015)

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Furelli GP™
Furelli GP™
7 anos atrás

Pois, mas foi segundo devido a problemas que ele não conseguiu controlar. Eu sei que é chato. O sonho de qualquer piloto brasileiro é um dia chegar onde outros compatriotas chegaram na F1. Mas como quando não há carne come-se peixe, então a IndyCar é nice e melhor do que a F1. Embora a IndyCar tenha um sentido competitivo mais forte do que a F1, a F1 continua a ser o pináculo tecnológico e não é qualquer um que consegue atinar à primeira. O Hamilton tem toda a razão. “Prefiro o meu clio a um carro de uma marca premium… Ler mais »

piquet
piquet
7 anos atrás

Pois Tony a vida é muito dura. Com essa resposta percebe-se que de F1 não percebes mesmo nada. Tás a falar com um tri-campeão de F1, e não com o zé das botas. O Hamilton tem toda a razão. Se não fosse o motor Honda, o Alonso ainda se arriscava a ganhar aquela corrida, que foi ganha pelo…Sato. Tá tudo dito.

elio
elio
Reply to  piquet
7 anos atrás

O Sato também tinha um motor Honda.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  elio
7 anos atrás

Mas o Sato é japonês, e os japoneses ajudam os japoneses.

elio
elio
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

Ah, está explicado então.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
7 anos atrás

Não tinham uma foto do homem vestido?

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  sr-dr-hhister
7 anos atrás

É para mostrar ao Louis que têm melhores tatuagens que ele! E a seguir vai pintar o cabelo de louro para mostrar que os pilotos da Indy são mais “cool”.

ernie
ernie
7 anos atrás

Esta conversa vem de alguém que não conseguiu “meter o nariz” na F1 e seguiu o caminho de muitos europeus, brasileiros e até colombianos, que no caso destes últimos lembro-me de dois que até provaram merecer estar na F1, estou a falar de Roberto Guerrero e claro do Juan Pablo Montoya. Certo é que os pilotos “feitos” na Europa, chegam aos EUA e fazem sempre boa figura (até o Chilton), e os feitos lá, chegam à Europa e normalmente fazem triste figura. Alguém devia dar uma hipótese a este rapaz de pegar num F1 dos 2 melhores, testar 1000 km… Ler mais »

elio
elio
Reply to  ernie
7 anos atrás

Na Indy 500, acabaram 7 carros de corrida com motor Honda entre os 10 primeiros. Vencedor incluído.

O Alonso teve azar. E talvez tenha pago também um bocadinho o preço da sua inexperiência nesta corrida, porque as 500 Milhas de Indianápolis não é só acelerar, é também necessário saber gerir combustível e o próprio motor durante uma corrida tão longa e exigente em termos de potência máxima do propulsor.

ernie
ernie
Reply to  elio
7 anos atrás

E os motores que partiram eram de que marca, ou melhor qual é a reputação dos motores Honda na Indycar este ano (só para não aprofundarmos muito a questão)? Quanto à gestão de combustível, motor e aceleração, é feita pela Box, e depois há um enorme trabalho feito pelo spotter… O piloto só tem que ser bem mandado e fazer o que lhe dizem. Um piloto tão profissional, experiente e rápido como Alonso, não tem uma tarefa complicada, para além da diferença de velocidade a que está habituado e a gerir banking e slipstream. Os motores Chevrolet (Ilmor? A sério… Ler mais »

MVM
MVM
7 anos atrás

Isto é, como se diz em pedropassoscoelhês, um “não-assunto”, mas suscita-me algumas reflexões. Ainda ontem, em mais um daqueles artigos de clickbait com insinuações sobre um imaginário favorecimento da Ferrari pela Pirelli, comentei que só um piloto teve a humildade de trabalhar com os protótipos (ou “carros-mula”, porque parece que afinal “carro-mula” é uma expressão genuinamente portuguesa) destinados a desenvolver os pneus desta época. Depois li uma entrevista em que o Lew considerara uma perda de tempo efectuar esses testes. Agora soube destas declarações lamentáveis acerca do Alonso. Estas, e mais algumas atitudes anteriores (incluindo atirar o boné ao Rosberg,… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  MVM
7 anos atrás

Caro MVM, esta é a resposta que dei a um outro comentário abaixo do símr: “Creio que o Hamilton não quis desvalorizar o Alonso, apenas tem uma opinião que partilho: qualquer piloto de valor da F1 ou outras formulas de acesso, chega à América e tem bons resultados, e o inverso não acontece. A prestação de Alonso na Indycar é completamente meritória, mas também expectável, e o inverso (um campeão da Indycar vir para a F1 ou F2) nem por isso. Boa?! Sinceramente, o que gosto é de boas corridas, e a F1 tem menos carros, mas mais equipas que… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  ernie
7 anos atrás

1. Remeto-o para o comentário do rodríguezbrm mais abaixo quanto ao juízo de valor que o Hamilton formulou na entrevista. 2. Não equiparei a chegada do Hamilton à eleição do Obama por estar convencido que ambos provêm de uma raça inerentemente inferior, mas porque o mundo – em particular os EUA – superou um preconceito e, consequentemente, ficou mais livre e melhor. Tal como a F1 – pelo menos até o Hamilton descobrir que é uma supervedeta, o que o estragou completamente. 3. Se diz que Hamilton é superior a Prost e Schumacher, devo presumir que está a brincar ou… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  MVM
7 anos atrás

1. Continuo a achar que Hamilton não desvaloriza Alonso e sim o nível de pilotagem requerido pela Indycar, e se desvaloriza Alonso… Bem todos sabemos como eles são “amigos” de longa data… 2. Não fiz o juízo de valor em relação a si, que parece ter entendido no meu comentário. Apenas queria notar que há muita gente que o faz. No entanto, se não há mais pilotos negros, creio que será também devido a alguma falta de interesse por parte deles próprios, porque quando entramos numa bancada para assistir ás corridas, ou vamos para uma PEC num rali, não se… Ler mais »

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
7 anos atrás

Eu cá já andei de Kart 2 ou 3 vezes.
Há um kartódromo aqui a uns 30 kilómetros. hehehe

MVM
MVM
Reply to  jaguar-r1
7 anos atrás

Olhe, eu tinha um a 10 km de casa – o do Cabo do Mundo. Posso orgulhar-me de ter dado algumas voltas e de ter aprendido a fazer o gancho em drift.

jaguar-r1
jaguar-r1
Reply to  MVM
7 anos atrás
simr
simr
7 anos atrás

Hamilton a revelar o que lhe vai no interior por trás da impostor que é. Conduziu para a McLaren e a Mercedes, ganhou 3 campeonatos, um deles dado no Brasil e os outros 2 como diz o kanan num campeonato a 2 e para tirar algum possível mérito ao Alonso vem dizer que a Indy não vale nada? Não é tão bom como pensa que é, longe disso, aliás quando vejo comparações entre ele e o Senna até me sinto mal. 80% dos pilotos da f1 não merecem estar lá, há melhor que eles mas o dinheiro é que manda.… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  simr
7 anos atrás

Também o Vettel ganhou sem pilotar o monolugar e agora já dizem que é o melhor do mundo. Faz parte da azia e do hating de alguns. Tu incluído.

simr
simr
Reply to  Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Azia, hating? Não sabia que me tinha tornado num espelho

ernie
ernie
Reply to  simr
7 anos atrás

Creio que o Hamilton não quis desvalorizar o Alonso, apenas tem uma opinião que partilho: qualquer piloto de valor da F1 ou outras formulas de acesso, chega à América e tem bons resultados, e o inverso não acontece. A prestação de Alonso na Indycar é completamente meritória, mas também expectável, e o inverso (um campeão da Indycar vir para a F1 ou F2) nem por isso. Boa?! Sinceramente, o que gosto é de boas corridas, e a F1 tem menos carros, mas mais equipas que a Indycar, e o dobro dos construtores de motores, se todos esses motores fossem competitivos,… Ler mais »

simr
simr
Reply to  ernie
7 anos atrás

Confesso a minha ignorância, nao sei se algum ex-piloto da f1 alguma vez ganhou o campeonato da indycar, nem sei bem como funciona o campeonato de indycar mas recordo-me de dois pilotos vindos da indy ou champcar ou lá como se chamava, que ganharam campeonatos na f1 (apesar de não serem extraordinários) e não foram assim tantos que vieram para estes lados do atlantico.

ernie
ernie
Reply to  simr
7 anos atrás

Nigel Mansell e Emerson Fittipaldi foram campeões na Indycar/CART/Champcars… Já ouviu falar de Nelson Piquet? Quantos pilotos que não foram campeões na F1, e foram na Indycar/CART/Champcars e até venceram a Indy 500 quer? Zanardi por exemplo? Quantos pilotos passaram pela F1 sem sucesso ou não conseguiram passar embora tenham tentado e foram e são grandes nomes na Indycar quer? Onde acha que Elio Castroneves andou antes de ir para a América? Já agora, veja lá o que fez Sato o vencedor deste ano, ou Satoru Nakagima antes de irem para a Indy. Os que vieram de lá para cá,… Ler mais »

MVM
MVM
Reply to  ernie
7 anos atrás

O “Sr. Abreu” tem capacidade e competência mais que suficientes. Depois da saída do Luís Vasconcelos, ficou a ser a única valia do AS. (Há tempos tinham um Alexandre Melo que escrevia bem, mas aparentemente foi embora). Não é verdade o que diz sobre o Andretti e o Peterson. O Mario Andretti estava bem à frente do Peterson no campeonato quando se deu o acidente de Monza. E esqueceu-se de mencionar o Sébastien Bourdais, que foi o piloto que mais vezes ganhou o campeonato Champ Car (quatro). Um piloto que, quando chegou à F1, foi facilmente superado pelos caloiros Vettel… Ler mais »

ernie
ernie
Reply to  MVM
7 anos atrás

Não referi o Bourdais, precisamente pela tão breve passagem pela F1, tal como não me alonguei com os brasileiros que andaram pela europa e foram para os states ou até o Arie Luyendyk que venceu se não me engano 3 vezes em Indy 500. Quando falei no Piquet, Mansell e Fittipaldi foi pela semelhança das suas carreiras na F1, com o Alonso. E sim, o Andretti estava bem mais á frente nos pontos quando chegaram a Monza, mas pode crer que muito por causa do muito apertado estatuto de segundo piloto do Ronnie, que teve o acidente num 78, porque… Ler mais »

Pity
Pity
7 anos atrás

Tanta polémica para quê? O Hamilton disse aquilo que pensa sobre a Indy, por acaso, resumidamente, disse o mesmo que eu já tinha dito: a Fórmula Indy é muito mais fácil do que a F1, basta saber acelerar, por isso é muito mais fácil um piloto de F1, chegar e brilhar na Indy, do que o contrário.
Quanto ao Kanaan, está a defender a “sua dama”.
Venham lá uns pontinhos negativos dos anti Hamilton 🙂

simr
simr
Reply to  Pity
7 anos atrás

Basta saber acelerar? Outra barbaridade ao nivel das do Hamilton.

Pity
Pity
Reply to  simr
7 anos atrás

Nas ovais, sim. Claro que em circuitos normais, também precisam de saber travar.

simr
simr
Reply to  Pity
7 anos atrás

Está bem longe de ser só saber acelerar, apesar de parecer fácil e simples há muitas conjugantes envolvidas, como desgaste dos pneus, seguir no ar sujo de outros carros a mais de 200 mph e por exemplo saber usar o draft. A grande diferença para a f1 esta no facto de todos usarem o mesmo chassis, por isso nao se ve uma diferenca tao grande nos andamentos como se ve na f1.

ernie
ernie
Reply to  Pity
7 anos atrás

Pois eu dou-lhe um positivo para anular os negativos. Alguma vez jogou KING?
Quanto a Kanan está a defender a sua dama, mas ele gostava mesmo era de ter “pica” para a top model.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
7 anos atrás

É mais fácil mas um piloto bate no muro e já vai a época pela água abaixo, na F1 nem um arranhão a não ser o Alonso que fractura sempre as costelas, mas deve ser excepção. Portanto a Indy não é para pilotos pagantes nem cantores de hip hop, é para os “descendentes” do Niki Lauda, James Hunt e Ayrton Senna.

Pity
Pity
Reply to  Kimi Iceman
7 anos atrás

É isso que gosta de ver? Pilotos a irem para o hospital, quando não é para a morgue? Ser mais fácil, não significa que seja menos perigosa, antes pelo contrário. Na F1, preocupam-se com a segurança e a tecnologia, na Indy, preocupam-se só com o espectáculo.

elio
elio
Reply to  Pity
7 anos atrás

Sim, eles lá na Indy não se preocupam muito com a segurança. Que o diga o Scott Dixon.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Percebo que o Tony esteja dorido porque enfiou o barrete que o Hamilton lhe deu. Nota-se que nao percebe muito de F1 e não viu o campeonato de certeza.

Depois Hamilton não devia dizer estas coisas e se o diz, ser mais claro, para não haver dúvidas se o disse com más intenções, porque como se sabe, em seguida metem como título aquilo que interessa para fazer polémica e o resto das declarações ficam bem escondidas, porque assim não criava conflito, né?

can-am
can-am
7 anos atrás

Logicamente que o nivel dos pilotos do campeonato Indycar não tem nem nunca teve nada a ver com o nivel do campeonato de F1. Os pilotos que estão na Indy Car apenas lá estão porque em determinado tempo das suas carreiras nunca revelaram capacidade para chegar à F1. Ou então são alguns reformados, despedidos ou em fim de carreira da F1, que para lá se mudam . Tem sido sempre assim historicamente, e vai continuar a sê-lo. O caso do Alonso é um pouco singular, dado que é um descontente com a sua actual situação na F1,que decidiu fazer one… Ler mais »

rodríguezbrm
rodríguezbrm
7 anos atrás

Talvez só lendo o original da entrevista no L´Équipe” onde o jornalista faz questão de sinalizar as pausas e os risinhos do LH, se perceba que uma coisa é criticar ( e aí todos poderemos estar de acordo), outra é ridicularizar os colegas. Grande piloto, pessoa medíocre, mais uma vez se evidencia.

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