Multar, suspender ou demitir Lewis Hamilton? Só a Mercedes sabe

Por a 29 Novembro 2016 19:23

Toto Wolff revelou estar “dividido” quanto à forma como a sua equipa deve reagir às táticas utilizadas por Lewis Hamilton na última prova da temporada, em Abu Dhabi, e ainda à maneira como o piloto inglês ignorou as ordens de Paddy Lowe para retomar o ritmo da corrida.

Numa última tentativa para ‘virar’ o jogo a seu favor, Lewis Hamilton reduziu o andamento de modo a permitir que Nico Rosberg fosse apanhado pelo pelotão liderado por Sebastian Vettel e Max Verstappen. Se Rosberg caísse do segundo posto que ocupava para o quarto lugar,  e Hamilton mantivesse a liderança, o inglês seria campeão. Mas Nico suportou a pressão, impedindo que essa estratégia funcionasse.

“Como as táticas do Hamilton eram um cenário altamente provável, houve muita discussão acerca do assunto antes da corrida”, revelou Wolff. “Não só durante a manhã de domingo, mas era claro que uma das formas possíveis de o Lewis vencer o campeonato era se o Nico fosse pressionado pelos pilotos que se encontravam atrás de si. Não foi uma surpresa”, adiantou.

Com medo de perder uma vitória certa, o diretor técnico Paddy Lowe manifestou-se via rádio nos instantes finais da prova para pedir a Hamilton que aumentasse o ritmo da corrida, cientes que o seu piloto estava a abrandar propositadamente. Mas Lewis ignorou aquilo que a Mercedes descreve como “uma das ordens mais altas” dentro dos estatutos da equipa, provocando a fúria de Wolff, e deixando no ar a hipótese do #44 ser multado, suspendido ou até mesmo demitido por ter desobedecido a uma ordem direta.

“O nosso principal objetivo ao longo dos últimos três anos, seja a primeira ou última corrida, é garantir a vitória. Podes questioná-lo, e até duvidar se é o princípio certo no futuro, mas foi o que fizemos no muro das boxes. Houve dois momentos em que essa situação estava em risco e foi por isso que lhe pedimos para aumentar o ritmo. Não foi por nenhum outro motivo”, continuou Wolff.

VÁRIOS CENÁRIOS EM ABERTO

“Sim, a instrução do Paddy é o nível mais alto das nossas regras de conduta. Inventámos este regulamento em conjunto, há alguns meses, numa mesa em Melbourne.  Mas novamente, encontro-me dividido. Há uma parte que me alerta para o facto de termos 1500 pessoas na equipa e 300 mil na Daimler que criaram e partilham valores. Eles respeitam esses valores e pôr em causa a estrutura em público significa que estás a colocar-te acima da equipa, em primeiro lugar. É muito simples. E a anarquia não funciona em nenhuma equipa ou empresa”, salientou o patrão da Mercedes Motorsport.

“A outra metade diz-me que a única hipótese do Lewis vencer o campeonato naquele momento era fazer o que fez, e talvez não possas exigir que um piloto de corridas que ainda por cima é um dos melhores, senão o melhor, aceite uma situação em que os seus instintos obrigam-no a não cumprir com a regra. Resta-nos agora encontrar uma solução para resolver esta situação no futuro porque o precedente foi aberto. Portanto deixem-me dormir sobre o assunto e arranjar uma solução amanhã”, revelou Wolff, aos microfones da Sky Sports.

Sobre o que poderá acontecer a Lewis Hamilton, Wolff deixou claro que todos os cenários estão em aberto:

“Tudo é possível, desde ‘vamos mudar as regras para o próximo ano uma vez que não funcionam nestas corridas decisivas’ a ‘vamos dar-lhes mais liberdade para lutarem um contra o outro’ – iremos consultá-los neste processo –  e ao lado mais duro, em que sentimos que os nossos valores não foram respeitados. Não tenho a certeza para onde caminhamos”, concluiu.

O antigo tricampeão do mundo Jackie Stewart foi uma das vozes mais críticas acerca desta postura de Lewis Hamilton no GP de Abu Dhabi que definiu o título.

 

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
32 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
m42engine
m42engine
8 anos atrás

E que tal despedir o Rosberg pelo acidente que provocou em Espanha? É que das duas vezes que a Mercedes não venceu, uma foi por culpa apenas do Rosberg! Se houve uma vez que as 1500 pessoas da equipa e as 300mil da Daimler ficaram ver navios foi em Espanha por culpa do Rosberg…

sky47
sky47
Reply to  m42engine
8 anos atrás

Quem bate por trás paga…simples! desculpem-me a arrogância mas a corrida era longa e ninguém manda o Lewis ir com sede ao pote!

anotheruser
Reply to  sky47
8 anos atrás

Esqueceu-se do facto de o Rosberg se ter esquecido de mudar o set-up do motor após a partida, perdeu velocidade, e desviou-se para onde já estava o Hamilton a tentar ultrapassar, por local bem longe da trajectória.

m42engine
m42engine
Reply to  sky47
8 anos atrás

Pois é. A culpa é dele que fechou a porta até à relva! Enfim… é culpado por lhe ter sido fechada a porta na cara e culpado porque abrandou…

ernie
ernie
Reply to  sky47
8 anos atrás

O código da estrada não se aplica aqui, e até esse prevê situações em que quem bate por trás não paga…

aguia25
aguia25
Reply to  m42engine
8 anos atrás

Nem Mais!

RogerM
RogerM
Reply to  m42engine
8 anos atrás

E quantas vezes o Hamilton não “fechou a porta” ao Rosberg nas voltas iniciais? E nessas alturas não vi aqui a comentarem vocês assim tão indignados. Deixem de ser hipócritas.

Pity
Pity
8 anos atrás

Mas afinal, o que é mais importante para a Mercedes? Ganhar os dois campeonatos, ou a desobediência do Hamilton? Parece que é a segunda hipótese. E se em vez do Hamilton estar a lutar com o colega de equipa, estivesse a lutar com qualquer outro piloto, também agiam da mesma maneira? Hum…não me parece.
Desculpem lá, mas esta história já cheira mal. A única regra que tinham de impor era: enquanto o campeonato de construtores não estiver garantido, obedecer às ordens de equipa. Título garantido, pilotos livres para lutar entre si, sem amachucarem os carros. Simples.

sky47
sky47
Reply to  Pity
8 anos atrás

A sério???? Título garantido, pilotos livres para lutar entre si, sem amachucarem os carros. Simples.
Ainda há quem acredite no pai natal! Sem ofensa mas, isso era pedir o impossível!

Pity
Pity
Reply to  sky47
8 anos atrás

Impossível não era. Era assim que deveria ser, desde que fossem os únicos candidatos ao título.

RogerM
RogerM
Reply to  Pity
8 anos atrás

Acha que a Mercedes gostaria de perder mais uma dobradinha, e com ela mais pontos, e mais euros? Não me parece.

Pity
Pity
Reply to  RogerM
8 anos atrás

Pois, coitadinhos, eles são tão pobrezinhos que podiam ir à falência 🙂 Arranje uma desculpa melhor, acho que consegue.

ernie
ernie
Reply to  Pity
8 anos atrás

Tudo dito! Totalmente de acordo. Permito-me acrescentar que neste caso, até o primeiro e segundo de pilotos estavam garantidos, só faltava saber quem era qual. Aquilo que fica patente, é que qualquer um dos dois podia ser campeão desde que fosse alemão. Essa é que é essa!

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Eu entendo a posição da Mercedes durante a corrida e entendo Hamilton. Foi custoso de ver porque queria o Nico campeão, mas o que Hamilton fez foi legítimo. Tentou ganhar com as armas que tinha, dentro dos regulamentos, e já vimos bem pior. Tudo o resto é drama.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Mais uma vez a Mercedes está mais preocupada em pressionar e condicionar Hamilton que celebrar o feito de mais dois títulos para a Mercedes… Se Hamilton tivesse a lutar contra um piloto de outra scuderia e o discurso seria bem diferente. Hipócritas. Qualquer uma das decisões que tomem (demitir ou multar) é estúpida, uma (demitir) acaba com a excelente parceria que tem dado excelentes resultados até agora (e ainda por cima deixa um dos melhores pilotos do mundo de volta no mercado, julgam mesmo que a Ferrari não vai mover ficha para garantir Hamilton na sua estrutura? Pensem bem). Multar… Ler mais »

Pascassio
Pascassio
Reply to  Frenando_Afondo™
8 anos atrás

Estão a fazer um bluff ridículo! Na verdade eles teem medo que vá embora, porque sabem do que ele é capaz! Já mais ele será submisso, a ésta escumalha!

aguia25
aguia25
8 anos atrás

Vocês é que deviam ser demitidos, face aos constantes problemas no carro do LH durante o ano. Incompetentes!

Pascassio
Pascassio
8 anos atrás

Não passa de bluff! Não tarda a estarem de novo submissos! Os homens da Mercedes, na verdade tenhem medo que ele acabe na concorrência. E tenhem motivos para isso!

STP
STP
8 anos atrás

Caro tótó, em pulgas para conhecer a sua decisão, é qualquer que seja a sua decisão de eventualmente penalizar o Lewis, é bem capaz de cai o Carmo na Trindade como se diz cá no burgo.
Espera-se que o travesseiro tenha sido bom conselheiro!

asfalto
asfalto
8 anos atrás

Todos os pilotos tem uma passagem mais infeliz, seja manobra ou atitude, mas acontece, a diferença é que na maior parte deles essas passagens esquecem-se, e em alguns tudo continua bem na nossa memória. É que são repetitivos.

anotheruser
8 anos atrás

A sério?!
Será que acham que os adeptos são assim tão idiotas a ponto de não perceberem que isto é apenas o “sô Toto” a tentar mostrar que manda antes de ir toda a gente de férias.
Foi desafiado e vai acabar por ter de empurrar o seu orgulho pela goela abaixo com … champanhe.
… Há quem não goste de “extra-seco”.

VarioR
VarioR
8 anos atrás

“Lewis, acelera se não o Rosberg ainda perde o campeonato para ti”

Épico

Palhaços, este dirigentes é que deviam ser castigados pela FIA por terem feito tudo para que o Rosberg fosse campeão.

Hamilton é muito mais piloto que Rosberg

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado