Stefano Domenicali convicto que F1 está a “atrair mais jovens talentos”
Estiveram 10 pilotos estreantes no primeiro treino livre do Grande Prémio de Abu Dhabi e alguns dias depois, doze marcaram presença no teste de pós-temporada na passada terça-feira. Como referimos ontem, a Fórmula 1 parece não ter forma de colocar os jovens talentos na sua grelha, apesar de obrigar as equipas a darem tempo aos comandos dos monolugares durante a temporada e de todos os programas das estruturas para encontrar os melhores pilotos o mais cedo possível. No entanto, o diretor executivo da Fórmula 1, Stefano Domenicali, considera que a disciplina tem a capacidade de atrair jovens pilotos e diz mesmo que isso “não é um problema”.
Uma décima primeira equipa poderia ajudar a dar espaço a jovens pilotos. No entanto, o processo da candidatura da Andretti-Cadillac é moroso e ainda nem se sabe como terminará. Mesmo que tenha luz verde, nada garante que um ou dois jovens pilotos possam ocupar os lugares nos carros da equipa norte-americana.
Para Stefano Domenicali, “é ótimo ver que há muitos estreantes. Agora, as equipas de F1 têm estes projectos das academias. Nós temos a F1 Academy que vai desenvolver as pilotos”. O responsável da Fórmula 1 está convicto que o facto de “termos grandes pilotos hoje em dia, que são inspiradores, estão a atrair mais jovens talentos para o desporto. Portanto, isto não é um problema para o futuro”.
A Fórmula 1 atraiu sempre jovens talentos. Muitos dos que são agora profissionais noutras disciplinas tinham o sonho de competir na F1 e ser campeão do mundo, aliás essa era a fantasia de muitas crianças que cresceram a ver grandes nomes a competir no mundial em décadas passadas. No atrair talento não está o problema, conseguir uma vaga e cativar o talento é que foi, e será sempre, a maior barreira a ultrapassar pelos jovens.
Foto: Foto: XPB / James Moy Photography Ltd./