Sondagem: Deve a McLaren começar a usar ordens de equipa?
A McLaren tem desperdiçado alguns pontos por culpa própria e tem dificultado a sua tarefa de tentar suplantar a Red Bull na luta pelo título. Algumas decisões estratégicas e desportivas têm influenciado o resultado de certas corridas e comprometido as aspirações da estrutura britânica.
Um tema que se tem falado muito desde o GP de Itália é a necessidade, ou não, de implementar ordens de equipa. Lando Norris é o piloto mais próximo de Max Verstappen no campeonato e tem mostrado a regularidade necessária para levar a luta a bom porto. No entanto, tem claudicado de forma clara nas primeiras voltas, perdendo lugares e desperdiçando potenciais vitórias. Pode até dizer-se que Norris é pouco feroz nos primeiros momentos da corrida, o que o tem prejudicado.
Oscar Piastri mostrou uma firmeza e uma determinação muito maior na largada em Monza, levando a melhor sobre o seu colega de equipa no confronto direto. Não tem mostrado a mesma capacidade nas qualificações, onde tem estado um furo abaixo de Norris, e na gestão de pneus, onde Norris tem sido melhor. No entanto, Piastri está a pouco mais de 100 pontos de Verstappen e a sua candidatura ao título é muito mais frágil que a de Norris, que também ainda não é tão forte quanto se desejaria.
O que aconteceu em Monza poderia ter sido evitado se houvesse ordens claras da equipa e os pilotos não perdessem tempo com lutas internas. Talvez a McLaren tenha desaproveitado uma oportunidade de fazer uma dobradinha e aproximar-se ainda mais da Red Bull. Há já várias vozes que pedem para a McLaren usar ordens de equipa para garantir que a equipa não desaproveita as oportunidades de se aproximar da Red Bull e de Lando Norris se aproximar de Verstappen.
Queremos saber o que o leitor acha. Será que a McLaren deve recorrer a ordens de equipa? A equipa deve dar prioridade a Lando Norris em detrimento de Oscar Piastri? Ou deve manter a filosofia aplicada até agora? O leitor tem a palavra.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Claro que sim, já o devia ter feito, senão daqui a pouco dá a sensação que o Piastri é que está a fazer de Perez a roubar pontos ao Lando.
SIM! Na Hungria já era tarde!
Na Hungria já deram ordens de equipa, só que no sentido contrário á luta pelo campeonato
Claro que não. Esqueçam o campeonato de pilotos de favor. Norris certamente não quererá ser lembrado por ter ganho um mundial, que duvido muito, subalternizando o colega na secretaria. Depois, se o Piastri não correr para ganhar, apenas para segundo, já não é mais um Racing Driver. Quem o disse? Esse mesmo que estão pensando, numa resposta ao Stewart. Esse competia SEMPRE para ganhar, aliás como o Schumi. Por isso meus caros, deixem-se de tretas. Se a Mclaren embarcar nessa palhaçada, perdeu o Piastri para outra equipa de topo. Aí, se for a SF, não faltarão elogios por parte dos… Ler mais »
Se o Piastri não entender que neste último 1/3 do ano é o Norris, mas para o ano poderá ser ele, é burrinho e não merece ser campeão um dia. Não quer dizer que não mude de equipa, mas não pode ser por no último 1/3 a equipa actual escolher um 1º piloto. (É capaz de não entender, tal como saltou da Alpine à 1ª oportunidade, que é a única coisa que me faz duvidar dele.)
Eu cá não duvido nem um pouco.
Será campeão na Mclaren e já para o ano.
Saltou da Alpine e muito bem. Equipa sempre medíocre. Só mostra inteligência. Norris não tem qualquer chance de ser campeão. Max, Hamilton e Piastri estão noutra liga. Tudo o resto é folclore para boi dormir.
Max vai voltar a ganhar e é já a seguir.
Qd era o Schumacher com o Barrichello e Irvine e o Alonso com o Massa, 1/2 mundo defendia que não deveria haver ordens para benefício do espectáculo. O caricato é que agora essas pessoas para interesse próprio defendem o contrário….
Situações sem ordem pode resultar num desencontro tipo Hamilton/Rosberg em Espanha.
Tem interesse?
Mas sabia bem o chora andar a dar de avanço sem ter necessidade de ajuda…
Para bem do desporto deveria ser de igual para igual… Mas para quem está de fora e desejar que o favorito não perca o título, aplaude não haver ordens de equipa!…
O pior é se mesmo assim, não chega, até porque mais equipas poderão tirar o título só holandês…. E era lindo.
Pssssttt… mas desde quando títulos de Campeões do Mundo de F1, não têm/tiveram ‘passes de bastidores’? Paletes tiveram! Deve andar por cá há pouco tempo para não saber isso… O Schumi corria sempre para ganhar, mas nunca admitiu concorrência dentro da equipa. Era sempre Number One. Por isso têm o número de títulos que têm. O Prost odiava os colegas de Team, até influenciava quem entrava e quem não entrava. Senna era rebarbativo com os da mesma cor. O Lewis tolera-os, mas entalou alguns.O Alonso é como se sabe, cortante. Vettel, foi o que se viu Multi21, até o Webber… Ler mais »
Pensar é trabalhoso…
Não. No final serão convidados para a festa da Red Bull.
Lagarto, lagarto, lagarto…
´Claro que sim. Norris é o único que pode tirar o título ao Verstappen.
A demora em tomar essa decisão já tirou 10 pontos ao Norris (7 na Hungria + 3 em Monza)
Mas o max nesta altura pode perder o título sem que o Norris tenha de vencer provas…. andam lá +6… Sim pq o Sérgio, coitado, já não conta …
Vamos pensar de forma objectiva. O Max não vai terminar em 6º em todas as corridas. Mesmo que não volte a vencer, o que não é certo, o mais natural é que termine em 2º ou 3º.- Agora vamos fazer contas: faltam oito corridas mais três sprint, o que faz praticamente nove corridas. Neste momento a vantagem do Max é de 62 pontos, se dividirmos por 9, dá 6,8. Ou seja, se o Max for segundo até ao fim, Norris teria que vencer todas e com a volta mais rápida. As contas para o Leclerc ainda são piores e mais… Ler mais »
Treta. Isto não é campeonato de solteiros contra casados. São profissionais de topo. Ninguém anda ali para ser segundo. E a Mclaren não é a Ferrari. Não tem essa de primeiro e segundo piloto. Só tem primeiro piloto. Já na Ferrari ambos são segundos pilotos. É assim que eu vejo. Sainz a caminho da Williams e Leclerc ainda tudo para provar. Está há imensos anos na Hiper Mega Super equipa e ZERO campeonatos. Mas devo ser eu que estou desfocado da realidade. E digo mais. Muito gostaria de ver já para 2026 Max na Mercedes e Piastri na Red Bull.… Ler mais »
Não estamos no início do ano, estamos num momento em que apenas um dos pilotos tem hipóteses matemáticas reais de vencer o título, meta isso na sua cabeça e deixe as paixões ou as embirrações de lado.
PS: lembra-se de 2007?
Sabe qual é o mind setting do Piastri: Webber mode!
Nem é por acaso que o MW é australiano e por coincidência menager dele.
Como o MW ficou frustrado pelas ordens e ‘desordens’ que ele não percebia na Red Bull – falavam em alemão, claro -agora vai montar um grand- casino com o OP (preto, vermelho, par, ímpar… arrisco muito ganho? perco?… ganhei mas não sei como foi, nem festejo, pois de facto tenho menos moedas que o outro), e vingar-se de toda a F1 que o deixou ir-se embora desconsolado e auto-vexado !
Huuummmm… 🤔
Pensando melhor… é melhor não!!! 😁
Assim como está fica mais divertido ver o Piastri como fiel escudeiro do Max: “Piastri is a Legend”, segundo o holandês já sussurrou no padock! 😂
😁
Obviamente que sim. Porém como tudo na vida, existem algumas nuances que devem ser levadas em conta. A Mclaren não pode simplesmente impedir que o Piastri lute com o Norris em pista desde a volta número um! Deve aludir ao máximo respeito em pista, suponho que seja esse o significado das já famigeradas “papaya rules”, mas não pode proibir as aspirações legitimas que o Piastri tem em ficar o mais acima possível na tabela de pilotos, ou simplesmente a sua vontade de ganhar corridas. O Piastri está a uma distância pontual menor em relação ao Norris, do que este em… Ler mais »
Se o Norris tivesse sido mais agressivo, no momento em que o Piastri o ultrapassou, tinham ficado lá os dois. Aquilo a que chamam falta de agressividade, eu chamo cabeça.
Não necessariamente.
Se o Norris tivesse ido até ao fim, o Piastri estando por fora, mais do que provavelmente teria recuado, ou seguido em frente, porque ser agressivo não significa obrigatoriamente não ter cabeça.
Eu aconselhava o Norris a arregaçar as mangas e vestir o fato de macaco se quiser se campeão. Colocar-se a jeito para receber eventuais ordens de equipa, não ficar sentado á espera delas. Isto é o que eu lhe diria.
Outros teriam abordagens diferentes, que eu respeito.
Já o deviam ter feito.
Apesar de mais novo o Piastri é mais maduro que o Norris. Tem outra postura mais adulta. E parece melhor piloto. O Norris tem uma chance de ganhar o mundial , embora algo remota, mas exigir ordens de equipa, é algo que não me parece entrar na filosofia desta equipa, atendendo ao histórico,,embora esta Mclaren pouco tenha a ver com a de Ron Dennis.
Tem razão, esta McLaren nada tem a ver com a do Ron Dennis, mas a postura é a mesma, tanto que ofereceu o título ao Kimi em 2007, merecido por sinal.
Deve dar ordens de equipa? Deve, aliás deviam tomar exemplo do que a Mercedes fez durante um par de anos para vencer a Ferrari. A grande questão que fica é que tipo de contrato tem o Piastri, pois pode ter um contrato que até ser matematicamente impossível ser campeão, não tem que ceder nada. E se na Hungria dá-se de barato porque a distância para Verstappen ainda era muita e a Red Bull ainda não tinha caído tanto, agora em Itália foi simplesmente surreal o início da corrida, e mesmo o final em que na última volta não trocam os… Ler mais »