Sondagem: Deve a McLaren começar a usar ordens de equipa? – Resultados
A McLaren tem desperdiçado alguns pontos por culpa própria e tem dificultado a sua tarefa de tentar suplantar a Red Bull na luta pelo título. Algumas decisões estratégicas e desportivas têm influenciado o resultado de certas corridas e comprometido as aspirações da estrutura britânica.
Um tema que se tem falado muito desde o GP de Itália é a necessidade, ou não, de implementar ordens de equipa. Lando Norris é o piloto mais próximo de Max Verstappen no campeonato e tem mostrado a regularidade necessária para levar a luta a bom porto. No entanto, tem claudicado de forma clara nas primeiras voltas, perdendo lugares e desperdiçando potenciais vitórias. Pode até dizer-se que Norris é pouco feroz nos primeiros momentos da corrida, o que o tem prejudicado.
Oscar Piastri mostrou uma firmeza e uma determinação muito maior na largada em Monza, levando a melhor sobre o seu colega de equipa no confronto direto. Não tem mostrado a mesma capacidade nas qualificações, onde tem estado um furo abaixo de Norris, e na gestão de pneus, onde Norris tem sido melhor. No entanto, Piastri está a pouco mais de 100 pontos de Verstappen e a sua candidatura ao título é muito mais frágil que a de Norris, que também ainda não é tão forte quanto se desejaria.
O que aconteceu em Monza poderia ter sido evitado se houvesse ordens claras da equipa e os pilotos não perdessem tempo com lutas internas. Talvez a McLaren tenha desaproveitado uma oportunidade de fazer uma dobradinha e aproximar-se ainda mais da Red Bull. Há já várias vozes que pedem para a McLaren usar ordens de equipa para garantir que a equipa não desaproveita as oportunidades de se aproximar da Red Bull e de Lando Norris se aproximar de Verstappen.
Quisemos saber o que o leitor acha. Será que a McLaren deve recorrer a ordens de equipa? A equipa deve dar prioridade a Lando Norris em detrimento de Oscar Piastri? Ou deve manter a filosofia aplicada até agora? O resultado é claro.
81,1% dos leitores que votaram consideram que a McLaren deve recorrer a ordens de equipa e dar prioridade a Lando Norris. Apenas 18,9% dos leitores consideram que a McLaren não deve usar ordens de equipa daqui para a frente.
VOX POP
inoferreira
Claro que sim, já o devia ter feito, senão daqui a pouco dá a sensação que o Piastri é que está a fazer de Perez a roubar pontos ao Lando.
Cágado1
SIM! Na Hungria já era tarde!
Pity
´Claro que sim. Norris é o único que pode tirar o título ao Verstappen.
A demora em tomar essa decisão já tirou 10 pontos ao Norris (7 na Hungria + 3 em Monza)
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Resultado tão óbvio e tão estúpido.
A malta aqui defende as ordens de equipa para ajudar Lando (alguns seguramente apenas porque odeiam Max). Deixo aqui uma pergunta, e se o contrato de Piastri tiver alguma clásula que o obrigue a obdecer a essas ordens apenas nas últimas 2/3 provas do ano, ou quando a diferença pontual para o 1º for inferior a 40/50 pontos por ex.? Não me espantava nada que assim fosse, ainda para mais tendo em conta quem é o manager de Piastri, que tem muita experiência em 1º e 2º pilotos e em ordens de equipa….
Sem discordar do seu ponto de vista, mas respondendo às suas questões com outras perguntas. E se perderem o título de pilotos porque não podem dar ordens ao Piastri, com que cara é que ficam? Como é que vão justificar isso ao Norris? E aos patrocinadores? É ou não verdade que a generalidade dos fãs de F1 barafusta porque uma equipa ou um piloto domina? Então porque é que estão tão agoniados quando surge uma hipótese de terminar esse domínio nas duas vertentes? Continuo a achar muito difícil o Max perder o campeonato, já o afirmei várias vezes, nem ele… Ler mais »
Nem é o meu ponto de vista nem estou a afirmar nada, estou apenas a pôr essa hipótese como justificação para a falta de ordens de equipa e os contratos não foram assinados a meio desta época… Essa dos pit stops propositadamente demorados é que nem pensar! Seria impossível fazer isso sem que se viesse a saber e resultaria numa perda de confiança na equipa por parte do piloto. A equipa não tem que justificar nada a Lando, até porque tanto na Hungria como em Monza Lando só se pode queixar de si. Por último, não acho nada bem que… Ler mais »
Não percebe quem são os agoniados? São todos aqueles que eu referi.
E não é metade da época.
Mas também não adianta continuar a discussão, ninguém vai mudar de opinião…
lol O que vejo é mais de 80% de (usando o seu termo) “agoniados” por não haver ordens de equipa e você fala nos menos de 20% de “agoniados”…
“E não é metade da época.” ???? A sério? É metade da época sim, faça lá a conta (prova 13 de 24…), Há quem defenda (você incluída) que na Hungria já devia ter havido ordens de equipa…
Errado. Na Hungria não devia ter havido ordens de equipa, assim é que é.
Estamos a falar de ordens de equipa para ajudar Lando, é esse o assunto… não misture as coisas. Você defendeu que já na Hungria Norris devia ter sido beneficiado pela equipa, se tal tivesse acontecido seria metade da época sim, 12 GP´s em que Piastri seria prejudicado. Muito justo para o australiano não há dúvida…
Eu nunca defendi ordens de equipa no tempo da Ferrari e do Schumacher/Barrichello, mas nesses tempos o domínio era tão evidente que não havia motivo ou razão para ordens de equipa. Agora a McLaren tem o melhor carro mas faz lembrar a Ferrari do Binoto, não conseguem ganhar metade das corridas, arriscam-se a perder o título de pilotos ou a conseguir mais vitórias se os pilotos não colaborarem para o mais bem colocado ter sucesso. Eu acho bem que o Piastri tenha ganho a corrida na Hungria, agora que já tem uma vitória já pode ajudar o companheiro de equipa… Ler mais »
Ordens de equipe são obvias em todos os esportes. No ciclismo por exemplo, nas grandes voltas, temos os gregários que protegem o velocista no vácuo do pelotão por toda a prova para que ele descansado avance na reta de chegada. No futebol é extremamente valorizado o jogador que serve um outro melhor colocado (geralmente o artilheiro do time) para que este faça o gol. E por aí vai. Só no automobilismo criou-se esse mi mi mi (no passado não era assim) de que ordens de equipe são anti-esportivas. Ora é a equipe que fornece todo o suporte, seja no ciclismo,… Ler mais »
Resumindo, temos 81,1% anti-Max!!! 🤪😂
Não diria tanto mas não deve andar longe. Estivesse Lando a lutar com Hamilton, aqueles agora pedem ordens de equipa estariam contra essas mesmas ordens… hipocrisia é coisa que não falta por aqui!
Olha os hipócritas a dar negativos…lol
Eu sou contra um numero1 em uma equipa, como é o caso da Red Bull! Agora quando um piloto está a poder ganhar um titulo mundial de pilotos a faltarem 8 corridas para terminar o campeonato tem que haver mais atenção para esse piloto. E o melhor exemplo foi no GP de Monza na ultima corrida que o Piastri acaba a corrida em 2º e Lando em 3º. Neste caso específico eu acho que a McLaren devia inverter posições, porque o Piastri já não conseguia vencer a corrida. Esse é um factor que para mim é fundamental, vencer um GP… Ler mais »
Penso que este resultado da sondagem é obvio. Se a Ferrari ou qualquer outra equipa tivesse ou possa ainda vir a ter a mesma circunstância, a tendência será a mesma. Em níveis de alta competição, onde os resultados e títulos contam muito para a imagem, palmarés e retorno para os parceiros e sponsors, não se deita fora a possibilidade, matemática mesmo que de difícil alcance de um rendimento na temporada tão importante. Sobretudo depois de a McLaren ter passado anos francamente maus, comparando com a glória que já experimentou. Se acaso em qualquer contrato, seja de quem for, para fazer… Ler mais »