Sir Jack Brabham: Primeiro campeão construtor

Por a 14 Agosto 2024 16:15

A 14 de agosto de 1960, Jack Brabham tornou-se bicampeão do Mundo de Fórmula 1 após vitória no Circuito da Boavista.

O Grande Prémio de Portugal foi a oitava corrida do Campeonato do Mundo de 1960, voltando a Fórmula 1 ao Circuito da Boavista após a passagem no ano anterior pelo Circuito de Monsanto.

John Surtees, no seu ano de estreia na Fórmula 1, teve um bom desempenho na prova anterior em Silverstone, palco do Grande Prémio da Grã-Bretanha, mas a corrida na Boavista foi considerada uma das suas melhores daquela temporada. No entanto, após liderar o pelotão desde a volta 11 até à 35 e com uma vantagem de cerca de 10 segundos, foi forçado a desistir devido a problemas no radiador do seu Lotus/Climax.

Enquanto Stirling Moss foi desqualificado, a quatro voltas do final, após andar em sentido contrário na pista em resultado de um pião, Jack Brabham venceu a corrida na frente do seu colega de equipa na Cooper, Bruce McLaren, com Jim Clark a alcançar o seu primeiro pódio.

Desta forma, Brabham garantiu o seu segundo título de campeão.

O seu nome era John Arthur. Porém, não ficou conhecido desta forma, mas por Jack Brabham. Os números não mentem e nem sequer dão uma pálida ideia de como este neto de um avô que vivia em Cockney, um subúrbio londrino e que, em 1885, decidiu viajar para outras paragens, em busca de uma vida melhor, conseguindo trilhar a difícil escada da vida. O avô abriu em Adelaide uma loja de mercearia, mas o seu filho não continuou o negócio, antes estabelecendo uma oficina de mecânica automóvel.

Sir Jack Brabham foi o primeiro piloto a vencer um Mundial com um carro por si construído

Por isso, não estranha que o pequeno Jack se tenha deliciado, pela primeira vez, com a rodela mágica, aos 12 anos de idade. Estava a estudar engenharia mecânica quando foi chamado a prestar serviço na Força Aérea Australiana, onde permaneceu dois anos, até 1946. De imediato começou a construir um midget, um pequeno carro para pistas ovais. Quando o seu piloto decidiu abandonar a competição, tentou ele próprio a sorte – a sua estreia foi na perigosa oval de Paramatta, nos arredores de Sydney. Depressa começou a ganhar provas e se tornou numa das estrelas do panorama das corridas de midgets australianas. Em 1951, encontrou-se com um jovem engenheiro, chamado Ron Tauranac, o que mudou a sua vida por completo. De tal forma que, depois de uma passagem pela cena neo-zelandesa, em 1955, chegou a Inglaterra – e à F1. Levou apenas quatro anos até ao seu primeiro título. Brabham foi, ainda, o primeiro piloto a vencer um campeonato de F1 com um carro de sua própria autoria.

Regressando aos números, são os seguintes: três títulos de Campeão do Mundo de F1 (1959, 1960 e 1966); 126 GP realizados; 14 vitórias; 31 pódios; 13 pole positions; 38 saídas da primeira linha da grelha; 12 melhores voltas; 261 pontos; comandou 28 GP, num total de 825 voltas e 4541 quilómetros; percorreu 6162 voltas, o que significa 32783 quilómetros, ao volante de um monolugar de F1.

FOTO: Creative Commons

1 comentários

  1. Breno Mascarenhas

    14 Agosto, 2024 at 23:33

    O título da matéria merece correção > Sir Jack Brabham: Primeiro e ÚNICO campeão construtor.Grande piloto e construtor, ídolo até para alguns pilotos, Piquet dentre esses.

Deixe aqui o seu comentário

últimas AutoSport Histórico
últimas Autosport
autosport-historico
últimas Automais
autosport-historico
Ativar notificações? Sim Não, obrigado