Silverstone deixa de receber a F1 em 2019
O British Racing Drivers Club organizador do Grande Prémio da Grã-Bretanha acionou a cláusula para deixar de receber a prova, estando, programado o última visita da F1 para 2019, depois muitos meses de deliberação e que terminaram com uma conclusão pouco animadora. Manter a prova significaria perder muito dinheiro.
É que os custos com a prova britânica em Silverstone passaram de quase 13 milhões de euros em 2010 para 18.3 milhões em 2017, aumentando este valor 5% por ano, o que faria que este valor fosse de 28.3 milhões em 2026, ano em que o contrato termina com a Fórmula 1 termina.
“Esta decisão foi tomada porque não é financeiramente viável para nós continuar a receber a prova sob os termos atuais. Tivemos perdas de 3.1 milhões em 2015 e 5.4 milhões em 2016 e este ano a estimativa é perdermos mais ou menos isto. Chegamos a um ponto em que a paixão pelo desporto deixou de falar mais alto, isto colocaria em causa o futuro do circuito de Silverstone. No entanto quero manter claro que estamos abertos a negociar com a Liberty um novo contrato com uns valores mais baixos”, disse John Grant, presidente da British Racing Drivers Club.
Grant comentou ainda uma possível venda de Silverstone: “Estamos abertos a tudo com a Liberty, mas definimos nos últimos meses que a nossa estratégia é não vender Silverstone, achamos que não é preciso”. Também se sabe que os novos donos da F1 não querem abdicar de ter o Reino Unido no calendário, pelo que Dontington Park pode vir a ter as suas hipóteses no futuro.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Não faz mal. Que tem o actual traçado a ver com o Silverstone histórico? Nada! Copse ainda é de prego a fundo, mas mesmo Becketts está descaracterizada. E a parte nova é só mesmo para os carros andarem mais devagar, de maneira a que o público os veja melhor das bancadas. Silverstone é hoje um circuito desinteressante que nada traz de especial à F1 e só tem relevância por ser no Reino Unido, sede de quase todas as equipas e da imprensa mais influente. É um daqueles casos em que mataram a galinha dos ovos de ouro: mutilaram o circuito… Ler mais »
A hipocrisia do dinheiro a falar mais alto novamente. Quem fica a perder? Todos nós que gostamos deste desporto. Silverstone é sempre dos pontos altos do calendário, é um dos poucos sítios onde a presença de público verdadeiramente entusiasta é sempre uma certeza, faça chuva ou faça sol. Mas este é o mundo da f1, um mundo hipócrita.
Silverstone de fora em 2019? Se um circuito como este está em risco de sair do calendário…como poderemos ainda ambicionar num GP em Portimão? Acho que a F1 deveria apostar em mais corridas na Europa. O nosso traçado em Portimão poderia ser uma das corridas preferidas dos Pilotos durante o calendário, combinado a emoção do traçado pelos seus relevos, com as praias envolventes…aposto que seria candidato a um dos melhores GPs da temporada…pelo menos para a malta da imprensa, que iria aproveitar para banharem-se nas praias algarvias.