Sétima vitória consecutiva de Nico Rosberg
Nico Rosberg assegurou na Rússia a sua sétima vitória consecutiva, a quarta do ano, depois duma corrida em que, uma vez mais partiu na frente, ‘viu’ os seus adversários terem problemas atrás de si – mais uma vez nas primeiras curvas – e foi-se distanciando vencendo com todo o merecimento. Lewis Hamilton foi segundo depois duma corrida em que partiu de décimo, fruto do problema que teve na qualificação e que o impediu de realizar qualquer volta na Q3 (MGU-H). Partiu em 10º, depressa recuperou lugares, chegando mais ou menos com facilidade ao segundo lugar.
Foi recuperando segundos a Rosberg, chegou a estar apenas a oito segundos, mas a cerca de 15 voltas do final, um problema com a pressão da água do motor do Mercedes W07 de Hamilton, levou a que tirasse o pé e garantisse o segundo lugar. Mais uma vez, um problema mecânico, detém Hamilton. É muito azar concentrado num só piloto, isto depois de na pré-época os dois Mercedes não terem tido um único problema mecânico. Pelos vistos estavam todos guardados para as corridas em geral e para Hamilton em particular. Como é lógico, logo surgiram teorias da conspiração, mas a Mercedes já veio a público, como seria natural, negar com veemência a possibilidade de ter intervenção propositada nos problemas de Hamilton. Realmente, que sentido faria?
Com este triunfo, Nico Rosberg iguala Schumacher e Ascari com sete vitórias consecutivas, fruto dos três triunfos nas últimas corridas de 2015. O piloto alemão vence pela quarta vez este ano passando para 43 pontos de vantagem face a Hamilton.no campeonato. Kimi Raikkonen completa o pódio, terminando na frente de Bottas. Os dois McLaren terminam nos pontos e a Renault pontua pela primeira vez este ano.
Sebastian Vettel ficou pela caminho logo nas primeiras curvas, depois de ter sido abalroado por Daniil Kvyat, e logo duas vezes, nas curvas 2 e 3, com o segundo impacto a mandar o tetra campeão do Mundo contra as barreiras. É o seu segundo abandono em quatro corridas. Valtteri Bottas terminou em quarto, depois de ter chegado a rodar na terceira posição, com o segundo Williams, o de Felipe Massa, logo a seguir. Bom sexto lugar de Fernando Alonso, o que aliado ao décimo lugar de Jenson Button faz com que este seja o melhor resultado da McLaren-Honda desde o GP da Hungria do ano passado.
Sétimo posto de Kevin Magnussen e os primeiros pontos da Renault neste seu regresso à F1, como equipa oficial. Romain Grosjean, depois do desaire da China, voltou a pontuar, com o top 10 a ficar completo com Sergio Perez e Jenson Button. Carlos Sainz Jr. terminou em 11º mas tem 10 segundos para somar ao seu tempo depois de um incidente com Jolyon Palmer, Daniel Ricciardo foi um dos afetados para confusão das primeiras curvas e atrasou-se muito terminando em 12º. Max Verstappen ficou pelo caminho com problemas no motor do seu Toro Rosso e nas primeiras curvas ficaram pelo caminho de imediato Sebastian Vettel, como já referimos, mas também Nico Hulkenberg e Rio Haryanto
Classificação
- Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes 53 laps 1h 32m 41.997s
- Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes +25.022s
- Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +31.998s
- Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes +50.217s
- Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes +1m 14.427s
- Fernando Alonso ESP McLaren-Honda +1 lap
- Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 lap
- Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1 lap
- Sergio Perez MEX Force India-Mercedes +1 lap
- Jenson Button GBR McLaren-Honda +1 lap
- Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari +1 volta
- Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault +1 volta
- Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +1 volta
- Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari +1 volta
- Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault +1 volta
- Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari +1 v
- Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari +1 v
- Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes +2 volta
NT Max Verstappen NED Toro Rosso-Ferrari 34
NT Sebastian Vettel GER Ferrari-Ferrari 0
NT Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes 0
NT Rio Haryanto INA Manor-Mercedes 0
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Nova demonstração de poder do sr Rosberg, que fez uma prova absolutamente impecável. Dos problemas dos outros obviamente não tem ele culpa.O Lewis, quando parecia estar a chegar-se, voltou a ter problemas com o motor e teve de levantar mais uma vez o pé. Claro que chegará a vez em que os problemas também baterão à porta do Nico, mas o seu avanço é já substancial. 7 vitórias seguidas é um feito para um grandíssimo piloto que, na minha opinião, tem sido um pouco desvalorizado pelos media. Se ganhar o mundial deste ano será com todo o mérito. Claro que… Ler mais »
Rosberg tem mérito de estar a cumprir a sua parte, agora não vejo assim tanto mérito (não ao nível de um grande campeão) porque tem sido cada corrida, cada melro, acontece de tudo ao Hamilton. Desta vez foi mais uma problema na qualificação e depois, quando foi de 13 segundos de desvantagem para 5 segundos, lá vem mais um problema e ficou a corrida resolvida para o Rosberg. Curioso é que o carro do Rosberg é igual e até agora não teve nenhum dos problemas que teve o Hamilton, nem sobreaquecimento da parte híbrida, nem problemas na pressão da àgua,… Ler mais »
que grande comentário, parabéns
Ó pá, eu não suporto o homem, mas vou votar no Alonso como “piloto do dia” no formula1.com! Ele merece. Fez uma corrida excelente. Aquele problema do Hamilton quando estava a recuperar para o Britney é suspeito, mas a bem da saúde mental aqui do fórum vou acreditar que foi mesmo um problema mecânico que se resolveu sozinho. E agora o caso do dia. Ainda não consegui decidir se Daniil Vyacheslavovitch Kvyat é uma criança estúpida ou um fdp consumado. Se foi falta de jeito, ou ansiedade para se mostrar aos compatriotas, não devia estar na F1; se foi vingança,… Ler mais »
Eu tenho muito jeito para palavras difíceis, mas nem me atreveria a escrever o 2º nome do Kvat, e muito menos me atrevo a pronunciá-lo 🙂
Quanto ao Alonso, passou “entre os pingos da chuva” da primeira volta e depois foi controlar.
Não é segundo nome, é patronímico. É o nome do pai seguido do sufixo ‘vitch’. Todos os russos com paternidade estabelecida têm patronímico entre o nome próprio e o apelido: Borissovitch, Ilyitch, Leonidovitch, Andreievitch, etc. (O pai do Daniil Kvyat chama-se Vyacheslav.) O mesmo com os sufixos ‘son’ da Suécia e ‘sen’ da Dinamarca e Noruega: por exemplo, o Marcus Ericsson teve certamente um antepassado de nome Eric, e o K. Magnussen um ascendente chamado Magnus. E nós também temos: Mendes, Gonçalves, Fernandes, etc. Não concordo quanto ao Alonso: fez pelo menos uma ultrapassagem espectacular – e conseguiu não se… Ler mais »
Eu sei isso dos nomes, chamei-lhe segundo nome, mas sei que é como diz.
Quanto ao Alonso, sinceramente, não reparei em nenhuma ultrapassagem, mas como vou tomando notas durante a corrida (para mais tarde recordar), pode ter sido numa dessas ocasiões. Mas reparei na do Button ao Sainz, mostrando que ele queria o 10º lugar por mérito, não porque beneficiava da penalização do outro. Agora que o Kvyat foi amigo da McLaren, isso foi, se ele tivesse feito tudo direitinho, o máximo que conseguiriam seria um 9º lugar.
“Realmente, que sentido faria?” o JLA ainda chegou a suspeitar de sabotagem, mas depois lá se arrependeu deixando no ar uma pergunta palerma. E não adianta, por mais evidentes que sejam os factos. Seria de prever a recuperação de alguns lugares por parte do Lewis de forma a minimizar a perda de pontos face ao colega, só que o “austríaco” Toto não previu que o Lewis chegasse tão perto do alemão Rosberg a ponto de colocar em perigo a vitória deste, que, estando a ganhar tempo ao outro e a oito segundos, o Toto resolveu a 15 voltas do final… Ler mais »
Desculpe, mas a sua insistência nas teorias de conspiração já começa a cansar. O que você está constantemente a dizer, é que os tipos da Mercedes são uma cambada de idiotas, que estão a beneficiar um piloto à descarada, porque nem sabem disfarçar. Se conseguir pensar um bocadinho, verá que se a Mercedes quisesse realmente beneficiar o Rosberg, o faria de forma mais inteligente, ou seja, prejudicaria o Hamilton nas duas primeiras corridas, deixava correr as coisas com normalidade durante mais duas ou três, voltava a beneficiar o Rosberg noutra, enfim, faria a batota de forma controlada, ou, mais simples… Ler mais »
O que acabou de dizer é o que eles estão a fazer. Nas últimas três corridas cortaram na potência do motor do Hamilton apenas o suficiente para que ele não conseguisse superar o Rosberg que corria o risco de perder o segundo lugar para Vettel caso não ganhasse as últimas corridas. E este ano é o que estamos a ver. Problemas de embraiagem, Motor, caixa de velocidades, estratégias dúbias(China 5 pit stop),e agora o problema de pressão de água justo no momento em que ele se ia aproximando do colega e o tal problema desaparece sozinho quando a distância entre… Ler mais »
Não concordo com a sua maneira de ver e explico porquê. Admito, e até acho normal, que o ano passado tenham feito isso nas últimas corridas, afinal já tinham o título de campeão e o de vice estava em perigo. Este ano é diferente, vão querer ganhar tudo outra vez, podem até querer que desta vez os papéis se invertam, mas para isso não precisavam de “sabotar” o carro do Hamilton em QUATRO corridas seguidas ( e logo as primeiras). Tal como eu respondi ao dakosta, podiam intercalar as “sabotagens” com corridas normais, daria muito menos nas vistas. Ora é… Ler mais »
Apenas queria fazer uma correcção: A Mercedes já anda a “mexer” no carro do Lewis, desde que ele assegurou o título a época passada. Por isso são sete as corridas em que o carro do Lewis anda a ser sabotado para que o alemão Rosberg saia por cima. O Toto conhece a humilhação a que o roockie Lewis sujeitou o Alonso na McLaren.Em condições normais e não tendo despistes, as últimas corridas da época seriam vencidas pelo Lewis, tanto mais que o alemão Rosberg estava desmoralizado. Tivesse o Rosberg um passaporte português ou marroquino, e a equipa não lhe punha… Ler mais »
O O belc_hris poupou-me o trabalho de lhe lembrar que a maneira que o Toto poderia disfarçar, já o vem fazendo desde o início da temporada. Portanto, apenas queria dizer que a Pity tem de ter capacidade de encaixe sobre as opiniões que lê, para não ficar traumatizada, só porque não concorda. Isso faz-lhe mal à saúde.E enquanto o Toto continuar a sabotar o carro do Lewis,
eu continuarei a denunciá-lo, sem papas na língua, quer goste ou não.
Não! Não está! Disse e repito, se a Mercedes quisesse mesmo beneficiar o Rosberg, a forma inteligente era intercalar problemas com corridas normais, não em quatro corridas de enfiada, e logo as primeiras. 21 corridas dão para fazer as coisas de forma dissimulada.
Mas vamos combinar uma coisa: eu não volto a embirrar consigo até final do campeonato, por causa das suas teorias, mas após Abu Dhabi, vamos voltar a este tema e ver quem tem razão. Concorda?
PS: eu não fico traumatizada por tão pouco 🙂
Se a Pity rever as quatro corridas, perceberá que (e já o disse aqui) que o problema do Toto não são as outras equipas, mas apenas o Lewis. Mesmo atirando com o Lewis para trás, o Toto vê o “sacana” do Lewis recuperar lugares atrás de lugares até chegar aos pontos. Daí que ele tem de aproveitar enquanto está no começo para que o alemão Rosberg amealhe pontos o mais possível, e se possível, o Lewis não amealhe nenhum. Alternar os “problemas” entre os dois pilotos, é um risco que o Toto sabe que não pode correr.
Mais uma grande corrida de Rosberg, piloto em grande forma e com uma condução tranquila digna de nota
Pena o azar de Vettel, pois poderia ter apimentado mais a corrida.
De resto o mesmo: Mercedes ainda claramente acima da concorrência, seguida da Ferrari e um pouco mais atrás da Williams.
Mc Laren parece ter uma ligeira melhoria gradual: Mas a grande incógnita sobre a McLaren é: Se não tivesse dois pilotos como Alonso e Button, estaria onde esteve hoje?
Boas corridas de KMagnussen e de RGrosjean
A F1 é uma merda.
Nem uma linha sobre a sorte do Hamilton? Porque o Rosberg tem mérito de levar o monolugar até ao final, mas até agora, sem uma corrida em que os adversários não tenham um azar, tem sido muita sorte mesmo para o Rosberg.
E mais uma vez, a largada determinou muito do resultado da corrida. Parabéns à McLaren, que pontuou com os dois carros e à Renault que obteve os primeiros pontos. Rosberg caminha para o seu primeiro título, a não ser que venha a ter uma dose de problemas igual à do seu colega de equipa, e se ganhar o título, fá-lo-á de forma mais brilhante do que o pai, que foi campeão com uma única vitória na época. Kvat, o figurão do dia, fez, possivelmente, a sua pior corrida desde que chegou à F1. Um piloto tocar noutro na largada, é… Ler mais »
Realmente foi estranho o erro do Kvyat porque é um piloto fora de série e um dos trunfos dele é que lida muito bem com a presssão, se fosse o AFC era normal, agora vindo deste russo foi mesmo estranho, não foi por lidar melhor com a pressão que ele passou à frente do AFC?
Se calhar tinha a panela (de pressão) avariada, lol.
“Deutschland über alles in der welt”. O austríaco” Toto, está a cumprir à letra as ordens do patrão.
O hino alemão já não começa assim desde 1945, mas sim com “Einigkeit und Recht und Freiheit”. Todavia se o Rosberg for campeão, será a primeira vez que um piloto alemão é campeão numa equipa alemã e com um motor alemão. A Mercedes demonstrou incompetência e nada mais. O Hamilton teve o mesmo problema na China, desmontaram tudo e trocaram de motor e agora voltou a acontecer o mesmo no sábado. Voltaram a desmontar e trocar de motor para depois aparecer outra avaria durante a corrida. E pelos vistos o Rosberg também sentiu uma perda de potência no final deste… Ler mais »
Se começava assim ou não antes de 45 não sei. O que sei é que o verso em questão, faz parte do final da primeira estrofe do hino.Devem tê-lo “escondido” mais para baixo para não chocar depois da barbárie. Mas continua lá.
Não.O que escreveu é o primeiro verso da primeira estrofe da “Canção dos alemães”, a qual foi o hino alemão apenas durante do terceiro Reich. O verso mencionado não consta do actual hino alemão. É uma pena não começar com “Deutsche Frauen, deutsche Treue, Deutscher Wein und deutscher Sang”… … que também não consta do hino alemão. Se o Rosberg for campeão será a primeira vez que um piloto alemão é campeão numa equipa alemã e com um motor alemão, porém não pretendo alimentar estas teorias, porque é em detrimento de chamar os nomes às coisas: a Mercedes tem sido… Ler mais »
Gajas alemãs ainda vá, quanto ao vinho prefiro o nosso, e a música só de tampões dos ouvidos. Quanto a chamar de incompetentes os engenheiros da equipa do Lewis pelo que se está a passar, eu admitiria algo parecido na nova Renault, mas nunca na actual Mercedes. Nestas coisas sou pragmático porque não se trata de um problema isolado e muito menos identificado, porque cada corrida surge um “problema” novo e no último GP até surgiram dois, um antes da corrida e outro quando o Lewis estava a dar caça ao Rosberg, ao ponto de deixar as boxes da equipa… Ler mais »
Já não consigo responder ao “dakosta”: se aquele verso fosse o início do hino alemão ninguém os levaria a sério, todavia é o início da segunda estrofe da “Canção dos alemães”. Voltando ao assunto: o mesmo problema assolou o Hamilton duas vezes: no GP da China e na Qualificação do GP da Rússia. É exactamente o mesmo problema (confirmado pela própria Mercedes). E não tenho a certeza se o Rosberg não sofreu do mesmo no final do GP da Rússia. O Lauda pareceu-me genuinamente insatisfeito no final do GP da Rússia. Idem em relação ao Wolf. Não me lembro de… Ler mais »
Acho que o Rosberg ainda vai ganhar o título de “Campeão mais sortudo de todos os tempos”, a continuar assim, chegamos a meio do campeonato e o Rosberg pode chegar todas as corridas em 2º e mesmo assim acaba uns 50 pontos à frente do Hamilton. Isto se entretanto, com tanto azar que tem levado este ano, Hamilton consegue sequer manter o 2º lugar. Porque é impressionante, leva na qualificação com o mesmo problema da china, sai de 10º, vá lá que teve ali a sorte do safety car, embora acabou preso atrás do Massa demasiado tempo. Depois quando já… Ler mais »
Não sou muito de teorias de conspiração, mas que já começa a ser estranho, já. Só falando deste fim de semana, quando o Lewis começou a ameaçar a Pole Position, ou pelo menos ficar em 2º, aí aparece o misterioso problema de motor, depois logo a seguir quando Toto Wolff interrogado pela Sky Sports F1 afinal o que se passava, porque os mecanicos não tinham resolvido a questão ele menciona que os mecânicos que este ano trocaram de lados por ordem de equipa, ou seja, os mecanicos que ao longo dos 2 anos anteriores acompanharam o Lewis pasaram para o… Ler mais »
Foca um pormenor que ainda não tinha lido em lado nenhum: a troca de mecânicos. Pode estar aí a chave para os problemas, efectivamente, só não acredito que haja grande diferença de qualidade entre as duas equipas, no geral. Isso retiraria mérito aos pilotos, a ambos, mas pode levar a outro tipo de teorias da conspiração, como por exemplo, a troca ter sido efectuada a pedido do Rosberg, como fez Hill quando o Coulthard o começou a bater…
Por acaso teremos o PZM de volta?
O Toto Wolf explicou que a troca foi decisão da Mercedes. E já aconteceu durante o Inverno, antes da fantástica prestação da Mercedes durante os testes de Inverno. Ao que sei não terão sido os mecânicos todos a trocar, mas apenas cinco pessoas. A Mercedes demonstrou incompetência: o Hamilton teve o mesmo problema na China, desmontaram tudo e trocaram de motor e agora voltou a acontecer o mesmo no sábado. Voltaram a desmontar e trocar de motor para depois aparecer outra avaria durante a corrida. E pelos vistos o Rosberg também sentiu uma perda de potência no final deste GP… Ler mais »
Qualquer dia vamos ver o Hamilton a dar uma de Nasr, a dizer que nos testes de Inverno o carro era bom, agora não presta, os testes de Inverno foram todos feitos no carro do Rosberg, por isso não dava problemas, etc, etc. 🙂 O Rosberg parece que já tinha sentido problemas nos treinos livres, não me recordo em qual deles, mas aparentemente esses problemas resolveram-se por si, tal como o problema do Hamilton na corrida. O que eu acho, é que a Mercedes sentiu perigo vindo dos lados de Maranello e “esticou a corda”, sem verificar se ela era… Ler mais »
No fundo quem teve problema de perda de potência foi o Nico, pois isso explica a aproximação do Lewis, e como a equipa não quis alarmar o queridinho então mandou a mensagem para o Lewis abrandar, o Lewis diz que em nenhum momento sentiu que o carro tinha problemas.
E vão dizer que são teorias da conspiração! pá os factos estão ai e não deixam dúvidas a ninguém, só não vê quem não quer.
Não percebo essa do “pode estar aí a chave dos problemas”??? Revendo a época passada, não me lembro do carro do Rosberg ter começado a temporada da forma como começou agora o Lewis. Da mesma forma não me recordo do carro do Lewis ter tidos o mesmo tipo de problemas consecutivos. Ambos tiveram problemas, mas foram esporádicos. A única relação com os actuais “problemas” no carro do Lewis que vejo para a troca de engenheiros, é a mesma poder servir de camuflagem para a sabotagem que estão a fazer no carro do inglês.E aos responsáveis da Mercedes não adianta fazerem-se… Ler mais »
Eu sempre tive minhas dúvidas, mas as coisas pioraram desde a copa do mundo de futebol de 2014 no Brasil. Eu não consigo achar lógica de uma hora para outra o Rosberg que sempre tinha problemas, agora vencer tudo e o Hamilton sempre ter problemas. Para a Mercedes tanto faz quem fica na frente, o importante é o construtores. Mas quem garante que não exista algum acordo para não se repetir o que aconteceu em 2014 entre os dois? O Rosberg facilita para o Hamilton em 2015 e o Hamilton facilita em 2016, além de um dos pilotos apenas receber… Ler mais »
Espero que a licença do Kviat seja retirada o mais rápido possível, 2 GP seguidos a fazer merda já é demais.
Nem o Yudi Ide era assim tão mau, por favor tirem este paneleiro da F1!!
Kviat sucede a Grosjean como o idiota da primeira volta.
Pois, mas o Grosjean era aleatoriamente e este é sempre com o mesmo.
Realmente foi estranho o erro do Kvyat porque é um piloto fora de série e um dos trunfos dele é que lida muito bem com a presssão, se fosse o AFC era normal, agora vindo deste russo foi mesmo estranho, não foi por lidar melhor com a pressão que ele passou à frente do AFC?
O que fez de mal no GP da China?
Viu o espaço, meteu o carro e passou.
Como dizia o Senna: “if you no longer go for a gap that exists, you are no longer a racing driver”.
Ponto prévio 1: não sou adepto das teorias da conspiração, mas, à luz do que já se passou entre Hamilton e Massa, as atitudes de Kvyat nas 2 últimas corridas já começam a roçar o suspeito e já não lhe ficava mal um par de estalos. Quando escrevi que Hamilton não fazia mais que a sua obrigação ao ser campeão devido ao carro que tinha, surgiu logo a fanboyzada, toda incomodada, “se fosse o outro eram só mãos e etc.”. Ora, se um piloto medianamente bom consegue ganhar 7 em fila, o carro deve ter “algum” mérito. Como, de resto,… Ler mais »