Sétima vitória consecutiva de Nico Rosberg

Por a 1 Maio 2016 15:08

Nico Rosberg assegurou na Rússia a sua sétima vitória consecutiva, a quarta do ano, depois duma corrida em que, uma vez mais partiu na frente, ‘viu’ os seus adversários terem problemas atrás de si – mais uma vez nas primeiras curvas – e foi-se distanciando vencendo com todo o merecimento. Lewis Hamilton foi segundo depois duma corrida em que partiu de décimo, fruto do problema que teve na qualificação e que o impediu de realizar qualquer volta na Q3 (MGU-H). Partiu em 10º, depressa recuperou lugares, chegando mais ou menos com facilidade ao segundo lugar.

Foi recuperando segundos a Rosberg, chegou a estar apenas a oito segundos, mas a cerca de 15 voltas do final, um problema com a pressão da água do motor do Mercedes W07 de Hamilton, levou a que tirasse o pé e garantisse o segundo lugar. Mais uma vez, um problema mecânico, detém Hamilton. É muito azar concentrado num só piloto, isto depois de na pré-época os dois Mercedes não terem tido um único problema mecânico. Pelos vistos estavam todos guardados para as corridas em geral e para Hamilton em particular. Como é lógico, logo surgiram teorias da conspiração, mas a Mercedes já veio a público, como seria natural, negar com veemência a possibilidade de ter intervenção propositada nos problemas de Hamilton. Realmente, que sentido faria?

Com este triunfo, Nico Rosberg iguala Schumacher e Ascari com sete vitórias consecutivas, fruto dos três triunfos nas últimas corridas de 2015. O piloto alemão vence pela quarta vez este ano passando para 43 pontos de vantagem face a Hamilton.no campeonato. Kimi Raikkonen completa o pódio, terminando na frente de Bottas. Os dois McLaren terminam nos pontos e a Renault pontua pela primeira vez este ano.

Sebastian Vettel ficou pela caminho logo nas primeiras curvas, depois de ter sido abalroado por Daniil Kvyat, e logo duas vezes, nas curvas 2 e 3, com o segundo impacto a mandar o tetra campeão do Mundo contra as barreiras. É o seu segundo abandono em quatro corridas. Valtteri Bottas terminou em quarto, depois de ter chegado a rodar na terceira posição, com o segundo Williams, o de Felipe Massa, logo a seguir. Bom sexto lugar de Fernando Alonso, o que aliado ao décimo lugar de Jenson Button faz com que este seja o melhor resultado da McLaren-Honda desde o GP da Hungria do ano passado.

Sétimo posto de Kevin Magnussen e os primeiros pontos da Renault neste seu regresso à F1, como equipa oficial. Romain Grosjean, depois do desaire da China, voltou a pontuar, com o top 10 a ficar completo com Sergio Perez e Jenson Button. Carlos Sainz Jr. terminou em 11º mas tem 10 segundos para somar ao seu tempo depois de um incidente com Jolyon Palmer, Daniel Ricciardo foi um dos afetados para confusão das primeiras curvas e atrasou-se muito terminando em 12º. Max Verstappen ficou pelo caminho com problemas no motor do seu Toro Rosso e nas primeiras curvas ficaram pelo caminho de imediato Sebastian Vettel, como já referimos, mas também Nico Hulkenberg e Rio Haryanto

Classificação

  1. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes          53 laps  1h 32m 41.997s
  2. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes          +25.022s
  3. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari     +31.998s
  4. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes            +50.217s
  5. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes            +1m 14.427s
  6. Fernando Alonso ESP McLaren-Honda  +1 lap
  7. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault +1 lap
  8. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari        +1 lap
  9. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes       +1 lap
  10. Jenson Button GBR McLaren-Honda  +1 lap

 

  1. Carlos Sainz Jr ESP Toro Rosso-Ferrari            +1 volta
  2. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-Renault                +1 volta
  3. Jolyon Palmer GBR Renault-Renault +1 volta
  4. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari    +1 volta
  5. Daniil Kvyat RUS Red Bull-Renault                +1 volta
  6. Felipe Nasr BRA Sauber-Ferrari    +1 v
  7. Esteban Gutierrez MEX Haas-Ferrari        +1 v
  8. Pascal Wehrlein GER Manor-Mercedes                +2 volta

NT Max Verstappen NED                Toro Rosso-Ferrari            34

NT Sebastian Vettel          GER       Ferrari-Ferrari     0

NT Nico Hulkenberg         GER       Force India-Mercedes       0

NT Rio Haryanto                INA         Manor-Mercedes                0

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
68 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Some Opinions
Some Opinions
8 anos atrás

Eu não sou fã nem do Rosberg nem do Hamilton. MAS: 1- Uma equipa deste gabarito, gastar os milhares de milhões nestes carros, pagar os engenheiros todos, etc, para depois andarem-se a sabotar a eles próprios? Realmente faz lembrar aquelas teorias de conspiração da altura Vettel/Webber onde o Webber era sabotado só por gozo. 2- Eu lembro-me que o ano passado quando o Rosberg tinha problemas no carro ninguém se lembrava de se lembrar das teorias de conspiração, e ainda me lembro da última corrida o ano passado onde o Rosberg tinha hipóteses de conquistar o título (ainda que remotas,… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Some Opinions
8 anos atrás

Agree.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  Some Opinions
8 anos atrás

Em 2014 (e não na ultima corrida do ano passado, que se bem se lembra o rosberg ganhou), o ERS do Nico não “voltou à normalidade lá para o fim da corrida”, deixou de funcionar e ponto final, inclusivé a mercedes pediu para ele parar o carro e ele pediu para ir até ao fim. Depois, veja a quantidade de problemas que o hamilton teve em 2014 a meio da temporada e as que teve o rosberg, mais para o final, que até acabou por compensar umas pelas outras e equilibrou as contas do campeonato. Já em 2015 foi menos… Ler mais »

trabalhatumalandro
trabalhatumalandro
8 anos atrás

Se a Mercedes, não fosse alemã, já não haveria tantas suspeitas. Esta coisa de ser alemão é difícil.

can-am
can-am
Reply to  trabalhatumalandro
8 anos atrás

Sendo a Mercedes Benz uma marca alemã porque razão não há-de ter preferência que um piloto alemão ganhe o mundial? Há que ver as coisas dos 2 lados. A Mercedes está a sabotar propositadamente o carro do Hamilton ? Isso seria eticamente incorrecto como é lógico.Eu até sou adepto do Hamilton, mas sejamos sérios: ganhar 7 GPs de enfiada é não fácil, mesmo com ajudas ! Duvido muito que o Hamilton o conseguisse fazer! Se o Hamilton conseguisse recuperar os 12 segundos que tinha do Rosberg nas 20 e poucas voltas que faltavam, tirava-lhe o chapéu. Duvido muito. E chegar… Ler mais »

belc_hris
belc_hris
Reply to  can-am
8 anos atrás

Só não vê quem não quer. E mais não digo.

bmonteiro
bmonteiro
Reply to  can-am
8 anos atrás

Não foram 12 segundos, foram 8.3 na altura que lhe foi comuncicado o problema na bomba de água, tinha tirado 5 segundos em 3 voltas. O ano passado Lewis Hamiton por várias vezes teve que o ultrapassar nem que fosse na 1ª curva, mas teve que o passar, este ano o Nico já teve que ultrapassar alguém para subir ao 1º lugar sem ser nas boxes? Este ano o Nico já teve algum problema no carro que afinal de contas no final dos testes era quase infalivel? Porquê dos problemas só estarem a aparecer num carro? Porquê o Toto Wolff… Ler mais »

belc_hris
belc_hris
Reply to  bmonteiro
8 anos atrás

No fundo quem teve problema de perda de potência foi o Nico, pois isso explica a aproximação do Lewis, e como a equipa não quis alarmar o queridinho então mandou a mensagem para o Lewis abrandar, o Lewis diz que em nenhum momento sentiu que o carro tinha problemas.
E vão dizer que são teorias da conspiração! pá os factos estão ai e não deixam dúvidas a ninguém, só não vê quem não quer.

Pity
Pity
Reply to  belc_hris
8 anos atrás

http://www.formula1.com/content/fom-website/en/latest/features/2016/5/sunday-in-sochi—team-by-team.html
Não vejo aqui onde o Hamilton diga que não sentiu problemas, e estas são as declarações que me servem de referência, para todos os pilotos.
Também não sei, não percebo nada de mecânica, se uma diminuição de pressão na bomba de água é perceptível pelo piloto.
E sim, a perda de potência pode justificar a aproximação do Hamilton, nisso estamos de acordo.

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  can-am
8 anos atrás

Você viu mesmo o campeonato de 2015? Ganhar 7 GPs de enfiada… Em dois campeonatos distintos… Por isso é que essa dos “7 gps seguidos” tem muito que se lhe diga. Porque tendo ali um interregno de meses e que depois vem com outro carro, que poderá dar mais problemas a um deles (que é o que está a acontecer), então aí já a história é outra. Você acredita mesmo que o Hamilton não ganhava estas corridas todas de seguida se os problemas não fossem todos no carro do Rosberg? Ganhava de certeza. Pelas mesmas razões que o Rosberg as… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Homenageemos os pilotos que merecem, aqueles que foram pilotos a sério, e que infelizmente não estão cá hoje para ver o que se tornaram os pilotos de F1: Kamikasses de serviço.

https://twitter.com/McLarenF1/status/726654312919777281

#RememberSenna

helderalves
helderalves
8 anos atrás

Penso que é de relembrar que o Nico Rosberg fez o primeiro grand chelem da carreira, o que para mim o equipara ao nível de Hamilton em termos de pilotagem, pelo menos nesta fase da carreira.

anotheruser
Reply to  helderalves
8 anos atrás

… apenas nesta fase da carreira.

belc_hris
belc_hris
Reply to  helderalves
8 anos atrás

Ao nível do Hamilton! Grande anedota. O Nico é um piloto fraco.
O Hamilton nunca foi levado ao colo para fazer Grand Chelem. O Nico não passa dum piloto mediano, que vai ganhar 1 titulo oferecido pela equipa, como forma agradecimento por estar com o projecto Mercedes desde o início. É que se o desgraçado não leva o caneco este ano, nunca mais terá a mesma oportunidade, pois vêm ai novas regras e não há certezas para o futuro.

helderalves
helderalves
Reply to  belc_hris
8 anos atrás

Opiniões… mas na minha um piloto mediano mesmo com um mercedes não conseguiria aplicar toda esta eficácia do monolugar e realizar uma prova tão isenta de erros e completamente controlada, a meu ver completamente merecida, e que me deixou sem pontos negativos para atribuir á prestação dele.
Quanto á Mercedes querer atribuir o campeonato ao Rosberg não me parece uma acusação com fundamento, uma equipa que primou pela excelencia nos ultimos 2 anos e meio não ia simplesmente correr o risco de perder pontos para rivais cada vez mais proximos ( embora que esta corrida da Rússia mostre o contrário)…

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  helderalves
8 anos atrás

Não concordo em nada, para ser um piloto ao nível de um Hamilton, Alonso, Vettel ou outro grande, os títulos e os “grand slams” têm de ser ganhos em luta directa com os adversários, não quando estes estão no estaleiro por problemas de fiabilidade ou toques sem culpa própria. O ano passado, que foi o melhor ano a nível de fiabilidade da mercedes (2 dnf´s e um problema grave num dos monolugares, se bem me lembro), o hamilton levou 10 gps para casa. Por isso não consigo comparar um piloto como Rosberg, que tem tido a sorte de os oturos… Ler mais »

noteam
noteam
8 anos atrás

Mais uma corrida algo estranha na minha opinião, as 3 equipas da frente parece que disputam campeonatos diferentes. A Mercedes, Ferrari e Williams demonstraram andamentos muito diversos entre si, a certa altura os pilotos da frente estavam apenas a cumprir voltas porque não havia nada para atacar, por isso na minha opinião esta foi uma corrida demasiado chata, porque tratou-se duma questão de tempo, mais do que mérito para encontrar o top5 de hoje.A corrida basicamente vai ser recordada pelos eventos da 1a volta, Kvyat de cabeça perdida acaba por arruinar a corrida a uma série de pilotos, abrindo ao… Ler mais »

Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
Reply to  noteam
8 anos atrás

Uma coisa curiosa sobre o Alonso durante a corrida, numa das voltas ele meteu tudo em modo “fast”, bateria, revoluções do motor, mistura do combustível, etc etc e fez uma volta na casa do 1.41. Depois pela rádio disse “don´t worry, I just wanted to have some fun” e voltou a meter tudo em modo “poupança”.
Sobre o Putin no final, a mim deu-me asco… Que seco e frio, a fazer perguntas de circunstância e os pilotos a terem que fazer aquele sorriso amarelo e abanar com a cabeça a dizer que sim a tudo. Que n.o.j.o.

noteam
noteam
8 anos atrás

O Putin é uma figura insuportável, e talvez ainda pior é ver o Ecclestone à volta dele à espera que lhe caia mais um euro do bolso. Muito triste.

noteam
noteam
8 anos atrás

Há muitos conspiradores por aqui, provavelmente os mesmos que por cá apareceram em 2014 quando as coisas não correram lá muito bem ao Hamilton, mas que nem por isso disseram alguma coisa durante a época passada.Há muita gente aqui que se esquece do valor do Nico, eu também não acho que ele seja o melhor piloto do grid actual, mas a sua carreira demonstra claramente que tem valor para num momento favorável poder ser campeão.A Mercedes nada ganha em prejudicar o Hamilton, o Hamilton é bi-campeão mundial e é hoje a maior figura da F1 a nível mundial, se há… Ler mais »

MurrayWalker
Reply to  noteam
8 anos atrás

Hamilton é tri-campeão e não bi-campeão como refere. De facto tem um historial de mais problemas mecânicos que os seus colegas de equipa, alguns dos quais, como em 2012, podem lhe ter custado mais um título de campeão do mundo. No entanto, nesta F1 de gestão, mudou e adaptou-se. Gere tão bem ou melhor que o Rosberg, a poupança de combustível, a vida dos pneus a até a mecânica. Este ano tem sido azarento, apenas isso. Quanto ao Rosberg, há por aqui uma tendência em dizer que quando perde para o Hamilton é mediano, o que não é verdade. O… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  MurrayWalker
8 anos atrás

Estou completamente de acordo.

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Bom GP, algumas ultrapassagens à F1. Rosberg a continuar a ter a sorte do lado dele, uma vez que não luta com ninguém (leia-se Hamilton) ainda há muito campeonato para correr. Boa corrida dos McLaren e Renault, com o Alonso a demonstrar que o chassi não é mau com aquela ultrapassagem ao Palmer por fora mais ou menos ao estilo do que fez o Kvyat sendo que o chassi da RB já sabemos que faz aquelas maravilhas de curvas a altas velocidades. Primeiros pontos para a Renault e que dizer do Kvyat, que alguém disse que suportava bem a pressão,… Ler mais »

mcrae
mcrae
8 anos atrás

Realmente foi estranho o erro do Kvyat porque é um piloto fora de série e um dos trunfos dele é que lida muito bem com a presssão, se fosse o AFC era normal, agora vindo deste russo foi mesmo estranho, não foi por lidar melhor com a pressão que ele passou à frente do AFC?

seven
seven
8 anos atrás

Comentar à segunda-feira, depois de ler os comentários logo após a corrida, é muito mais informativo e divertido! Sem ironia, acabo por entender coisas que durante a corrida não percebi ou mesmo me apercebi. Muita discussão sobre uma hipotética conspiração da Mercedes em favor do ROS, mas pessoalmente isso é o que menos me interessa. O comentário à corrida do noteam parece-me de longe o mais desapaixonado, e por isso o mais adequado. Não foi uma corrida de grandes lutas no top 5 e, não recordando já qual dos comentadores Eurosport o referiu: é estranho que depois de 2 anos… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  seven
8 anos atrás

Foi talvez a corrida mais chata este ano na minha opinião.O comentador a que se refere foi o António Félix Da Costa.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado