‘Senna’ estreou na Netflix: uma lenda, uma vida, a trajetória de um ídolo…

Por a 2 Dezembro 2024 15:10

Já está na Netflix a nova série ‘Senna’ que retrata a vida do tricampeão do Mundo de Fórmula 1.

Não apenas para os adeptos de Ayrton Senna da Silva, mas é de visionamento ‘obrigatório’ para todos os adeptos de F1, especialmente os que não conhecem o percurso do piloto e de tudo o que passou até ao estrelato.

É uma boa série biográfica, ainda que esteja a receber críticas mistas um pouco por todo o lado.

As cenas de corrida estão na linha do que já se viu no ‘Rush’ ou no Le Mans 1966 – Ferrari/Ford, talvez até melhores, pois a produção vai buscar imagens reais e mistura-as com outras feitas por computador, que hoje em dia parecem quase reais. Os efeitos visuais e práticos são impressionantes, criam verdadeiramente uma atmosfera imersiva.

Desde a chuva do GP de Portugal de 1985, ao que sucedeu no Mónaco 1984, ou mesmo 1988, quando Senna se despistou quando não andava longe de ‘dar’ uma volta de avanço a Alain Prost. Ou Japão 1988, quando o carro falhou no arranque e levou Senna a uma recuperação fantástica que lhe valeu o primeiro título.

A série mostra facetas menos conhecidas de Senna, pelo menos para quem não leu os livros, especialmente os seus conflitos com os companheiros de equipa e adversários.

A caracterização e reconstituição de época são pontos de destaque, as imagens são fantásticas e como já referimos ‘entremeiam’ imagens de época, como, por exemplo, a primeira vitória de Senna na F1, no Estoril, as corridas são globalmente bem retratadas, há momentos em que a produção exagera um pouco.

Logicamente, especialmente quem conhece melhor as histórias, vai achar que têm pouca profundidade, mas para isso só os livros, porque fazê-lo numa série de apenas seis episódios, seria demasiado ‘chato’ tanto detalhe.

É verdade que certas partes da vida de Ayrton Senna são abordadas muito rapidamente, sem grande aprofundamento, mas a essência está lá.

Sem dúvida que é uma obra de ficção, há muito diálogos e situações imaginadas pelos criadores, por exemplo, uma das personagens principais da série, a jornalista do Autosport inglês, Laura Harrison nunca existiu, simplesmente personifica o conjunto da imprensa da altura.

Muitos dos episódios principais da sua carreira são retratados, mas há factos que não o são, e um deles é inconcebível: Donington 1993.

A família de Senna elogiou a produção. Viviane Senna, irmã do piloto, afirmou que a série representa fielmente os valores de Ayrton e conta com “atores sensacionais”.

Vale a pena ver, e quem quiser aprofundar alguns dos temas que lhe tenham deixado alguma curiosidade, sempre podem ler os livros, ou visitar o nosso site, pois temos publicados…1.427 artigos sobre Ayrton Senna, com tudo e mais alguma coisa. Agora, 1.428!

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
2 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
galileufigarogmail-com
galileufigarogmail-com
12 horas atrás

Comecei agora a ver. Parece mais uma série documental sobre os feitos do Senna e do seu endeusamento. No entanto é fiel ao desenrolar dos acontecimentos até ao fatídico 1 de Maio de 1994. Obrigatório para os Fans de F1. Ainda só vou a meio, mas deixo uma crítica. Os outros pilotos estão muito mal vistos e representados, sendo apenas figurantes, na ascensão do Senna.

hellrun
hellrun
Reply to  galileufigarogmail-com
10 horas atrás

É um biopic do Senna, não dos outros pilotos. Não pode ser visto como uma obra de cinema, pois aí vale zero. Mas deve ser visto mais como um documentário parcialmente ficcionado. Eu preferia um filme, feito por um bom realizador, mesmo que só abordasse parte da história (podia focar-se num ou dois episódios). Duas horas e meia, já daria para contar uma boa história. Dei no Rush, também daria aqui. Mas, claro, teria de ser um argumento “não oficial” que até poderia desagradar à família ou aos mais fundamentalistas. Por mim, o homem não era um santo Era apenas… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado