Segunda do ano para Nico Rosberg

Por a 3 Abril 2016 18:09

Nico Rosberg venceu o Grande Prémio do Bahrein de Fórmula 1 depois duma corrida em que arrancou bem, melhor que Lewis Hamilton, que tinha feito a pole, destacou-se, e… nunca mais ninguém o viu. Ou quase. O piloto alemão controlou a corrida a seu bel-prazer, foi ‘olhando para a margem que tinha para o segundo classificado e venceu o seu quinto Grande Prémio consecutivo, contando com os últimos três de 2015. Continua em alta, e já abriu uma margem de 17 pontos para Lewis Hamilton.

O segundo lugar de Kimi Raikkonen tem um sabor agridoce para a Ferrari, já que a equipa perdeu Sebastian Vettel ainda na volta de aquecimento, em virtude de problemas mecânicos no Ferrari do alemão. O finlandês realizou uma boa corrida, chegou a estar a quatro segundos de Rosberg, que perdeu tempo na sua última paragem nas boxes, a dez voltas do final da corrida, mas o homem da Mercedes tinha a contenda perfeitamente controlada. Azar para a Ferrari perder o seu piloto logo antes da partida, impedindo que se pudesse ficar a saber que tipo de luta a Ferrari podia ter dado mais à Mercedes. Pelo que se viu pela parte de Raikkonen, poderia ter sido uma luta bem mais interessante com Vettel em pista…

Terceiro lugar para Lewis Hamilton, que partiu mal e ‘colocou-se a jeito’ do pelotão. Sofreu um toque de Valtteri Bottas na primeira curva (o finlandês foi penalizado por isso) e isso estragou-lhe quase por completo a corrida. Foi às boxes cedo, mas depois realizou uma boa corrida de recuperação, terminando no lugar mais baixo do pódio, a 30.1s do seu colega de equipa, nunca estando em condições sequer de se chegar a Raikkonen.

Apesar de ter danificado a asa dianteira do seu monolugar na primeira curva, Daniel Ricciardo recuperou até quarto e mostrou que a Red Bull-TAG Heuer       , assim que tiver um motor melhor, pode lutar ainda mais à frente. Nova grande corrida da HAAS, com Romain Grosjean a terminar em quinto, fazendo ainda melhor do que em Melbourne. (Mais informação dentro de momentos)

Max Verstappen foi sexto, realizou uma boa corrida, ‘vingando-se’ de Melbourne. Felipe Massa e Valtteri Bottas estiveram apagados, com a Williams longe dos lugares que esperava estar a disputar.  Primeiros pontos para a McLaren este ano e logo por intermédio de Stoffel Vandoorne, que realizou uma boa corrida de estreia na F1. Muito prometedor. Depois do que lhe sucedeu nos treinos livres com a penalização, Kevin Magnussen esteve bem e terminou em 11º, mas o grande destaque vai para Pascal Wehrlein , que foi 13º, e melhor que isso, realizou uma corrida muito boa, mostrando que a Manor deu um verdadeiro salto qualitativo ao escolher a Mercedes para parceira. no pólo oposto esteve a force India, com os seus pilotos muito apagados no Bahrein, termnando nas últimas posição, só com o Manor de Haryanto atrás.

CLASSIFICAÇÃO FINAL:

  1. Nico Rosberg GER Mercedes-Mercedes  57 voltas 1h 33m 34.696s
  2. Kimi Raikkonen FIN Ferrari-Ferrari +10.2s
  3. Lewis Hamilton GBR Mercedes-Mercedes  +30.1s
  4. Daniel Ricciardo AUS Red Bull-TAG Heuer  +1m 02.4s
  5. Romain Grosjean FRA Haas-Ferrari +1m 18.2s
  6. Max Verstappen NED Toro Rosso-Ferrari +1m 20.9s
  7. Felipe Massa BRZ Williams-Mercedes    +1 volta
  8. Valtteri Bottas FIN Williams-Mercedes    +1 volta
  9. Daniil Kvyat RUS Red Bull-TAG Heuer  +1 volta
  10. Stoffel Vandoorne BEL McLaren-Honda       +1 volta
  11. Kevin Magnussen DEN Renault-Renault        +1 volta
  12. Marcus Ericsson SWE Sauber-Ferrari          +1 volta
  13. Pascal Wehrlein GER MRT-Mercedes +1 lap1
  14. Felipe Nasr BRZ Sauber-Ferrari          +1 volta
  15. Nico Hulkenberg GER Force India-Mercedes +1 volta
  16. Sergio Perez MEX Force India-Mercedes         +1 volta
  17. Rio Haryanto INA MRT-Mercedes +1 volta
Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
27 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

O abandono do Vettel logo no aquecimento, o Hamilton abalroado pelo Bottas (onde ele estava com a cabeça??) e o mau arranque do Kimi, esses três factores fazem que a vitória do Rosberg tenha tido um pouco de sorte à mistura, esta época os arranque vão ser muito importantes no desenrolar do resto da corrida, pois a Mercedes e a Ferrari parecem estar num nível semelhante (a nível de corrida, pois em qualificação a Mercedes continua a mandar). O Kimi fez uma corrida competente tal como no mesmo GP no ano passado. O Grosjean a fazer uma gigante corrida, e… Ler mais »

LeonardoM
LeonardoM
8 anos atrás

Mais um vitória para a Mercedes e Rosberg voltou a bater Hamilton no arranque, (para minha tristeza), que este ano parece estar a descansar um pouco. A meu ver os 3 pilotos que merecem destaque são: Grosjean, Wehrlein e Vandoorme. A Manor ainda chegou a rodar em 8º e mostrou que apesar de não terem grande carro, o motor ajuda muito e conseguem ter alguma competitividade. O Grosjean se continuar assim ainda chega ao pódio. O Vettel não sei o que se passou. E momentos antes da corrida começar estava a prever que um dos Ferraris ia abandonar, vou começar… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  LeonardoM
8 anos atrás

E de certeza a previsão era ser um abandono do Kimi, certo? Eu até acho que o Kimi roubou o carro ao Vettel e o Vettel correu com o carro do Kimi.

O Hamilton parece estar a descansar um pouco, mas também não têm culpa que o Bottas entre à “kamikaze” na 1ª curva.

LeonardoM
LeonardoM
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Por acaso a previsão era de o Vettel abandonar xD
Sim isso é verdade, foi praticamente abalroado o que estragou a corrida por completo e via-se uma parte de carbono do carro pendurada xD

Kampux
Kampux
8 anos atrás

Nova corrida e dúvida mantém, terá a Mercedes luta pelas vitórias em condições normais? Vamos esperar pelo GP China para ver se temos resposta. Esta corrida quanto a mim começou a decidir-se antes da partida e na 1º curva. Boa vitória do Rosberg, mas também é certo que teve muita sorte em não ter qualquer tipo de oposição. O Horner na semana passada dizia que ia lutar com a Ferrari, parece que resposta dele foi dada hoje em pista. A Ferrari alterou tanto para conseguir aproximação à Mercedes, e parece ter conseguido, mas com tantas mudanças nota-se que a fiabilidade… Ler mais »

Pity
Pity
8 anos atrás

Infelizmente, não consegui ver a corrida em condições, tive visitas….mas do que vi, grande corrida de Grosjean, que está um senhor piloto, mais um mau arranque do Hamilton, mais uma asneira do Bottas, desta vez o azar calhou a Vettel e Rosberg voltou a rir. Button a ter mais um dos problemas habituais, com Vandoorne a mostrar que a melhoria da McLaren é real, desde que não avarie, claro, mas foi uma bela estreia do belga.

can-am
can-am
8 anos atrás

Não vi o GP,mas julgo que mais uma vez o Hamilton atirou mais uma vitória pela janela fora…e não totalmente por culpa dele. As saídas tornaram-se um verdadeiro quebra cabeças para o inglês. E o Rosberg mais uma vez não cometeu erros e saiu-lhe tudo bem .Já vão 5-0 para o alemão nos últimos 5 GPs o que deixa Hamilton em clara crise Rosberg parece tomar uma opção muito séria pelo titulo deste ano. Palmas novamente para a Haas – que estreia espectacular sem dúvida.

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Bela corrida do Grosjean! A estrela da temporada até agora! O Rosberg começa a ganhar embalagem para o título, acho que está no pico da sua carreia, esta será a temporada do tudo ou nada para ele. O Alemão fez uma bela corrida com uma boa gestão da vantagem e uma boa estratégia enquanto que o Hamilton teve algum azar no arranque (mas já tinha perdido o 1º lugar quando chegou à 1ª curva) e condenou-se ao 3º lugar ao ter optado por pneus médios na 1ª paragem. Quanto à Ferrari voltou a mostrar mais ritmo em corrida do que… Ler mais »

lumman
lumman
Reply to  racingmachine
8 anos atrás

Embalagem pelo título? Apenas com 2 provas! O Vetel ainda tem uma palavra a dizer e há carros cuja mise au point ainda não foi feita.

sr-dr-hhister
sr-dr-hhister
8 anos atrás

Grande Grosjean, grande Vandoorne e Grande Rosberg. Espero que seja ele a ganhar o campeonato, já que mais nenhum outro o pode fazer, contra o Mercedes de Hamilton. Acho Rosberg parecido com Button e só se ganhar um campeonato lhe darão o devido valor, se não passa por um piloto mediano, por ser mais regular que espectacular, mas as vistas enganam.

anotheruser
8 anos atrás

Em dois GP seguidos, e com este modelo de classificação, ficar-se pela Q2 num lugar elevado é mais vantajoso que espremer o carro para passar à Q3.
Hulkenberg (10º para 7º)e Bottas (11º para 8º) na Austrália / Grosjean (9º para 5º) e Verstappen (10º para 6º) no Bahrein.
A Toro Rosso já percebeu isso: na Austrália ficou com os dois carros na Q3 e acabou fora dos 8 primeiros na corrida. O inverso no Bahrein (exceto o abandono do Sainz).
Revendo a Q2 do Bahrein, percebe-se a atitude do Sainz e Verstappen em acabarem mais cedo a sua Q2.

MVM
MVM
8 anos atrás

A Ferrari decidiu ouvir as preces dos adeptos portugueses do Kimi e desta vez sabotou o carro do Vettel. O problema é que nem assim o Räikkönen “foi lá”. Falhou a partida e logo aí comprometeu a possibilidade de ganhar. E tinha carro para isso. Foi um GP meio frustrante para mim: dos meus favoritos, um nem completou a volta de formação, outro atirou-se feito um maluquinho contra o Hamilton na primeira curva e o terceiro, felizmente, mostrou mais uma vez o que eu sempre disse dele aqui quando assinava com outro nick (mesmo se alguns patetas me gozavam por… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  MVM
8 anos atrás

A sua primeira frase é deliciosa 🙂
Mesmo com as dicas sobre os seus favoritos, não descobri qual era o seu anterior nick…
Já reparou que o tal “maluquinho” é especialista em estragar corridas a campeões do mundo?

MVM
MVM
Reply to  Pity
8 anos atrás

O facto de se ter comportado como um maluquinho num GP não quer dizer que o seja, digamos assim, a tempo inteiro. Se se refere aos dois toques com o Kimi Räikkönen no ano passado, um deles foi culpa do Kimi e o outro foi considerado um incidente de corrida pelos comissários. O Valtteri até é um piloto bastante cerebral e não se envolve assim em tantos incidentes.
Quanto ao meu nick anterior: quer dizer que nem com o ‘Britney’ vai lá? Pity, está a perder qualidades 😉

Pity
Pity
Reply to  MVM
8 anos atrás

Ah, pois! Eu estava um pouco lenta, como o meu computador, faltava-me “speed” 🙂
Com ou sem culpa, o facto é que o Bottas está calhado para encontros imediatos com campeões. É um facto que se envolve em poucos incidentes, mas quando se envolve…é com campeões, com os outros nem dá pica…

anotheruser
Reply to  MVM
8 anos atrás

Grosjean, campeão do mundo?
Só se o lugar do Raikkonen na Ferrari ficar vago e o Grosjean continuar a psicoterapia.
Talvez o prodigioso Herbert possa perguntar ao Raikkonen quando é que este se reforma?

MVM
MVM
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

E que tal se deixasse de ser estúpido?

anotheruser
Reply to  MVM
8 anos atrás

Oh! E iria eu tirar-lhe a sua vez?!

Pity
Pity
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Este Grosjean, não é o de 2012, este, é um piloto rápido, consistente e talentoso, numa equipa de ponta, não vejo porque não poderá ser campeão.
Não goze com a psicoterapia, pois ela ajudou-o verdadeiramente, assim como a corrida de suspensão. Se há (houve) piloto a quem um castigo fez bem, foi ao Grosjean.

anotheruser
Reply to  Pity
8 anos atrás

Não gozei com a psicoterapia Pity. E acho mesmo que ele precisa mesmo dela. Para bem dele. E o próprio Grosjean pensa o mesmo. Todavia não creio que seja o “umpff” para vir a ser campeão. HAAS é uma “equipa de ponta” enquanto for “minion” da Ferrari. Não pertenço a nenhum movimento anti DSM IV. Aliás não tenho qualquer preconceito em relação a quem precisa de algum complemento terapêutico psíquico para optimização, seja esse complemento apenas o desenvolvimento de melhores estratégias de coping, seja pelo ajuste psicofarmacológico. Acho que é normal, mas o grande estigma social que existe em relação… Ler mais »

MiguelCosta
MiguelCosta
8 anos atrás

Grosjean, Vandoorne e Wehrlein, o primeiro porque está um senhor piloto, o segundo porque demonstrou o que já há muito penso dele, o lugar dele é na F1, e o terceiro porque com um chaço com um grande motor, revela grande rapidez, ao contrario do colega que se arrasta. Parabéns ao Rosberg embora preferisse ver luta pelo primeiro lugar, certo é que sem o Hamilton lá na frente ele ganha. Azar do Vettel e boa corrida do Kimi, chegou mais longe do que a Ferrari me parece que pode aspirar, imediatamente atrás dos Mercedes, graças ao mau arranque do Hamilton… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado