Sebastien Vettel “abre a porta à F1” e ‘desconversa’ quanto à Porsche e a Le Mans
O nome de Sebastien Vettel voltou a surgir como rumor para o lugar de Lewis Hamilton, que sai da Mercedes e vai para a Ferrari em 2025. Vettel diz que o regresso à F1 poderia ser “atrativo e interessante” ao revelar conversações com Wolff, patrão da Mercedes.
Vettel diz que não se sente demasiado velho para competir na Fórmula 1 e que estaria potencialmente interessado num regresso ao desporto se o ‘pacote’ fosse adequado.
Vettel pendurou as luvas e o capacete no final da campanha de 2022, após duas temporadas desafiantes com a Aston Martin – mas com 13 lugares disponíveis na grelha do próximo ano, e pilotos como Fernando Alonso a correr para lá dos 40 anos, Vettel, de 36 anos, admitiu considerar um regresso ao campeonato.
“Quanto melhor for o carro, quanto melhor for a equipa, mais excitante é a perspetiva de ser bem sucedido”, disse Vettel em declarações à Radio X no Reino Unido.
“Estou a acompanhar o desporto, vejo o que se passa. E [um retorno] pode ser atraente e interessante, mas realmente depende do pacote completo, porque é um grande compromisso também, com todas as outras coisas acontecendo fora da atividade de pilotar. Para considerar seriamente, dependeria muito do pacote. Do ponto de vista da idade, sinto-me muito jovem com todos os rapazes que ainda andam por aí e assinam grandes contratos, estando por aí há mais tempo – parece que posso ter mais 10 anos no desporto! Por isso, estou definitivamente à frente deles em termos de manter a forma”.
Com a saída de Lewis Hamilton da Mercedes para a Ferrari na próxima época, um lugar nas Flechas de Prata está entre os mais procurados da grelha.
Quando questionado pela Sky Sports sobre como se sentiria em relação a uma oferta para pilotar para a Mercedes, Vettel respondeu: “Tive conversas com ele [o patrão da Mercedes, Toto Wolff], não propriamente sobre o lugar. Também falámos sobre toda a situação. Mas também falei com outros, porque continuo a manter-me em contacto de vez em quando. Tenho alguns projectos e ideias em conjunto com a F1. Veremos se vão resultar ou não.
“Por isso, mantenho-me em contacto. Não sei. Acho que temos de fazer mais alguns telefonemas e conversas para sabermos um pouco mais. Mas de certeza que [a Mercedes] é um dos melhores lugares da grelha.”
Uma das razões pelas quais Vettel decidiu abandonar o desporto foi para poder passar mais tempo com os seus filhos. Um regresso às corridas iria levá-lo de novo para a estrada e para longe da família durante grande parte do ano – com o tetracampeão a admitir que esse seria um fator a considerar.
“É uma decisão que tomo por mim, mas que também tomo pela família”, acrescentou Vettel. “Os miúdos já disseram que adoram as coisas como estão agora. Eles não gostariam muito de voltar, mas disseram isso sem [eu] perguntar, para ser honesto. Dependendo do carro, será algo que discutiremos juntos, obviamente.”
Entretanto, depois de ter testado um Hypercar Porsche 963 em Motorland Aragon na semana passada, falou-se que Vettel poderia participar em Le Mans este ano com o fabricante alemão. Mas Vettel disse que não achava que essa perspetiva fosse “realista”, acrescentando: “Foi muito emocionante, muito diferente ter um teto sobre a cabeça. Mas sim, foi uma experiência fixe”. E temos de a aceitar – não há nada que possamos fazer. É óbvio que não vale a pena voltar atrás e discutir demasiadas coisas. Seguimos em frente e esperamos estar um pouco mais afastados, os carros, aqui”.
George Russell foi questionado quanto aos rumores de Vettel e a resposta foi a óbvia: “o Sebastian é uma grande pessoa e é um tetracampeão mundial e, com certeza, a sua personalidade faz falta na grelha e penso que é importante termos os 20 melhores pilotos do mundo a competir por vitórias e campeonatos. Por isso, como já disse antes, estou muito feliz e aberto a ter qualquer pessoa como meu colega de equipa, quer seja um campeão do mundo ou um estreante, isso não muda a forma como faço as coisas. E como já disse, darei as boas-vindas a qualquer pessoa”.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
A porta da F1 poderá abrir-se para o Vettel, essa porta tem de estar sempre aberta para alguém que é tetra-campeão mundial. Contudo, do ponto de vista meramente desportivo, não me parece que o Vettel possa acrescentar muita coisa. Basta pegar no exemplo dos seus últimos dois colegas de equipa na F1. É bastante claro que o Sainz de um modo geral está mais perto do Leclerc do que estava o Vettel. Da mesma forma que o Alonso bate o Stroll com muito mais facilidade do que fazia o Vettel. Isto são indicadores bastantes claros de que o Vettel já… Ler mais »
Discordo em absoluto. A Mercedes precisa mais de o vettel que o vettel da Mercedes.
Por onde passou o seb foi crucial no desenvolvimento do carro. Redbull Ferrari e aston Martin, que é precisamente o que a Mercedes precisa como pão para a boca.
Pessoalmente iria adorar ver o regresso de um dos maiores campeões da f1.
Se for para a Mercedes… Lá terei de torcer pelas flechas…. 😵
Juventude, juventude, juventude!… (diz um velho de 63 anos)
Prefiro 1 Alonso a 30 Sargents ou muitos que só lá estão pelo capital e conexões! E o Vettel é velho? Se me disser que é um campeão limitado e que nada vem a acrescentar, é uma coisa. Agora que raio tem a idade a ver com o caso? Você prefere um empregado novo ou um empregado competente? Você e a Pity, que devem ser dos mais velhos daqui, muito gostam de cascar na vossa faixa demográfica! Não entendo qual é o vosso problema. Acham que um ser humano deve ser descartado por causa da idade? Que ideia mais estúpida!… Ler mais »
Por acaso eu falei na idade do Vettel?
Não sei qual é a sua idade, mas há uma coisa que eu sei: as nossas capacidades diminuem com a idade, uns mais depressa do que outros, mas todos perdemos capacidades com a idade. Há um estudo que diz que as começamos a perder a partir dos 35 anos, veja só. E não, não é um estudo da internet, é muito mais antigo.
Não disse sobre o Vettel mas disse sobre outros pilotos, daí a inclusão. Há estudos para todos os gostos. E há excepções como é óbvio. Alonso é uma delas e há vários atletas a competir ao mais alto nível já com certa idade. Há um jogador japonês com cerca de 60, a jogar futebol profissionalmente e a marcar golos. É uma questão de manutenção. Claro que as células decaem mas é possível contornar o tempo com adaptação dos exercícios, manutenção e tempo de recuperação ajustado. O que interessa é ser competitivo ou não, independentemente da idade, tanto para cima como… Ler mais »
OK, se isso lhe faz muita confusão, posso trocar por: Renovação, renovação, renovação… Assim já não falo em idade. Não faz nenhum sentido as carreiras prolongarem-se indefinidamente, só porque as marcas têm medo de apostar em pilotos inexperientes (estou a evitar dizer jovens) com potencial, só porque os mais experientes lhes dão mais resultados no imediato. Se não houver renovação, a F1 ou qq outro desporto morre. Que segurança é que por ex. o Villeneuve Jr. dava à Williams, ou o Hamilton à McLaren? Arriscaram e ganharam logo.
Exacto. É porque não há renovação que o Drugovich e o Pourchaire, campeões de 2022 e 2023 da F2, e que mereciam, pelo menos, um ano de F1, estão a ver navios.
E a culpa é dos “velhos” ou dos pagantes que não valem um chavo?
Vocês vêem F1 há anos e ainda não perceberam que a falta de renovação é devido aos negócios?
Vocês sabem quem é o pai do Sargent, por exemplo? Façam uma pesquisa e fiquem com uma ideia do tipo de negócios que há na F1.
Alguém disse, já não sei quem, que a F1 era mais política que a própria política. Não é mentira nenhuma e o caso do Horner é exemplo recente.
Mas eu sou completamente a favor de renovação como até aludi na resposta à Pity. Mas renovação não significa pôr na rua pilotos só porque são “velhos”! Vocês vêem a questão dum prisma errado. O problema são pilotos pagantes que não valem um chavo! Esses é que estão a impedir que a tal renovação aconteça. Qualquer jovem só tem a ganhar em correr com ou contra Hamilton, Alonso, etc. Mas quando esses pilotos jovens se chamam Sargent ou Nikita ou até Schumacher Jr, Senna, o sobrinho, ou Nelsinho, que só lá chegaram pelo nome, não só não acrescentam nada ao… Ler mais »
Para quê? O Vettel pós arrazo do Leclerc em Monza, ficou de rastos nunca mais foi o mesmo. Seria um erro enorme, o Kimi Antonelli tem muito mais potencial que o actual Vettel.
Eu gostaria de ver o Vettel de volta… mas num lugar na FIA. Acho que aí seria mais útil do que ao volante. Não gosto de regressos pois, na maioria das vezes, não acrescentam nada à carreira.
Será o caso do Alonso?
O caso do Alonso está na minoria das vezes, ou se preferir, na média da carreira 🙂
Por momentos julguei ser um artigo de 1 de Abril…lol
Tendo em conta que na RB bateu um piloto apenas mediano (Webber) sendo depois batido por Ricciardo. Na SF bateu um Kimi a meio gás (uma sombra do Kimi dos tempos da Mclaren), mas depois do atesto que levou de Leclerc e de ter andado apenas um pouco melhor que Stroll acho que está tudo dito sobre Vettel, em especial o dos últimos anos…
Se Russell tem estado a bater LH regularmente imagino o monumental atesto que não daria a Vettel…
A ver pelos negativos devo ter dito alguma mentira…lol Vai na volta o Webber era um piloto de topo, Vettel terá batido Ricciardo em 2014, o Kimi da 2ª fase na SF ainda estaria no auge, Vettel deve ter aviado Leclerc e o alemão também deve ter cilindrado Stroll na AM, deve ter sido isso… looool
Parece-me engraçado que se considere um piloto 4 vezes campeão do mundo, mediano.
Engraçado mesmo é ter depreendido que eu disse que Vettel era mediano…
Onde é que eu escrevi isso??? Faça lá copy paste dessa “minha afirmação”…
Tem sempre que haver um imbecil a dar negativos…lol
É tão, mas tão imbecil que já deu mais um… loooool que fartote!
Para o freak show ficar completo, só falta aqui um dos vómitos do *RMPS*.
Mas para o circo já não falta nada, pois o palhaço de serviço já se manifestou…
Cumprimentos
loooooooooooool