Rosberg na pole e Hamilton bate na Q3

Por a 18 Junho 2016 15:25

Nico Rosberg assegurou a pole position do GP da Europa de F1, aproveitando bem um erro de Lewis Hamilton, que bateu na derradeira fase da qualificação. O piloto inglês foi o mais rápido nos três treinos livres, mas na qualificação Rosberg reagiu e desde a Q1 suplantou Hamilton, que errou por diversas vezes durante a sessão, sendo que na última das quais levou-o a ficar de fora do resto da Q3, terminando a qualificação apenas na 10ª posição.

Grande sessão para Sergio Perez, que colocou o seu Force India na segunda posição, mas uma penalização resultante do acidente que teve – a equipa viu-se na obrigação de trocar a caixa de velocidades – vai fazer com que tenha que descer cinco posições na grelha. Curiosamente, depois do incidente de Hamilton, que resultou numa bandeira vermelha, pensou-se que a sessão já não se reiniciaria, mas os pilotos ainda tiveram 2:05 minutos para mostrar o que valiam e Rosberg ficou nas boxes, seguro que o seu registo não seria batido.

Nessa volta, Daniel Ricciardo melhorou o seu registo, empatou com Sebastian Vettel e sai na frente do homem da Ferrari. Kimi Raikkonen foi quinto na frente de Felipe Massa, Daniil Kvyat, Valtteri Bottas e Max Verstappen. Na Q2, Rosberg deu um forte sinal a Hamilton que iria lutar pela pole, ao realizar 1:42.520, um registo melhor que o da pole position, e na primeira fase da qualificação, Jenson Button, foi eliminado, enquanto os dois Renault ‘reservaram’ a última linha da grelha.

Untitled-1

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
19 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Pity
Pity
8 anos atrás

Sobre Hamilton já opinei. Como de costume, a McLaren mostra-se nos treinos livres, mas evapora-se na qualificação. Que diferença entre Perez e Hülkenberg! A Ferrari bem, não esquecendo Ricciardo, a igualar Vettel ao milésimo!.
Espero uma corrida movimentada, e não me atrevo a dar palpites sobre o vencedor, atendendo ao que vi na GP2, com várias zonas de ultrapassagem, com a tendência dos pilotos passarem pelas escapatórias e “cumprimentarem” os muros, o que menos errar, poderá vencer.

gillesi
gillesi
Reply to  Pity
8 anos atrás

Perez esteve a um nível elevadíssimo, mas entre o Hulk e o seu engenheiro houve um equívoco que impediu o alemão de fazer a última volta lançada.

MVM
MVM
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Equívoco ou não, a verdade é que, depois do 2.º lugar do Fisichella no GP da Bélgica de 2009, todos os pódios da Force India foram da autoria do Sergio Pérez. Apesar de muitos dizerem o contrário, sempre entendi que o Nico Hülkenberg não tem estofo para a F1 e cada GP que passa mais confirma esta minha impressão.

MVM
MVM
Reply to  MVM
8 anos atrás

E podem votar negativamente quantas vezes quiserem, porque isso não altera a realidade: o Hülkenberg não tem estaleca para a F1.

noteam
noteam
8 anos atrás

Foi a 1a vez que vi os F1 rodar em Baku e devo dizer que fiquei muito surpreendido com o circuito, achava que seria uma seca, mas é o oposto e amanhã a corrida promete. Sessão de qualificação marcada pela enorme superioridade dos Mercedes, sem rivais à altura basicamente. Pole position justa do Rosberg, sólido, sem cometer erros acabou por segurar uma pole que será muito valiosa.Por sua vez, o Hamilton fez uma viagem ao seu passado mais obscuro, comentários galifões antes, erros desnecessários depois, que desastre. A batida do Hamilton acabou por adulterar um pouco a sessão final, mas… Ler mais »

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  noteam
8 anos atrás

Também gostei da pista, fez-me lembrar uma qq que não me estou bem a lembrar! Lampur? Singapura? Valência?

gillesi
gillesi
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

Essa de Lampur é uma que fica para os lados de Kuala?

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  gillesi
8 anos atrás

Sim, mesmo à direita, depois do tracinho!

MVM
MVM
Reply to  fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

Nem assim. É ‘Lumpur’, não ‘Lampur’.

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
Reply to  MVM
8 anos atrás

Não, essa é a versão aberta do circuito. Refiro-me à versão fechada!!

dumberdog
dumberdog
Reply to  noteam
8 anos atrás

Também gostei da pista fez-me lembrar, pelo menos nas zonas mais estreitas, Detroit dos anos 80 e até o Circuito da Boavista.

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Não esquecer que o Perez vai ser penalizado, por isso será o Ricciardo a partir ao lado de Rosberg que deverá ter uma vitória fácil amanhã se não tiver nenhum problema no carro.

RedDevil
RedDevil
8 anos atrás

Primeiro, a minha equipa… o Ferrari é um carro “esquisito”… tanto parece que está perto dos Mercedes como no GP seguinte parece que está a milhas… Ou é muito dificil de conseguir equilibrios/compromissos entre todas as partes do carro, ou a equipa ainda não o compreendeu muito bem… ou então o Toto Wolf também anda a fazer no Ferrari o que faz no carro do Hamilton… Aparentemente, as únicas maneiras de bater os Mercedes era a Ferrari fornecer UM 2016 à RedBull ou a RedBull fornecer a “carroça” à Ferrari… da maneira que está, não vamos lá! O Hamilton voltou… Ler mais »

gillesi
gillesi
Reply to  RedDevil
8 anos atrás

Isto é o tipo de coisa que em qualquer altura podemos ter que engolir e Vettel já me deu alguns amrgos de boca mas foi em situações em que estava a tirar do carro aquilo que ele não podia dar, mas esta do Hamilton fez-me lembrar um artista que comentou por aqui na sexta-feira: Hamilton é e será sempre o melhor do mundo.

fanmotores-ex-useras77931
fanmotores-ex-useras77931
8 anos atrás

mais uma vez a rotatividade entre os Mercedes, embora desta vez por um erro de condução, mas quando é que voltamos a ver os 2 em luta direta? estranho a equipa que dá “15-0” aos outros, agora está sempre um deles (e curiosamente à vez) com problemas

can-am
can-am
8 anos atrás

O Hamilton parece ter deitado uma vitória pela janela fora – o erro foi dele apenas,num fim de semana onde sempre esteve bem acima dos outros. Consequentemente o Nico tem a via livre para ganhar amanhã, dada a enormidade
(1 seg !!!) que separa os Mercedes do resto. O Lewis vai fazer uma prova de trás para a frente, mas mesmo que consiga sobreviver aos toques, acho improvável que ganhe.

gillesi
gillesi
8 anos atrás

Ponto prévio: esta história dos muros virem mijar ao meio da pista com a qualificação a decorrer tem que acabar. Depois de ver esta qualificação, fica a ideia de que Rosberg só não ganha se adormecer com tanta facilidade. Relativamente aos sobreviventes das bandeiras amarelas, ter um motor Mercedes acabou por não ser um argumento irrefutável e acabou por ser algo parecido com o visto recentemente, excepção feita a Perez (chapeau) e a Kvyat. Se em relação ao primeiro lugar deve haver pouca luta, no que toca aos lugares secundários a coisa promete e até era capaz de arriscar que… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
8 anos atrás

Hamilton bateu? É claramente culpa do Toto Wolff! Ele meteu rodinhas no muro e fez com que quando o Hamilton passasse o muro se movesse alguns milimetros para dentro da pista. Se acham que estou a brincar lembrem-se o que aconteceu ao Senna no GP de Dallas em 1984: http://esporte.uol.com.br/f1/ultimas-noticias/2015/06/01/o-dia-em-que-ayrton-senna-bateu-e-disse-que-o-muro-tinha-mudado-de-lugar.htm

MVM
MVM
8 anos atrás

Fabuloso Sergio Pérez! Que pena a penalização, mas vai certamente fazer uma corrida interessante.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado