“Rodas soltas” de regresso à F1: FIA preocupada
A FIA está preocupada com o que sucedeu no despiste de Antonio Giovinazzi, quando depois de bater, o italiano perdeu uma das rodas do seu Alfa Romeo que foi acertar no Williams de George Russell. Sendo verdade que hoje em dia o ‘Halo’ reduz totalmente a possibilidade de lesões nos pilotos com pneus, já as suspensões agarradas às rodas nem tanto, se o azar bater mesmo à porta, como sucedeu com Ayrton Senna, e por isso o diretor da corrida da Fórmula 1, Michael Masi diz que a roda perdida por Giovinazzi é uma “preocupação” e que a FIA iniciou uma investigação sobre o incidente.
Esta questão das rodas ‘voadoras’ foi abordada pela primeira vez pela FIA com a introdução de ‘amarras’ em 1999. As suas especificações foram atualizadas em 2004, e de novo várias vezes desde então, e em épocas recentes tem sido muito raro ver uma roda soltar-se num acidente.
Mas pelo que se viu agora, as dinâmicas dos acidentes e do que fazem aos carros estão sempre a evoluir, pelo que a segurança tem que voltar a passar-lhes à frente: “É uma preocupação, porque se desprendeu. O departamento técnico da FIA, em conjunto com o departamento de segurança, irá investigar a razão, mas com um incidente como este é preciso olhar para todos os dados disponíveis, processá-los, e deixar que quem sabe do assunto tome decisões bem suportadas, ao invés de se reagir de forma irrefletida”.
O resumo de tudo isto é muito simples: aconteceu, agora há que atuar para que a segurança nestes casos volte a ficar acima do potencial azar…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Este ano já não é a primeira vez que acontece. Estranho não terem visto antes.
Quando é que aconteceu mais? Na Áustria o Kimi tinha o pneu mal apertado e fora isso não me lembro de mais nada
Sinceramente não vou dizer que foi aqui ou acolá, mas creio que foi em Silverstone. E creio que foi nos treinos.
Kvyat numa das corridas em Silverstone, por exemplo.
O caso do kvyat foi diferente. Foi apenas o pneu que saltou, ficando a jante presa à suspensão. E ai não há muito a fazer, não se consegue “fixar” permanentemente o pneu à jante
Confesso que falei tendo em conta a memória visual, que nem sempre é certa… De facto foi mesmo isso que aconteceu. Nas imagens, à primeira vista como a roda dianteira esquerda enrola para o outro lado e deixa de ser vista e a dada altura se vê ali um pneu a saltitar dá essa ilusão, mas depois de rever as imagens percebi que era a roda de trás.
No acidente entre o albon e o magnussen em Silverstone, a dianteira esquerda soltou-se completamente
Com o K Mag em silverstone
Quê só agora é que sabem que uma roda se pode soltar assim??? ou uma peça maior???
Não é suposto a jante separar-se do carro. Mesmo com quebra integral da suspensão devem permanecer dois cabos de “aramid” a ancorar cada jante ao habitáculo/transmissão.
Soltar-se um pneu da jante é outra coisa e resulta usualmente de porca mal apertada. Isso traduz uma “unsafe release” e dá multa pesada.
Deviam rever também as barreiras em spa, substituir os pneus por aquelas barreiras que existem nos circuitos novos.
Tanto neste acidente como com o Hubert no ano passado um carro bate nos pneus e volta para a pista.
Muito simples… podem ir ver o modelo em qualquer Kartódromo… por 10.000€, eu forneço 20 unidades em tubo galvanizado de 2″ para equipar todo o grid…
Creio que o conjunto roda/suspensão só se soltou pelo efeito alavanca da barreira de pneus. Não há muito como calcular essa força sobre o material. Na minha opinião, nesse esporte não há nada 100% seguro. Pode ser melhorado, mas nunca vai evitar que algo se solte numa pancada como foi a de Giovinazi. Melhor seria se adotassem o halo que a indy usa, não é perfeito, mas é melhor que o halo da F1.
Não resulta pq este ano já ouve quem acabou uma prova com uma solta e mesmo assim venceu…