Reviver o passado na F1: Verstappen e Norris em duelo épico e controverso

Por a 30 Junho 2024 17:37

Drama em Spielberg: Colisão entre Max Verstappen e Lando Norris marca reviravolta no GP da Áustria.

Pilotos da Red Bull e McLaren colidem e deixam Mercedes a sorrir…

O melhor que podia ter sucedido ao Mundial de Fórmula 1 de 2024 sucedeu hoje entre Max Verstappen (Red Bull) e Lando Norris (McLaren). Este filme já foi visto em 2021, quando a Red Bull passou a dar grande luta à Mercedes e tudo terminou como todos sabemos em 2021. Daí para cá a Red Bull saiu-se bastante melhor no desenvolvimento do seu carro para a nova era de efeito de solo da F1 que arrancou em 2022 e daí para cá têm sido poucas as vezes que a Red Bull em geral, Max Verstappen em particular, se deixaram bater.

O ano de 2023 foi de todos os recordes para a Red Bull e para Verstappen, no arranque deste ano as coisas mantiveram-se promissoras para os homens de Milton Keynes, mas a pouco e pouco a McLaren, especialmente a McLaren e um pouco menos a Ferrari e a Mercedes, têm sido capazes de se aproximar da Red Bull.

Hoje, depois de uma primeira parte de corrida dominador por parte de Max Verstappen, percebeu-se que a McLaren estava a jogar um ‘long game’ e já mais perto do fim da corrida, Lando Norris aproximou-se muito de Max Verstappen ao ponto de ficar ‘dentro’ da margem para a utilização do DRS.

O inglês da McLaren passou a atacar sempre que pode o neerlandês e algo que mais cedo ou maia tarde, todas anteviam, a colisão foi inevitável. Ficaram lá os dois…

Não logo, mas pouco depois, Verstappen furou e foi mudar pneus, terminando em quinto e Lando Norris foi às boxes e por lá ficou com demasiados danos no carro.

Quanto ao incidente, Lando Norris tentou a ultrapassagem na curva três, por fora, os carros tocaram-se o Red Bull sofreu um furo e o McLaren ficou com danos na asa da frente.

Os comissários de pista penalizaram Verstappen por ter causado a colisão, mas as opiniões dividem-se quanto à justiça da penalização.

Ainda não tinha sido preciso ver Verstappen ser agressivo como foi hoje, mas desta feita recordámos o Verstappen de há uns anos.

Inicialmente, Verstappen não gostou do seu Red Bull com o pneu duro (C3), ficou irritado com a lentidão da Red Bull na última paragem nas boxes, começou por causar via rádio que Norris estava a fazer ‘divebombing’ no gancho. Numa dessas tentativas, Norris tinha voltado a sair com as quatro rodas dos limites de pista e iria ser penalizado, mas Verstappen esqueceu-se disso e reagiu quando foi atacado na volta seguinte, e acabou por ser maioritariamente culpado pelo incidente. Claramente, exagerou, não tanto como o vimos fazer no passado, por exemplo, em 2018, ou mesmo 2021, mas exagerou. E foi penalizado.

O resumo disto tudo é que Verstappen começou a sentir a pressão e os erros apareceram. Foi o primeiro erro de avaliação que lhe vimos em muito tempo. E acabou mal para os dois, pois quem ganhou foi a Mercedes.

Para os adeptos, este pode ter sido o começo de um novo filme ao melhor estilo da ‘série de 2021’.

Sem dúvida que esta foi uma luta digna de ver, os dois pilotos levaram-se ao limite e ambos deixaram claro ao outro o que esperar.

Do nosso ponto de vista, se há algo que queremos são corridas duras na luta pelo triunfo ou mesmo por posições em pista. Essa é a essência da F1. Mas se ambos conseguirem fazer o mesmo sem os toques, o espetáculo agradece, pois aquela luta merecia que se mantivessem até ao fim para ver quem levava a melhor. Se for isto que podemos esperar daqui para a frente, que venha, mas sem choques.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
9 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Lagaffe
Lagaffe
4 meses atrás

O Max tem o campeonato no bolso, é totalmente desnecessário chegar a isto. Que aprenda a ser campeão sem ser sacana.
Ainda para mais dizem-se amigos…

nvg
nvg
Reply to  Lagaffe
4 meses atrás

Hoje só se viu aquilo que este piloto é: (i) um bully e (ii) batível sem carro dominante

Daniel Sousa
Daniel Sousa
Reply to  nvg
4 meses atrás

Sim, apenas um bom piloto que tem ganho com a intimidação que faz. Como disse o Stella, é hora de por as coisas no sítio.

2020
2020
Reply to  Lagaffe
4 meses atrás

Sacana?… Porco!
O problema é que está rodeado de outros tantos.

2020
2020
4 meses atrás

Quantas vezes este porco ( é o termo correto pq só sabe fazer aos outros aquilo que não gostam que lhe façam) já fez isto vezes sem conta sem ser punido por exemplo com Leclerc, onde os comentadores da sportv (outros) até diziam que foi em legitima defesa ou que os pneus ainda estavam “frios”…
Precisas destas mas que fiques na berma… Isso não é digno de como te chamam.

LG MTB
LG MTB
4 meses atrás

Afinal o intitulado “melhor piloto do mundo e de todos os tempos”, de repente não parece ser tanto assim, aliás voltou a fazer o mesmo do costume antes de ter o grande carro dominador em 2022 e 2023, porque de 2021 nem vale a pena falar, pois já são moscas que dormem. Sempre tive as minhas questões sobre ele ser o tal “fora de série” e hoje só confirmou as minhas suspeitas, ele não é, tem uns ombros largos e gosta muito de dar um “chega para lá” a quem o tenta passar. E claro está gosta muito do “não… Ler mais »

#99
#99
4 meses atrás

A análise no meu ponto de vista é simples. Quando o Max é apertado a culpa é do outro, quando ele aperta o adversário a culpa é deste.

belarmino alves
belarmino alves
4 meses atrás

É sempre interessante ver como as freiras se encarniçam no Max Verstappen seguindo aqueles que fizeram o mesmo no passado a Villeneuve, Mansell, Piquet, Senna (sim Senna), Schumacher e outros. Mas são destes que as pessoas se lembram ainda hoje (sempre bem informados ao longo de décadas pelo Autosport) e hoje relembrados (mais os esquecidos) pelas redes sociais. Este ano de F1 continua a ser dominado pelo Red Bull de Verstappen (embora isso não seja desejável por muitos patrocinadores), com uma Mercedes a “tentar encontrar-se”, uma Ferrari que “não arranca” à espera do “milagre Hamilton”, uma Red Bull com alguns… Ler mais »

alvesba22020_gmail_com
alvesba22020_gmail_com
4 meses atrás

Bem… Começo desde já a dizer que sou tiffosi. Para mim só há um carro. Ferrari. Os outros são carrinhos de rolamentos. 😏 Dito isto, parece-me haver aqui neste fórum muito ódio de estimação pelo Max. Voltamos à história do melhor de todos os tempos, etc Tenhamos noção de uma coisa. Um piloto é tão bom quanto o seu carro. Metam Max, Hamilton, Sena, Schumacher etc num carro como o williams e serão todos campeões como eu. Está premissa aplica-se igualmente ao comportamento em pista. Qualquer um destes pilotos que usei como referência já fizeram o mesmo. Por outros pilotos… Ler mais »

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado