Verstappen no lugar de Kvyat já no GP de Espanha de F1
A Red Bull decidiu mexer no seu line-up de pilotos para a próxima ronda do Mundial de Fórmula 1. Para o GP de Espanha (13 a 15 de maio), e daí para a frente, Max Verstappen foi promovido à equipa principal, fazendo dupla com Daniel Ricciardo. Uma medida que implica a ‘descida’ de Daniil Kvyat à Toro Rosso, ao lado de Carlos Sainz.
Sobre esta mudança o diretor desportivo da Red Bull, Christian Horner, afirmou: “O Max tem provado ser um excecional jovem talento. A sua performance na Toro Rosso tem sido de longe impressionante e estamos satisfeitos por lhe darmos a oportunidade de pilotar para a Red Bull”, acrescentando: “Estamos na posição única de termos quatro pilotos em torno da Red Bull e Toro Rosso com contratos de longo termo com a Red Bull, por isso temos a flexibilidade de os mover entre as duas equipas”, finalizou.
Como é lógico, isto é um enorme ‘castigo’ para Daniil Kvyat, com a Red Bull a antecipar uma medida que provavelmente iria fazer no final desta época. A dúvida seria que piloto ‘trocar’ e por isso a temporada na Red Bull iria ser muito interessante, pois a luta entre o australiano e o russo iria dar que falar mas Kvyat tratou de estragar tudo muito rapidamente e abriu a porta para que os responsáveis da Red Bull fizessem já a troca. Inesperada, mas na Red Bull, não tão estranha quanto isso.
Max Verstappen tem no seu contrato a ‘obrigatoriedade’ de ascender à equipa principal da Red Bull até ao terceiro ano do seu vínculo, ficando livre se isso não suceder. Como se sabe, a Ferrari deverá trocar a curto prazo de piloto, Kimi Raikkonen poderá sair no final deste ano e no início desta época pensava-se que a Nico Rosberg poderia estar determinado um futuro fora da Mercedes, mas as últimas exibições vieram ‘dizer’ o contrário. A Red Bull sabia disso, por isso dificilmente iria deixar livre um piloto promissor como Max Verstappen.
De resto, a Red Bull aproveitou este pretexto e vai ficar a saber o que vale Max Verstappen na equipa principal, ainda com 17 corridas para fazer esta época. Quanto a Kvyat, depois da ‘sorte’ que teve em ter sido escolhido em detrimento de António Félix da Costa, agora teve o azar de cometer erros numa altura muito má para si, e o desfecho imediato não augura nada de muito bom para a sua carreira. Mas a sua fibra como piloto pode permitir-lhe reagir a preceito e dar a volta à situação, resta aguardar…
Texto: André Duarte/José Luís Abreu
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Após ler esta notícia a minha reacção foi: hahahahahahahahahahahahaha.
É pena o AFC já não fazer parte da Red Bull senão ainda o podiam pôr no lugar do russo.
E o argumento do Marko:
http://www.gpupdate.net/en/f1-news/338920/marko-kvyat-could-not-cope-with-ricciardo/
O russo não aguentou a pressão do Ricciardo!!! E eu acrescento: nem a sombra do Max 🙂
O que me parece é que não aguentou a pressão do Vettel.
Acho que o problema foi a pressão por saber que um dos dois “Daniéis” tinha o lugar em risco, perante a certeza de que o Max iria ficar com o lugar de um deles. Na ânsia de bater Ricciardo, para que fosse o australiano a levar a pior, excedeu-se e, como a experiência ainda é pouca, vai só na 3ª época de F1, deu asneira grossa. Noutros tempos (Piquet, Senna), teria levado umas lambadas da vítima (Vettel) e pronto. Kvyat merece uma segunda oportunidade e esperemos que o Max não faça asneira grossa, o que pode muito bem acontecer, caso… Ler mais »
A questão não é apenas a espessura das asneiras, Pity. O Max fez asneira no GP do Mónaco do ano passado e o Vettel fez disparates como as colisões com o Webber nos GPs do Japão de 2007 e da Turquia de 2010, ou a colisão com o Button nesse mesmo ano no GP da Bélgica. O problema é que, no julgamento da Red Bull – ou, mais concretamente, do Dr Helmut Marko -, há pilotos que, pela sua grandeza e capacidade de evolução, podem ser perdoados pelos seus erros; há outros cujos erros são sintoma de falta de qualidades.… Ler mais »
Mais uma enorme precipitação da RB na sua política de pilotos. Acho que qq um dos dois ainda tem de provar que tem cabecinha, para além de mãos. A mensagem da direcção é que tb eles não têm calma. Como hão de querer que os pilotos tenham?…
Além do mais esta decisão não deverá trazer à RB resultados positivos no curto prazo, pois ambos os pilotos precisam de se adaptar a carros que não conhecem bem, antes de poderem começar a ter resultados.
Vai ser interessante ver o que vai acontecer com o novo figurino em embas as equipas:Red Bull e Toro Rosso, ou seja, Vettel x Verstapen e Kvyat x Sainz.
What? “Vettel x Verstappen”????
Já sabia que ia haver bronca, só não esperava que fosse tão cedo…
Ar grande choque. Não esperava isto da da red bull. Vamos ver no qe vai dar.
Não me lembro de nunca ter visto isso na F1. Só vi isso acontecendo na série Super Mônaco GP do Mega Drive (Genesis, Sega 16bits [não sei como era conhecido este console na Europa]). Mais uma dessas do Danil vai ser Game Over, hehe
Cheguei a jogar isso!muito bom!
Se batesse em uma ou duas vezes a ponto de abandonar a corrida era Game Over na certa hahaha. Vai ver que a direção da Red Bull joga bastante Monaco GP ainda heheh
Não concordo muito com esta troca de pilotos entre duas equipas que deveriam ser independente suma da outra. E sim, Kvyat errou, mas deveria ficar uns GP´s de molho para arrefecer a cabeça, chamando o 3º piloto da RB para o seu lugar. Porque se virmos bem, na China Kvyat não teve culpa que o Vettel não estivesse à espera dele naquela curva, Kvyat viu o espaço e aproveitou. Neste GP sim que fez uma borrada completa e então devia ter sido repreendido, mas daí a mandarem-no para a TR, parece-me demasiado, mas eles lá sabem. No meio disto tudo,… Ler mais »
Ó meu caro, desculpe lá, mas vocês e essa coisa dos mercados pequenos e grandes… por essa lógica, a Red Bull hoje deu um tiro – de canhão! – no pé ao comprometer o mercado russo – ou será que eles entenderam que o mercado holandês é mais importante que o russo? Estou a conseguir fazê-lo ver que essa argumentação não faz sentido? Ou será que as pessoas pensam que a Fórmula 1 é a única forma que a Red Bull usa para fazer publicidade? Vocês estão completamente enganados, quer quanto às estratégias e políticas desportivas da Red Bull, quer… Ler mais »
Tem alguma, mas, no caso da ascenção do russo à F1, Franz Tost afirmou uns dias antes que os dias em que a TR contratava pilotos pagos apenas com o dinheiro da RB tinham acabado. O tamanho da mala do Kvyat teve influência (falou-se em 15M de dólares). E foi por aí que o gato foi às filhós, Horner disse no domingo à noite que os erros do Kvyat tinham custado à equipa bastantes pontos (pontos que são traduzidos em dinheiro) o que constituiu a desculpa perfeita para o acusar de não resistir à pressão. Por outro lado, assim seguram… Ler mais »
Mostre-me onde leu essas declarações do Franz Tost e essa coisa dos 15 milhões. Se for fidedigno, serei o primeiro a mudar de opinião.
Isso que eu ia falar. Isso é pura politicagem. Com certeza viram no Max mais publicidade e receitas para a empresa do que no Danil e aproveitaram a oportunidade. Vai saber se não tem o dedinho do Daniel ou de seus empresários no meio disso (caso ele seja tipo meio Ayrton Senna ou Alonso). Ele bateu duas vezes nessa corrida, mas terminou a anterior no pódio. Ano passado se não me engano foi o único da Redbull a subir no pódio. Mas fazer o que!