Quem é Andrea Kimi Antonelli?
A ligação de Kimi Antonelli aos desportos motorizados é profunda. Está no seu nome e no seu sangue.
O jovem italiano nasceu em Bolonha e ‘fez-se’ na Mercedes.
Nasceu a 25 de agosto de 2006, o seu pai, Marco, é um antigo piloto de corridas e dirige a sua própria equipa de desportos motorizados, a Antonelli Motorsport.
A primeira corrida de Fórmula 1 a ter lugar após o nascimento do jovem de 18 anos foi o Grande Prémio da Turquia de 2006, ganho por Felipe Massa. Fernando Alonso – que estará na grelha com Kimi em 2025 – terminou em P2 nesse fim de semana.
Kimi tem o nome de Kimi Raikkonen? Não. Kimi é, de facto, o nome do meio do jovem de 18 anos. O seu nome completo é Andrea Kimi Antonelli.
Um amigo da família Antonelli deu ao italiano o nome Kimi porque combinava bem com os seus outros nomes.
Kimi começou a andar de kart aos sete anos, correndo pela equipa do pai. O seu primeiro título de kart veio em 2015, na categoria Trofeo Easykart e Kart Grand Prix EasyKart 60.
Quando é que Kimi se juntou à Mercedes?
Kimi juntou-se ao Programa Júnior em 2019, depois de conquistar vários títulos e vitórias nas categorias de karting júnior.
A sua estreia em monolugares aconteceu em 2021, competindo na F4 italiana e nos troféus do campeonato de Fórmula 4 dos Emirados Árabes Unidos.
O que Kimi conseguiu até agora?
A primeira vitória fora do karting foi numa corrida do Campeonato dos Emirados Árabes Unidos de Fórmula 4 em Abu Dhabi, em janeiro de 2022.
Na mesma temporada, conquistaria os títulos da F4 italiana e da Fórmula 4 ADAC. No total, nas duas séries, ele venceu 22 corridas em 35 provas.
Seguiu-se um passo para o Campeonato Europeu Regional de Fórmula Alpine (FRECA) em 2023.
Cinco vitórias e mais seis pódios depois, Kimi conquistou o título na penúltima ronda em Zandvoort.
No início de 2023, venceu também o Campeonato Regional de Fórmula do Médio Oriente com três vitórias e quatro pódios em 15 corridas.
Quatro títulos em duas épocas. Nada mau, pois não?
Kimi mudou-se para a Fórmula 2 com a PREMA em 2024 e venceu a sua primeira corrida em Silverstone na Sprint Race. Ganhou a sua segunda corrida na Hungria duas semanas depois, tornando-se o mais jovem vencedor múltiplo na história da série.
Kimi ganhou o título da FRECA em 2023 ao volante do número 12, o mesmo número com que correu durante os testes para a equipa no início deste ano e durante a sua primeira sessão FP1 em Monza, na sexta-feira. Atualmente, conduz o carro número 4 da PREMA na Fórmula 2.
Se o número 12 não estiver disponível para 2025, ele pode considerar o número 7.
Um Kimi a conduzir com o número 7? Isso sim, é que seria um regresso ao passado…
A idade é apenas um número Kimi tornar-se-á o terceiro piloto mais jovem a iniciar um Grande Prémio de Fórmula 1 quando alinhar em Melbourne no próximo mês de março, com 18 anos, seis meses e 20 dias de idade. Apenas Max Verstappen e Lance Stroll eram mais jovens nas suas estreias na F1.
Kimi será o 84º piloto italiano a iniciar um Grande Prémio de F1 na Austrália em 2025, e o primeiro desde Antonio Giovinazzi no Grande Prémio de Abu Dhabi de 2021.
Durante a vida de Kimi, apenas cinco pilotos italianos participaram numa corrida de F1: Giancarlo Fisichella, Jarno Trulli, Vitantonio Liuzzi, Luca Badoer e Giovinazzi.
Kimi será o 13º piloto de Grande Prémio de F1 da Mercedes, na próxima época, e o segundo a passar pelo Programa Júnior da Mercedes, depois de George Russell. Seguirá os passos de Juan Manuel Fangio, Stirling Moss, Andre Simon, Hermann Lang, Piero Taruffi, Karl Kling, Hans Herrmann, Michael Schumacher, Nico Rosberg, Lewis Hamilton, Valtteri Bottas e George Russell.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI