Quem ao lado de Pierre Gasly na Alpine F1?
A Alpine acabou de anunciar o prolongamento do contrato de Pierre Gasly com a equipa, um vínculo plurianual que se estende até aos novos regulamentos da F1 em 2026, o que surge no meio das recentes controvérsias e mudanças de pessoal.
Se a saída de Esteban Ocon é absolutamente natural, depois dos responsáveis terem percebido que nunca iria fazer uma boa dupla com Gasly, caso este piloto também saísse isso seria um revés significativo para a equipa.
Apesar de Esteban Ocon ter começado melhor, Pierre Gasly já estava a bater com consistência o seu colega de equipa, e agora que o desempenho da Alpine em pista está a melhorar a olhos vistos, foi levada em conta a capacidade de Gasly para trabalhar com a equipa e influenciar a afinação do carro, sendo que, claramente a previsível estabilidade com Pierre Gasly foi considerada vital para a competitividade futura da Alpine.
Agora, o tema passa a ser, com quem ao lado?
Carlos Sainz está a atualmente a considerar opções com a Audi e a Williams, mas surge agora a Alpine, suportada no facto de já ter algo bem melhor para mostrar, devido às recentes mudanças e melhorias na equipa, e isso pode ser fundamental para convencer o espanhol.
A Alpine das primeiras corridas deste ano nunca o conseguiriam…
Mas há mais, depende do que os responsáveis da Alpine privilegiarem…
Valtteri Bottas fica livre no fim deste ano e a sua experiência bem como excelente reputação com ‘team player’ podem ser decisivas.
Já se quiserem olhar para o futuro, Jack Doohan é o caminho. O filho de Mick Doohan é parte integrante da Alpine como piloto de reserva/simulador, conhece bem a equipa e esta conhece-o também bem, portanto será sempre uma opção credível para 2025.
Por fim, Mick Schumacher, o menos provável de todos. Ganhou experiência com a Haas e faz atualmente parte do line up da equipa Alpine no WEC, traz experiência adicional da Mercedes, mas é claramente a última carta do baralho, e o ‘trunfo’ mais fraco…
FOTO MPSA/Phillippe Nanchino
Entre a Williams e a Alpine, mesmo com a confusão a Alpine é uma melhor escolha e 2026 com a Honda pode ainda ser melhor do que se fosse Renault.
Penso que será Zhou mas não ficaria, de todo, surpreendido se fosse Mick. Sainz e bottas não acredito mesmo, Doohan talvez se a ideia for poupar nos ordenados para pagar o novo motor.