Quase, quase a regressar o Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1…
É cada vez mais forte a probabilidade do Mundial de Fórmula 1 regressar a Portugal. O AutoSport sabe que, apesar de ainda não estar totalmente certo, as conversações com o Autódromo Internacional do Algarve e a FPAK estão muito avançadas. Há ainda fatores que podem fazer mudar as coisas, mas neste momento as hipóteses de voltarmos a ter um Grande Prémio de Portugal de Fórmula 1 em Portugal são mesmo muito fortes.
A verdade é que desde que se percebeu que havia Grandes Prémios a ficar pelo caminho, logo em março, que a hipótese de um Grande Prémio em Portugal, no AIA esteve sempre em cima da mesa. A ‘chancela’ Grau 1 já estava prevista e foi só o primeiro passo para que tudo pudesse ser possível. Tal como Paulo Pinheiro nos disse, há tempos, do lado do AIA está tudo preparado para aceder às necessidades da FIA e da FOM, e apesar de se ter ponderado inicialmente que a prova portuguesa pudesse avançar após um eventual cancelamento de Silverstone, a verdade é que apesar das oito corridas europeias estarem já confirmadas, curiosamente é devido às dificuldades que a FIA e a FOM estão a ter relativamente à concretização da segunda parte do calendário, a fase Eurasia/Ásia, que Portugal volta à baila, e as declarações de Ross Brawn deixaram claro que é muito forte a possibilidade de Portugal ter uma corrida.
Como se percebeu pelo cancelamento recente de três corridas (Azerbaijão, Singapura e Japão) a FOM e a FIA já perceberam que vão ter que incluir mais corridas europeias, e é nesse contexto que Portugal se chega à frente. A data para a prova portuguesa pode ainda oscilar muito, e a razão para isso é simples: É dos países cogitados (Itália, Alemanha e Portugal) que maior probabilidade tem duma boa meteorologia em qualquer altura. Por isso pode oscilar onde der mais jeito à FIA/FOM.
Mugello/Imola/Hockenheim, quanto mais para a frente no ano, mais provável é poder chover demais. A juntar a tudo isto não é líquido que se consigam realizar corridas nos EUA, México e Brasil, e isto só faz crescer ainda mais a probabilidade lusa. Por fim e também importante. Nenhuma das corridas europeias que a FIA/FOM precisam para compor a segunda fase do calendário vai pagar um cêntimo. O GP de Itália está previsto para 4 a 6 de setembro. A partir daí, qualquer data dos dois meses seguintes pode ser para Portugal. Agora, resta aguardar, mas pode ter a certeza que as hipóteses de voltarmos a ter F1 em Portugal (a última vez foi em 1996) são mesmo muito fortes…
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Boa, espero que o negócio seja bem feito. Sem as costumeiras lavagens de dinheiro “à lá Tuga”.
e se “não vai pagar um cêntimo” vejam lá se baixam o preços bilhetes.
Será à porta fechada…provvelmente
Bilhetes? Em que planeta vive?
Vão mandar packs de entrada aos tugas todos de borla.Os Paddock Vip são sorteados. Quem se deslocar de Lx do Porto,de Bragança ou das Ilhas têm bilhete de avião incluido.
Tudo gentileza do SNS e da DGS.
Agora vivemos como no Brunei.
Wakeup.
É uma excelente noticia e será muito bom que se concretize! Penso que deveria ser este o pensamento de quem gosta de Portugal, de F1, e que não veja maldade em tudo…
Cumprimentos
Esperemos que sim. Mesmo à porta fechada pode ser que dê para ficar o gostinho e tirar uma dessas pistas monótonas. E depois com a crise na economia, vai ser preciso o governo investir (isto falando para corridas nos anos seguintes).
Mas se os autódromos Enzo e Dino Ferrari de Imola e Mugello estão na forja, não se percebe porque o do Estoril nem sequer é referido, parecendo carta fora do baralho. Questões sanitárias ligadas à pandemia à parte.
Como disse uma vez Domingos Piedade “F1 no Estoril só se correrem os carros impar ao sábado e os pares no domingo e usarmos o cascaishopping para estacionar parte das viaturas de apoio” (estavamos em 2004-05, numa tertulia na FEUP)
Pois. Sempre teve um bom sentido de humor. Mas sucede que estamos em 2020 e a FIA não tem a mesma opinião, tanto que voltou a dar o grau 1 recentemente ao Estoril, o que foi logo aqui escrito e assinado garantia 4, após ser dada a informação por amigos italianos, e q valeu logo a etiqueta de italianos aldraboes neste forum da especialidade automobilismo e fórmula 1 em particular.
Mas Scb, compara a largura do Estoril com Imola e sobretudo Mugello:
https://www.fia.com/sites/default/files/circuits_fia20200302.pdf
Onde é suposto ver a área do paddock e das boxes nesse ficheiro? Não conheço as de Imola e Mugello mas o Estoril tem condições muito limitadas para a F1 actual
Talvez consultar o Anexo O e o seu suplemento 1 do Código Desportivo Internacional que reune os requisitos para as diversas homologaçoes, articulando por exemplo os artigos 4/Inspecções, 5/Consequências de uma inspeção, 6/ Graus de licença, 7/Conceção, 7 nº9/ Construções e instalações.
Não tenho consultar nada. Tu é que forneceste um link que não serve para nada, muito menos as condições (ou falta delas) para um GP de F1 com todas necessidades subjacentes
Não consultas, no entanto afirmas que nao serve para nada, muito menos o resto. Enfim, patético…
Que falta faz o incomparável e grande humor de Domingos Piedade. Sempre o ouvi comentar sobre tudo e sobre todos muito apuradamente e a sorrir. Um grande do automobilismo.
É pena não ter público, é pena ter sido uma pandemia a provocar isto e é pena ser caso pontual pois este anos os direitos devem ter um custo mínimo se é que o tem. Mas dá sempre aquele gosto dizer que temos cá um grande prémio.
Em formato proveta, e só porque é uma emergência.
É um bocadinho menor, porque por vontade nunca cá viriam, só vem por muita necessidade.
Só quem não conhece circuito de Portimão, ou seja, AIA, é que diz a barbaridade de comentários que li neste fórum. Comparar o Estoril com o AIA é comparar a noite com o dia. O tempo do Estoril já lá vai. O AIA é mais moderno e tem um traçado único e brutal. Deixem de saudosismos e temos hipótese de vir a receber a F1 de novo, que seja no melhor e mais moderno circuito que temos neste momento, o AIA. Somos um país tão pequeno para tantas guerras regionais. Apoiem o que é nosso.
piquet, (piquet?)”saudosismos” de quarenta e dois anos no mês que vem à parte, justiça seja feita ao forum autosportpt, aqui não foi feita nenhuma comparação entre o Estoril e Portimão.