Quando a Red Bull quis levar Valentino Rossi para a F1

Por a 2 Março 2025 10:38

Foi há 20 anos que a Red Bull tentou levar Valentino Rossi para a Fórmula 1. Mas nunca ninguém o conseguiu, embora a Ferrari também tenha pensador no assunto, com Rossi a chegar a testar o monolugar da Scuderia. Foi ficando pelo MotoGP, fez uma ‘perninha’ aqui e ali no WRC, quando deixou as motos no final de 2021 foi para as pistas do endurance.

Em 2005, uma semana depois de ter negado veementemente qualquer intenção de passar para a Fórmula 1 no final desse ano, Valentino Rossi voltava a ser muito falado no paddock do Mónaco, por estar alegadamente em negociações com a Red Bull, equipa que o pretendia contratar para correr em 2006. Segundo fontes da equipa de Milton Keynes as duas partes estavam de acordo quanto às vantagens mútuas de trabalharem juntos, mas divergiam bastante quanto ao valor do contrato que pretendiam assinar. Para a Red Bull, ter Valentino Rossi ao volante dum dos seus carros seria a garantia de dispor duma enorme cobertura mediática, o que serviria perfeitamente os interesses da empresa de Dieter Mateschitz.

Para o piloto italiano, entrar na Fórmula 1 com a Red Bull permitir-lhe-ia aprender tudo o que dizia respeito aos Grandes Prémios sem estar sujeito a uma enorme pressão, pois ninguém exigiria vitórias ao piloto, na altura, da Yamaha no Moto GP. Além disso, era evidente que Rossi assentaria como uma luva na equipa mais descontraída e divertida do paddock, pois tinha um modo muito peculiar de se comportar, pouco convencional para a Fórmula 1, mas perfeitamente aceitável na equipa de Mateschitz.

Para além disso ao assinar com a Red Bull o piloto transalpino ficaria com um pé na Ferrari, pois a equipa austríaca iria dispor dos motores V8 de Maranello nas duas temporadas seguintes.

O problema, era que a Red Bull não estava interessada em pagar muito dinheiro a Valentino Rossi, pois considerava que correria um enorme risco ao contratá-lo, dada a sua quase total inexperiência no automobilismo.

Mas o italiano contrapunha que só o seu valor como imagem de marca justificava um salário milionário, pelo que entre a oferta de Mateschitz e as exigências de Rossi existia um enorme fosso, que comprometeu definitivamente as possibilidades das partes chegarem a um acordo.

A trajetória notável de Valentino Rossi: das duas às quatro rodas

Valentino Rossi, nascido em 16 de fevereiro de 1979 em Itália, é amplamente considerado um dos maiores pilotos de motociclismo de todos os tempos. Conhecido pelo apelido Il Dottore e pelo emblemático número 46, Rossi construiu um legado extraordinário nas pistas.

Durante a sua carreira no motociclismo, conquistou nove títulos mundiais de Grande Prémio, sendo sete deles na categoria principal (500cc/MotoGP). O piloto com mais títulos mundiais é Giacomo Agostini com 15, seguido de Angel Nieto (12 + 1), Mike Hailwood (9), Valentino Rossi (9) e Carlo Ubbiali (9).

Em 5 de agosto de 2021, Rossi anunciou a sua ‘reforma’ do MotoGP após a temporada 2021. A sua última corrida foi o Grande Prémio da Comunidade Valenciana, onde recebeu homenagens de diversas celebridades e figuras proeminentes do automobilismo, incluindo Lewis Hamilton, Max Verstappen e o seu antigo rival Casey Stoner.

O seu icónico #46 foi oficialmente retirado no GP de Itália de 2022.

Durante sua carreira no MotoGP, Rossi já tinha participado de alguns eventos de corridas de automóveis, como as 12 Horas do Golfo em 2019 e 2020, geralmente pilotando um Ferrari. Em janeiro de 2022, foi anunciado que competiria pela Team WRT no GT World Challenge Europe Endurance Cup, pilotando um Audi R8 LMS.

Manteve-se nas pistas em 2022, 2023, continuou com a Team WRT, mas passou a pilotar um BMW M4 GT3, em 2024, manteve-se nas provas de endurance.

Pelo meio fez ainda três provas do WRC entre 2002 e 2008, desde 2018 que não disputa o Monza Rally Show que era habitual fazer todos os anos com um Ford Focus ou Fiesta WRC.

A transição bem-sucedida de Valentino Rossi das duas para as quatro rodas demonstra a sua extraordinária adaptabilidade e paixão pelo automobilismo, construindo uma nova fase na sua lendária carreira desportiva, mas à F1 nunca chegou…

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