Qualificação pode voltar ao anterior formato, patrões vão reunir

Por a 19 Março 2016 11:50

Apesar dos avisos dos engenheiros das equipas de F1 e dos próprios pilotos, bastou uma sessão de qualificação para se perceber que a ideia de tentar aumentar o espetáculo com um novo formato de qualificação não resultou. As coisas até nem correram mal na Q1 e Q2, pois muito rapidamente pilotos foram ficando pelo caminho, mas o que se viu na Q3 foi mau demais para ser verdade e por isso os responsáveis das equipas de F1 vão amanhã reunir de emergência para decidir o que fazer já para o Grande Prémio do Bahrein de F1.

As equipas estão descontentes, Bernie Ecclestone também, portanto, quase de certeza algo vai mudar novamente pois o que se assistiu não deixou dúvidas a ninguém. O único ponto positivo desta questão é que finalmente se estão a falar de mudanças para melhorar o espetáculo, portanto assumir que algo não está bem e é preciso mudar já é positivo, agora o que não se compreende é a forma como se decidem estas coisas, pois se houve – e sabe-se que houve – muita gente a avisar para o que aí vinha, quem tomou a decisão de não ouvir ou, mais grave, não querer ouvir, causou um grande dano à imagem da F1. Mais um…

Para Toto Wolff, patrão da Mercedes, “Há vontade de mudar as coisas, ninguém quis tornar pior o espetáculo de propósito, a ideia base até parecia funcionar em teoria, mas o diabo está nos detalhes e na prática viu-se que houve períodos mortos…” disse Wolf. Ironicamente, o “período morto” a que se refere Wolf foi precisamente o que há muitos anos é o ponto alto de qualquer qualificação, os seus derradeiros momentos e o que se assistiu foi uma autêntica “tragédia grega”. Foi mesmo mau demais para ser verdade. Provavelmente, e tal como Toto Wolf já revelou “se calhar temos que voltar ao sistema anterior, é o que está nos regulamentos publicados pela FIA…”

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Kampux
Kampux
8 anos atrás

Mataram a qualificação com mudanças que fizeram. PÉSSIMO!
Acredito que tenha sido a 1º e última vez que foi utilizado este sistema, uma sessão de qualificação parecia mais uma sessão de arrumação de carros. Penso que a Ferrari ao não enviar os dois pilotos foi mais uma forma de protesto do que poupar pneus para a corrida.

amasport1
amasport1
8 anos atrás

O que se passou tem um nome GREVE
O que se passou foi um total desrespeito pelo publico
O que se passou foi quero, posso, e vou impor
O que se esta a passar e que estao a dar cabo da F1

Pity
Pity
8 anos atrás

Qualquer pessoa com dois dedos de testa percebia o que se iria passar. Na generalidade das pistas, e com bom tempo, os tempos saem na primeira volta lançada, por isso pergunto: como é que queriam manter os pilotos em pista? queriam que eles andassem a queimar borracha e combustível, só para espectador ver? Acham que eles tinham um número ilimitado de pneus, para fazerem um tempo, voltarem à box, montarem novos pneus, fazerem nova volta, voltarem à box… e assim por diante. Quem chegasse ao Q3, quantos jogos de pneus gastava? ou acham que os pilotos iam de tanque meio,… Ler mais »

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
8 anos atrás

GPDA ter o maior numero de votos? Sem duvida, mas isto é como o Massa diz: “Nunca ouvem os pilotos”.

Pity
Pity
Reply to  Kimi Iceman
8 anos atrás

Mas deviam ouvir, afinal, sem eles, não há corridas. Também acho que cabe aos pilotos fazer mais pressão sobre a Fia. Talvez se a GPDA fosse presidida por um campeão, fosse mais fácil.

Kimi Iceman
Kimi Iceman
Reply to  Pity
8 anos atrás

Nada contra o Alexander Wurz, mas também acho o mesmo, e ainda mais: Têm que ser um piloto ou ex-piloto carismático, uma figura unânime, apreciado por todos os pilotos. Um campeão ia ser difícil de arranjar, só se fosse um que ainda está no activo: Hamilton, Vettel e Button eram bons nomes para “pegar no touro”, o facto do Hamilton de vez em quando fazer birras não ia ser problema (o Schumacher empurrou Hill e Villeneuve para fora e mesmo assim presidiu o GPDA de 1994 até 2005).

racingmachine
racingmachine
8 anos atrás

Para mim a qualificação seria feita desta forma:

– 2 sessões de qualificação;
– Na primeira todos os 22 carros tem de fazer 3 voltas e o tempo que conta para a classificação será a media dessas 3 voltas;
– Como resultado da 1a sessão ficam definidos os lugares na grelha da 11a à 22a posição e apuram-se os 10 primeiros;
– Na segunda sessão, cada piloto faz uma volta de cada veze ficam assim definidas as posição na grelha.

E não esta palhaçada…

Não me chateies
Não me chateies
8 anos atrás

Eu até tive pena dos pilotos das equipas pequenas, podia ser um Q1 muito melhor e equilibrado, se tivessem tido uma segunda tentativa. Tanto a Manor e Haas prometeram dar luta, mas com a ânsia de ocuparem o início da fila do supermercado, acabaram por fazer uma volta com os pneus frios e cometeram erros que pagaram caros. Por mim o Q1 necessita de 30 minutos e mais jogos de pneus para toda a gente. Até concordo com a ideia de fazer mais que uma volta, como em indianápolis que se fazem 3 voltas seguidas, com o tempo total a… Ler mais »

pokeralho46
pokeralho46
8 anos atrás

Para mim até é bastante simples, para não desvirtuar este fds fazia se nova qualificação na manhã de domingo no molde que já se usava.

MurrayWalker
8 anos atrás

A qualificação estava ótima. Tinha uma pequena falha em 2014, que foi corrigida o ano passado com a atribuição de mais um jogo de pneus a quem passasse à Q3.
De todos os sistemas de qualificação dos últimos 40 anos, este era o melhor a léguas.
Mas tinha que se mudar, porque andam para aí uns profetas da desgraça (maioritariamente movidos pela clubite), sempre a malhar que tudo vai mal na F1.
O resultado está à vista.

anotheruser
Reply to  MurrayWalker
8 anos atrás

…nas palavras de um velho conhecido: “saiu-lhes cocó”.
Passei mais tempo a olhar para o oráculo com os tempos e a fazer contas de cabeça do que para os carros em pista.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Também não se viram muitos carros em pista… Imagino quem estava nas bancadas. Os comentadores estavam a reclamar do Gutierres ter avançado para mais uma volta depois de cair a eliminação, mas como o coitado saberia, sem ver o placard na recta da meta, é que há o silêncio de rádio. Isto é como ser proibido de levar um cronómetro para uma corrida de atletismo, ou uma bicicleta sem conta quilómetros numa prova de ciclismo.

anotheruser
Reply to  Não me chateies
8 anos atrás

O modelo prévio era bom e umas das boas coisas que não valia a pena mudar. Este novo modelo, como está, é um disparate, mas tem uma ou outro coisa interessante, e precisa de muito trabalho para funcionar. Quiseram um modelo de qualificação idêntico a um “jogo das cadeiras”, mas só assim não chega. Apontei algumas melhorias possíveis num comentário abaixo, mas mesma assim não sei se será suficiente. Hoje tive a certeza do que já suspeitava: houve muita gente a fazer contas aos pneus para amanhã e alguns dos que ficaram pela Q2 com pneus Soft que podem causar… Ler mais »

Fernando Cruz
Fernando Cruz
8 anos atrás

Porque não voltar ao tempo em que havia sessenta minutos para todos fazerem as suas tentativas? Em alternativa podiam até encurtar a sessão de qualificação para trinta minutos de forma a evitar tempos mortos e seria até mais justo do que o sistema de eliminações com Q1, Q2 e Q3…

anotheruser
8 anos atrás

Este novo modelo torna tudo tão volátil que nem dá tempo para reagir. Como está não pode ficar…é demasiado mau. Para mim só sobreviverá se: – não for aplicável à Q3 (vergonhoso o modo como foram decididos lugares de P1 a P6. – em vez de um piloto ser eliminado a cada 1,5 minutos, serem dois pilotos eliminados a cada 3 minutos (coloca logo 4 pilotos em confronto e dá-lhes tempo para reagir, atacar e defender). – o tempo de volta em curso contar, mesmo que já tenha passado o tempo para eliminação. – maior duração das fases iniciais das… Ler mais »

antoniomatos
antoniomatos
8 anos atrás

Menos espetacular grande passo para trás deixei os pilotos falar e o espectáculo vai voltar obrigado

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