Proposta de Regulamentos Desportivos e Técnicos da F1 para 2017
Na sequência de recomendações do Grupo Estratégico da F1, a Comissão de F1 acordou em adiar o deadline para a finalização dos Regulamentos Técnicos e Desportivos da Fórmula 1 de 2017, sendo que a próxima data é 30 de abril.
Foi acordado igualmente a alteração dos chassis dos Fórmula 1 para 2017, de modo a serem criados carros mais vistosos e entusiasmantes, e que tenham igualmente maior apoio aerodinâmico de modo a que possam ser mais rápidos em curva e possam também diminuir os tempos por volta. A FIA, as equipas e a Pirelli vão prosseguir as conversações para tentarem encontrar a melhor solução. Entre as propostas de alteração que serão incluídas nos novos Regulamentos Desportivos e Técnicos da F1, estão os seguintes:
- Pneus dianteiros 245 mm (2016) para 305 mm (2017)
- Pneus traseiros 325 mm (2016) para 405 mm (2017)
- Suspensões 1800 mm (2016) para 2000 mm (2017)
- Asa dianteira 1650 mm (2016) para 1800 mm (2017) – há detalhes adicionais
- Asa traseira 750 mm largura (2016) para 950 mm (2017) – há detalhes adicionais
- Asa traseira 950 mm altura (2016) para 800 mm (2017) – há detalhes adicionais
- Largura máxima fundo plano 1400 mm (2016) para 1600 mm (2017)
- Largura mínima fundo plano 1300 mm (2016) para 1400 mm (2017)
- Difusor 125 mm (altura) 1000 mm largura (2016) para 175/1050 (2017)
- Chassis 1400 mm largura (2016) para 1600 mm (2017)
- Peso 702 Kg peso máximo (2016) para 722 Kg + pneus (+- 5kg) (2017)
Quanto ao fornecimento de unidades motrizes, foram feitos progressos significativos quanto aos custos de fornecimento, obrigatoriedade de fornecimento, convergência de performance e posterior melhoramento do som debitado pelas unidades motrizes. Por fim a Comissão de F1 confirmou a intenção de introduzir uma proteção de cockpit para 2017. Para já o conceito de ‘Halo’ é a opção preferida, mas outras opções continuam em estudo.
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Foi acordado igualmente a alteração dos chassis dos Fórmula 1 para 2017, de modo a serem criados carros mais vistosos e entusiasmantes, no entanto querem montar o halo, que é foleiro até dizer chega, pouco melhora a protecção contra a projecção de destroços, e ainda tem um pilar em que o piloto ainda fica com estrabismo, ou uma bolha acanhada e claustrofóbica, que para além de aumentar a temperatura no habitáculo, deve ser problemática com chuva, e em que ambas as soluções, devem ser dramáticas em caso de capotamento com fogo. Falam de cockpits fechados, mas esquecem-se que os LMP… Ler mais »
Hoje em dia não é tão fácil um carro pegar fogo, mas que a possibilidade existe, existe.
Basta o motor arrebentar e os fiscais demorarem demasiado a chegar…
Deste pacote regulamentar, que irá sem dúvida revolucionar a imagem dos carros, uma vez que as alterações não incidem em partes mecânicas internas, mas sim no aspecto exterior que toda a gente vê, o grande passo em frente será o regresso dos F1s aos 2 metros e aos pneus largos atrás. E isso é de facto determinante, dado que vai alterar muito a silhueta destes bólides, tornando-os muito mais agradáveis à vista e logo mais apelativos. Porque, quer queiramos quer não, estes F1 que são o topo da tecnologia, mas que desde 1999 têm a largura de um qualquer carro… Ler mais »
Mas vai complicar um bocadinho em pistas “largas” como o Mónaco e a Hungria, não vai? Se agora já dizem que é uma procissão, como será depois…
Vai aumentar a dificuldade de ultrapassar
O halo parece-me daquelas medidas que aparece num ano e no seguinte vai de vela… Acho que andar com meias medidas não leva a nada. O halo não protege o piloto em acidentes como o do Massa, e duvido que eivtasse a morte de Bianchi, dado a natureza do acidente (ir contra uma esquina de uma grua, mesmo com halo, não sei não). De qualquer maneira estes dois episódios são coisas raras em anos e anos e anos de F1. O que deve ser mudado é o procedimento para aumentar a segurança ACTIVA. Não andar a cobrir o piloto. Porque… Ler mais »
O lobby dos departamentos de aerodinâmica está em grande…
Já estou a imaginar o halo em cima da cabeça do Sainz na foto acima… horrível.
Aumentar peso e carga aerodinâmica? Eu já nem digo nada! Ajudem-me a aguentar isto!
Não há como aguentar, principalmente a vontade de rir.
A proteção do cockpit para os fechar será “matar” à nascença o novo design dos F1 que ser quer vistoso e cativante. O aumento do peso também vai contra às intenções de tornar os novos carros mais rápidos pois já tivemos carros com 500 e 600 kg no passado contra os 727 que querem implementar… Aumentar a carga aerodinâmica irá dificultar as ultrapassagens e dificultar a aproximação do carro que tenta ultrapassar… pelo que esta medida não tornará as corridas mais emocionantes. Bastaria “despir” as asas dianteiras dos penduricalhos e limitá-las a 2-3 elementos apenas para contrariar o aumento da… Ler mais »
Bom…por ficar os carros mais agressivos acho que ajuda um pouco, mas no geral, para mim a F1 não vai mudar em quase nada.
Eu acho que eles estão perdidos. Muda, muda e muda e no fim vai voltar ao que era antes.
Mas pelo menos parece que os carros vão voltar a ficar mais bonitos. Eu não sou fã de barulho, mas se voltasse os motores aspirados, seria melhor ainda.
http://www.superdanilof1page.com.br/opniao/7-coisas-esperar-f1-no-futuro.php