Projeto Audi na Fórmula 1 pode sofrer revés
O projeto da Audi para rumar à Fórmula 1 em 2026 pode estar agora a enfrentar algumas novas incertezas com a possível saída de Oliver Hoffmann, diretor de desenvolvimento da Audi Sport GmbH e figura-chave na iniciativa. Hoffmann, considerado um dos arquitetos do projeto F1 da Audi, pode deixar a empresa devido a diferenças de visão com o atual CEO, Gernot Dollner.
A imprensa alemã revela que o diretor executivo da Audi, Gernot Doellner, quer despedir o diretor técnico da empresa, Oliver Hoffmann, informou o jornal alemão Bild, citando fontes próximas da empresa.
De acordo com o Bild, Doellner e Hoffmann não se dão bem, com o chefe da Audi a culpar o seu CTO pela paralisação do desenvolvimento na marca. O Bild refere, no entanto, que Hoffmann, cujo contrato foi prolongado por cinco anos em maio, será transferido para a equipa de Fórmula 1, enquanto a marca procura um sucessor para o cargo que agora Hofmann ocupa.
A possível saída de Hoffmann pode ter implicações para o futuro da equipa Sauber, que como se sabe está a preparar-se para a entrada da Audi na F1 e esta incerteza sobre o futuro pode também tornar mais difícil a atração de talentos de alto nível, como engenheiros e pilotos, que com notícias deste calibre podem começar a desconfiar do projeto e a hesitar nas suas decisões relativas à equipa, numa situação que não torna também s vida mais fácil a quem trabalha na angariação de potenciais parceiros e patrocinadores. Bem antes pelo contrário, pode afastá-los.
Claramente, a saída de Hoffmann pode atrasar o desenvolvimento da equipa Sauber/Audi para a F1, ou a outro nível, pode colocar em risco o projeto da Audi para a Fórmula 1, o que nesta altura nos parece poder ser muito difícil de acontecer, mas quando o Titanic bateu no iceberg poucos pensaram que numa questão de horas o gigantesco barco estivesse no fundo do mar.
A equipa Sauber/Audi precisa de um compromisso claro e firme da Audi para ter sucesso na F1.
O trauma / complexo do ” dieselgate ” continua assombrar o grupo Audi / VW …. tudo que não seja electrico é um problema….provavelmente só vão acordar quando as vendas baterem no fundo …..
Parecem a Renault e a Honda.