Pole de Hamilton em sessão muito animada
Lewis Hamilton assegurou a pole position do GP da Áustria de F1, no final duma sessão muito animada, com a chuva a baralhar um pouco as contas, levando a que os derradeiros segundos da sessão fossem muito interessantes, já que foi possível termos nos primeiros lugares pilotos que habitualmente não surgem nesta posições. Para lá dos dois Mercedes nos dois primeiros lugares, já que Nico Rosberg foi segundo, no terceiro lugar qualificou-se nico Hulkenberg, na frente de Sebastian Vettel, com Jeanson Button a colocar o seu McLaren na quinta posição.
Só que há aqui penalizações pelo meio, pois Nico Rosberg depois do seu acidente no terceiro treino livre viu a Mercedes ter que lhe substituir a caixa de velocidades do seu W07 o que significa que vai ter que cair cinco posições na grelha, pelo que o alemão vai apenas partir na sétima posição. Pior ainda para Sebastian Vettel, que com o quarto lugar arranca apenas de nono, pois a sua equipa ‘mexeu’ no motor e com isso o alemão tem que perder cinco posições na grelha de partida.
Portanto, desta forma, vamos ter Hamilton a arrancar da pole, Nico Hulkenberg vai estar – a ver vamos – oa seu lado caso nada suceda com o alemão, pois também ele pode ser penalizado, devido a ter conseguido melhorar o seu registo numa volta em que estavam a ser mostradas bandeiras amarelas em pista. Com tudo, ainda se pode dar o caso de termos Jenson Button na primeira linha, pois o piloto da McLaren-Honda foi quinto classificado.
Kimi Raikkonen arranca apenas de sexto, apesar de ter sido segundo no terceiro treino livre, e tem atrás de si Daniel Ricciardo. Valtteri Bottas foi oitavo, depois de sair de pista na sua primeira volta lançada com slicks, na frente de Max Verstappen e Felipe Massa.
Pascal Werhlein foi um das estrelas da sessão ao colocar um Manor na Q2. Fernando Alonso ficou zangado com um erro da sua equipa que lhe forneceu os mesmos pneus com que disputou a Q1, tendo começado a chover antes que pudesse utilizar um set de pneus novos. Podia perfeitamente ter chegado à Q3, tal como fez Button. O Toro Rosso de Carlos Sainz ficou-se pela Q2, depois de um falha no motor Ferrari no final da Q1. Menos sorte teve ainda Daniil Kvyat que se despistou violentamente depois duma falha na suspensão do seu Toro Rosso, facto que interrompeu a sessão. Tal como Rosberg no terceiro treino livre, também Sergio Pérez sofreu falha da suspensão traseira direita no seu Force India, quedando-se pela 16ª posição. Depois dos dois Renault terem reservado para si a derradeira linha da grelha em Baku, agora foi a vez dos Sauber.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
para quem disse que o verstappen ia meter o ricciardo no bolso…. ainda nao o bateu nenhuma vez em quaificaçao
Para quem dizia que o AFC era o novo prodígio das pistas, ainda não o vi ganhar nada de especial
Para quem respondeu a um comentário sobre o Verstappen não se percebe o porquê de referir o AFC.
O fato do Verstappen não têm bolsos, deve ser por isso.
A luta pela pole esteve mesmo ao rubro, com ajuda da chuva acabou por prejudicar quanto a mim a principal favorita a dar luta à Mercedes na conquista da pole, que seria a Ferrari. Posso estar a ser um pouco optimista, mas hoje em condições normais e sem chuva a Ferrari podia ter surpreendido os flechas de prata. Parece que este ano não é mesmo o ano da Ferrari, ou seja por erros ou condições climatéricas, quando estão no seu melhor acontece sempre alguma coisa, mas vamos esperar que amanhã a estratégia da Q2 dê os seus frutos. Grande Button,… Ler mais »
Foi a qualificação dos estrategas. Com a pista visivelmente a secar de segundo a segundo, quem cortasse a meta em ultimo lugar estaria em grande vantagem, e foi esse o erro do muro da Ferrari que colocou os 2 a cruzarem a meta ainda estavam outros como o Button a usufruir das melhores condições, como é costume nele. Por outro lado, foram lentos a reagir, ao contrário da FI que que teve um “timing” perfeito ao ser a 1ª a mudar do Intermédios para os US assim percebendo mais cedo como estavam as condições da pista, assim conseguindo alcançar primeiro… Ler mais »
Parece-me que é optimismo. Quando os Mercedes calçaram os super-macios desapareceram. Este ano acredito que a Ferrari se chegue a eles com muito trabalho e porque eles têm o assunto controlado. Para o próximo ano, se a Ferrari aproveitar bem a alteração no regulamento e agora que Allison pode trabalhar sem iimpedimentos, quem sabe?
Falhei a aposta. 🙂
Grande qualificação! Animação até ao fim! Button a fazer o quinto tempo, que bom, em comparação com Alonso, mas a verdade é que a chuva ajudou. Mais: um milésimo entre Button e Raikkonen, quem diria! Hülkenberg no seu melhor, ele que gosta de qualificações à chuva.
Ai aqueles correctores!….
Os corretores são de facto demasiado perigosos.. Amanha vai ser animado
Infelizmente só fui a tempo de ver a Q3, mas ainda a tempo de ver a melhor qualificação da temporada. A chuva baralha as contas e normalmente somos surpreendidos, até houve algumas surpresas, só não no que diz respeito aos dois primeiros lugares. Hamilton numa pista só para si, deixou o Nico a meio segundo e deu quase dois segundos aos Ferrari que se deram ao luxo de voltar a ser batidos por um FI em qualificação. O herói da qualificação é obviamente o Hulkenberg, que tem tudo para fazer um bom resultado amanhã, fica mais uma vez confirmado (… Ler mais »
Bom destaque, esse do Wehrlein.
O Max hoje entrou na sua ultima volta a 50 seg da bandeirada de xadres, também por isso estatelou-se na classificação, foi de 2º a 9º num ápice.
E o Alonso, nova bronca com a sua equipa, por causa dos pneus, diz ele.
Vim estrear me nesta nova versão de comentários do Autosport. Grande qualificação. Das melhores dos últimos 3 anos. A Mercedes continua por cima e mais uma vez Hamilton a demonstrar que é de facto superior ao Nico Rosberg especialmente quando as condições não são “perfeitas”, mais de meio segundo… Esperava um pouco mais dos dois Ferraris. Grande qualificação do Button/Mclaren .. o Alonso é que não deve estar nada satisfeito. Na Red Bull o menino Max é de facto incrivel mas se calhar em vez de estar tão preocupado em mandar bocas a outros pilotos devia se preocupar mais com… Ler mais »
Foi uma pena a chuva não se ter mantido até ao fim da qualificação, assim, desde que os supermacios entraram ao serviço, foi ver os Mercedes desaparecerem no horizonte. O W06 não é só um motor mais potente que a concorrência, a sua capacidade de gerar downforce ficou bem vincada nas difíceis condições em que terminou a qualificação. E teria sido business as usual se não fossem as prestações de excepção de Hulkenberg e Button, ambos muito bons em condições difíceis deram um banho aos seus conceituados colegas, um coloca o FI na primeira linha e o outro coloca um… Ler mais »
caro gillesi, tenho que lhe perguntar: o que significa o Hulkenberg dar uma banho ao colega? Este, na Q1, fez 1 (uma) volta lançada marcando 1m07.657s,(o 3º melhor tempo) para na volta seguinte a suspensão rebentar completamente aí terminando oseus treinos de qualificação, ele que já tinha sido privado de fazer a FP1 pra dar lugar a um piloto medíocre e apanhou chuva na FP2.
Não assisti à totalidade da qualificação, mas que eu saiba houve três carros de diferentes marcas com suspensões partidas (Force India, Toro Rosso e Mercedes) e ninguém fala em suspender a prova? Ou remover os ditos corretores? Não faz sentido falar em segurança (halo, cockpits fechados, etc) e depois por causa de uns corretores impostos pela própria FIA andam suspensões a partirem-se, e ninguém faz ou diz nada??? Andam a brincar com o fogo, e espero que não se queimem…
Grande Button, grande Wehrlein e qualificação bem baralhada. O Alonso como sempre isenta-se das culpas dos maus resultados, e aqui não digo que a culpa não é da equipa, mas ele quando viu que tinha pneus usados porque não fez a equipa mudá-los? Não é para isso que serve toda a experiência que tem? Ele próprio que disse que não ia chover, que não via nuvens pretas e que não deveria haver problemas (mesmo depois de ter sido avisado pela equipa que sim, que ia chover e efectivamente choveu) Claro, é mais fácil acusar depois a equipa do mau resultado… Ler mais »