Pilotos querem cockpits fechados na Fórmula 1 

Por a 25 Janeiro 2016 10:48

A questão da segurança na Fórmula 1 tem sido muito debatida e uma das medidas em cima da mesa é a adoção ou não de cockpits fechados nos monolugares. Este tema acabou por ganhar maior espaço de discussão depois das mortes de Jules Bianchi e Justin Wilson. O conceito de cockipt que tem despertado maior interesse foi o apresentado pela Mercedes, com uma auréola em torno do monolugar e que poderia ser levantado através de um basculante.

Para o presidente da Grand Prix Drivers Association, Alexander Wurz, esta é uma questão que devia seguir em frente, já a partir de 2017. “As pesquisas que os especialistas da FIA têm feito são muito meticulosas e o processo apresentou uma solução clara. Agora os pilotos entendem que é altura de implementar a proteção extra pela menos em 2017.”

 Veja o vídeo da Mercedes AQUI.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
23 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
vitor-gomes-21
vitor-gomes-21
8 anos atrás

Acabou a graça da formula 1 … Se se preocupassem em fazer o cockpit mais alto um pouco e os capacetes mais resistentes ….

Icmean
Icmean
8 anos atrás

Acho que a F1 e os monolugares perderiam uma das suas imagens de marca, mas se tiver que ser pelo menos espero que não seja com base neste projecto ridiculo da mercedes que vemos na imagem! um pilar a meio a separar a visão dos pilotos é de facto uma ideia genialmente estupida, ja para nao falar a nivel estético e visual

Carlos
Carlos
Reply to  Icmean
8 anos atrás

Sou um adepto de desporto motorizado, mas recuso-me a ver F1. Na última vez que tentei ver na TV adormeci depois de 1/2 hora.
Quem é o anormal que quer impor mais esta geringonça?
Já não há paciência…

fuscas
fuscas
8 anos atrás

Depois de fecharem o cockpit e de carenarem as rodas (a porcaria que levantam suja o capacete e chateia os sponsors…) já podemos anunciar que os Audi, Porsche e Toyota do WEC também podem fazer uns GPs porque as diferenças entre ambos ficarão mínimas!

Brazil F1
Brazil F1
Reply to  fuscas
8 anos atrás

HAHAHA…. Esta foi muito bom !
verdade.

Icmean
Icmean
8 anos atrás

Alem do mais é aberto em cima, o que por exemplo não teria evitado o acidente do Justin Wilson. ja que foi atingido precisamente na parte superior do capacete.

wrcf1
wrcf1
8 anos atrás

No caso do Bianchi, duvido que fizesse alguma diferença.

Osvaldo
Osvaldo
8 anos atrás

se os pilotos efectivamente acham uma necessidade quem somos nós para dizer o contrário, que ficamos sentados no sofá a olhar para eles? Efectivamente tenho quase a certeza de que quando os cintos de segurança apareceram ouve vozes discordantes. Tudo muda.

perajakina
perajakina
8 anos atrás

Vamos colocar cintos de segurança também nas motos……e limitar a velocidade a 50k/h… Mesmo assim infelizmente iriam ocorrer acidentes mortais. As corridas são assim e sempre serão

RPedroCM
RPedroCM
8 anos atrás

O acidente do Julles Biachi só tinha outro desfecho se ele fosse de Chaimite! Fechem lá os F1 vai ficar muito bonito não haja dúvida já não valem porcaria nenhuma e ainda ficam piores, já agora o que propõem em termos de segurança para o moto gp? duas rodinhas atrás???

Pity CPSP
Pity CPSP
8 anos atrás

Os cockpits fechados teriam evitado a morte de Senna, Justin Wilson e Henry Surtees, assim como os ferimentos em Massa, mas não teriam evitado a morte de Bianchi.
Por muito que se melhore a segurança, ela nunca será total, haverá sempre algo de imprevisto, se a hora tiver chegado.
Pessoalmente, não gostaria de ver os Fórmulas fechados, mas se isso salvar uma vida que seja, pois que os fechem.

Brazil F1
Brazil F1
Reply to  Pity CPSP
8 anos atrás

Vamos lembra de também Roland Ratzenberger
sou Brasileiro e nem por isso lembro so do Senna.
Roland Ratzenberger também merece nossas memorias !

Pity CPSP
Pity CPSP
Reply to  Brazil F1
8 anos atrás

Sem dúvida que merece ser lembrado, eu própria costumo referir isso quando, a 1 de Maio, se fala do Senna e se esquece Ratzenberger, mas não sei se a morte dele se enquadra no tema aqui referido. Senna morreu porque um tirante da suspensão furou o capacete e penetrou no cérebro, os outros dois, porque levaram com um objecto em cima da cabeça, tal como Tom Pryce, de quem só agora me lembrei. O caso do Ratzenberger, não sei exactamente o motivo, mas não me parece que tenha levado com alguma coisa na cabeça, penso que foi devido à quebra… Ler mais »

vitor-gomes-21
vitor-gomes-21
Reply to  Pity CPSP
8 anos atrás

Ratzenberger morreu porque partiu o pescoço ….acho no que diz respeito a segurança não á mais a fazer … Talvez reforçar mais os capacetes …. Mas fechar os cockpits é a pior coisa que pudera ser feita… Os pilotos sabem os riscos que correm … Se não querem correr esse risco saem da formula 1 …o que não falta é pilotos a querer entrar …

Pity CPSP
Pity CPSP
Reply to  vitor-gomes-21
8 anos atrás

Risco zero nunca existirá, pode-se sempre melhorar a segurança, mas não se pode evitar o risco na totalidade. É como diz, os pilotos sabem o risco que correm.

Mobil
Mobil
Reply to  Pity CPSP
8 anos atrás

Totalmente fechados talvez…com esta proposta da Mercedes, duvido que qualquer um tivesse sobrevivido…

Pity CPSP
Pity CPSP
Reply to  Mobil
8 anos atrás

Nisso tem razão, só se o objecto, milagrosamente, batesse na “prateleira”, mas nesse caso, o mais provável era fazer ricochete e ir atingir outro desgraçado.

Para levarem isso avante, tem de ser algo muito bem estudado e comprovadamente eficaz, o que não me parece ser o caso apresentado pela Mercedes.

Patuleia
Patuleia
Reply to  Pity CPSP
8 anos atrás

A única solução para erradicarem por completo as mortes da F1 é usarem carros telecomandados em circuitos sem público e sem comissários de pista
(já faltou mais)

Pity CPSP
Pity CPSP
Reply to  Patuleia
8 anos atrás

Mesmo assim, quem operar o telecomando, corre risco 🙂

Pedro Trindade
Pedro Trindade
Reply to  Pity CPSP
8 anos atrás

Faziam no dentro de um contentor e com champanhe previamente aberto para ninguém se aleijar com a rolha!
Problema resolvido

Pedro Trindade
Pedro Trindade
Reply to  Pity CPSP
8 anos atrás

Fórmula 1 e automobilismo no geral é como a aviação pode tornar-se 99.9999% segura mas vai haver sempre mais tarde ou mais cedo um acidente grave, com ou sem mortos.

crashHBbandicoot
crashHBbandicoot
Reply to  Patuleia
8 anos atrás

Para erradicar o perigo que façam como eu: sento-me no sofá e faço corridas de F1 na PS3.

Macedo
Macedo
8 anos atrás

Já disse antes e repito: é a descaraterização da Fórmula 1 e isso não pode acontecer. Cockpits fechados são nas outras modalidades, na Fórmula 1 sempre caiu chuva em cima do capacete do piloto e sempre caiu chuva em cima dos pneus. Não faz sentido retirar essa parte da identidade da Fórmula 1. Alguém tem dado ouvidos às reclamações que têm sido feitas pelo som diferente que os atuais carros fazem em relação aos anteriores? Essas reclamações existem porque o som que os carros faziam até 2013 era típico da Fórmula 1, era uma imagem de marca. Não estraguem a… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado