Photo Finish: GP da Bélgica de 1974 (12 de maio)
Emerson Fittipaldi, num McLaren, bateu Niki Lauda, em Ferrari, por uma margem mínima, depois de um GP da Bélgica muito disputado, mas que apenas ‘aqueceu’ na última meia hora. Clay Regazzoni liderou desde a partida, seguido de perto por Jody Scheckter e Fittipaldi, com este a assumir o 2º lugar ainda na volta inicial. Mas, barrado por Regazzoni, que estava a fazer de ‘tampão’, depressa se formou uma ‘procissão’ de seis carros, ‘colados’ uns aos outros, a alta velocidade. Com Lauda já em 3º, o líder teve problemas com os primeiros retardatários, perdendo o comando e caindo para 3º, atrás de ‘Emmo’ e de Niki. A partir daqui, o assunto foi tratado a dois e, apesar de um ‘forcing’ desesperado de Lauda
na derradeira volta, Fittipaldi conseguiu ganhar. “Esta foi a minha vitória mais difícil de sempre”- disse ele na altura.
PÓDIO 1º Emerson Fittipaldi (McLaren/Ford), 85 voltas em 1h44m20,57s; 2º Niki Lauda (Ferrari), a 0,35s; 3º Jody Scheckter (Tyrrell/Ford), a 45,61s
Para mim estes anos 70 foram o apogeu da F1. Os carros eram realmente espectaculares com aquelas entradas de ar por cima da cabeça dos pilotos. Muito bonitos. Muitas equipas e muitos carros ( 36 em cada GP por vezes !). Em 74 a F1 correu amputada do campeão em titulo, o Stewart que se tinha retirado no final de 73. Foi uma época orfã de certa maneira. A Ferrari renasceu com um carro muito bom de aerodinâmica (pasme-se !!!), o T 4, que provavelmente teria ganho o mundial se fosse um pouco mais resistente. O Rergazonni teve a chance… Ler mais »
Emerson Fittipaldi foi quem abriu a Europa para muitos pilotos brasileiros. Ele foi para a Inglaterra com uns 20 anos de idade, não demorou muito para ser visto por Colin Chapman, correu de Lotus 49 e ainda garantiu o título para Jochen Rindt, com sua vitória em Watkins Glen. Foi o mais jovem campeão da F1 por um bom tempo.
Um ídolo para nós, brasileiros que gostam da F1.