Opinião: Otimismo para F1 de 2026, mas com algumas reservas

Por a 27 Abril 2022 13:00

É difícil avaliar as decisões da comissão de Fórmula 1 da FIA anunciadas ontem. As alterações regulamentares ainda terão de ser sujeitas à aprovação do Conselho Mundial do Desporto Automóvel, mas apoiar ou criticar o que resultou da reunião é complicado. 

Na maioria dos pontos, percebemos que o que está por trás da decisão é melhorar as corridas e isso só pode ser bem recebido, no entanto falta saber como se fará. 

Analisando as decisões sobre o chassis, constatamos que os objetivos da Comissão são “reduzir as dimensões dos carros” e “reduzir ou conter a massa do carro”. Não podemos criticar estes dois objetivos, já que se as corridas de 2022 estão a ser bem disputadas e conseguimos ver com estes carros uma melhor capacidade de perseguir o adversário da frente, também é verdade que se nota bem os “monstros” que estes carros são. Não são tão ágeis nem velozes, como é óbvio. Muitos defendem que carros maiores não são tão bons para o desporto, tornando mais difícil as lutas roda a roda e as ultrapassagens devido ao facto de haver menos espaço, e gostariam que carros mais pequenos, facilitando um pelotão mais compacto e corridas tipo MotoGP, onde as ultrapassagens são mais frequentes e as corridas mais excitantes (também) por causa do tamanho das motos. No entanto, como se pode retirar peso a estes monolugares sem sacrificar a segurança ou o espaço para acomodar as unidades motrizes? Chamamos a atenção para os termos “reduzir ou conter” que foram divulgados. É uma forma de prometer algo que pode depois ser ou não exequível. 

No geral, os objetivos da comissão foram bem pensados e tocam nos pontos mais importantes, mas há pormenores que terão de ser melhor explicados.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Scb2
Scb2
2 anos atrás

Os desejos da FIA parecem os discursos de paz no mundo de uma miss qualquer.
Vão eliminar as baterias e MGU’s para tornar os carros mais leves e pequenos? Ainda agora aumentaram drasticamente às rodas (e por conseguinte toda suspensão).

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado