O que pensam os pilotos de Fórmula 1 das 24 Horas de Le Mans?

Por a 16 Junho 2024 11:00

Fernando Alonso e Nico Hülkenberg são os dois únicos atuais pilotos de F1 que correram e venceram nas 24 Horas de Le Mans, e o ex-pilotos de F1 na grelha das 24 horas de Le Mans de 2024 são os seguintes:

Jenson Button – Hypercar (Hertz Team JOTA), Romain Grosjean – Hypercar (Lamborghini Iron Lynx), Daniil Kvyat – Hypercar (Lamborghini Iron Lynx), Robert Kubica – Hypercar (AF Corse), Kamui Kobayashi – Hypercar (Toyota Gazoo Racing), Antonio Giovinazzi – Hypercar (Ferrari AF Course), Paul di Resta – Hypercar (Peugeot TotalEnergies), Jean-Eric Vergne (Peugeot TotalEnergies), Sebastien Buemi – Hypercar (Toyota Gazoo Racing), Mick Schumacher – Hypercar (Alpine Endurance Team), Stoffel Vandoorne – Hypercar (Peugeot TotalEnergies), Felipe Nasr – Hypercar (Porsche Penske Motorsport), Sebastien Bourdais – Hypercar (Cadillac Racing), Brendon Hartley – Hypercar (Toyota Gazoo Racing), Will Stevens – Hypercar (Hertz Team Jota), Nyck de Vries – Hypercar (Toyota Gazoo Racing), Jack Aitken – Hypercar (Action Express Racing), Andre Lotterer – Hypercar (Porsche Penske Motorsport).

‘É uma corrida muito especial’, é a opinião geral dos pilotos de F1 sobre as 24 Horas de Le Mans.

É certo que vários pilotos da grelha da F1 estão atentos às 24 Horas de Le Mans este fim de semana, com muitos a falarem do seu desejo de competir no famoso evento de resistência no futuro.

Alguns dos atuais pilotos da grelha tiveram sucesso em Le Mans; como referimos, Nico Hulkenberg venceu pela Porsche na sua primeira e até agora única tentativa em 2015, enquanto Fernando Alonso conquistou vitórias consecutivas pela Toyota em 2018 e 2019.

Max Verstappen já manifestou interesse em competir na corrida de resistência em algum momento da sua carreira, tendo até discutido a possibilidade de se juntar a Alonso para o feito, e o holandês continua interessado na possibilidade: “Lembro-me que quando tinha 11, 12 anos, o meu pai estava a correr em Le Mans em LMP2 e depois em LMP1 no ano seguinte. É algo bastante incrível”, disse Verstappen. “Mesmo nessa altura, é-se um miúdo, mas todo o ambiente é fantástico.

“E o elemento de equipa, porque não somos só nós, certo? Temos de trabalhar em conjunto com os nossos colegas de equipa para tentar encontrar o compromisso certo com a configuração.

“De certeza que, no futuro, gostaria de correr. É um evento incrível”.

Verstappen não é o único piloto a contemplar uma parceria com outro nome da F1 em Le Mans, com George Russell e Alex Albon também considerando isso em suas vidas pós-Fórmula 1: “Acho que, definitivamente, depois da minha carreira na Fórmula 1, adoraria correr em Le Mans e talvez até fazê-lo com alguns pilotos que estão na F1 no momento”, comentou Russell. “Acho que seria muito fixe.

“O Alex e eu falámos há uns anos sobre fazermos uma corrida de GT ou algo do género juntos, mas não sei quem quereríamos [na nossa equipa]!

“Acho que é uma corrida muito especial. Acho que somos todos pilotos. Adoramos correr na Fórmula 1 e isso exige todo o nosso esforço. Mas no futuro, com certeza, queremos explorar algumas destas corridas espetaculares”.

Albon acrescentou: “Eu sou o mesmo. Acho que é definitivamente algo que todos os pilotos provavelmente têm na sua lista de desejos, na sua lista de tarefas. Adoraria fazer uma corrida com alguns destes tipos, talvez com a minha família também. Não sei como o faria, mas sem dúvida que está lá em cima. “Não sei, imaginem que estamos todos juntos a partilhar uma autocaravana ou uma caravana e… Seria ótimo. Já estou a ver isso.”

As corridas de resistência são algo a que Charles Leclerc tem estado atento recentemente, tendo a Ferrari conquistado a vitória com o Hipercar #51 499P nas 24 Horas de Le Mans em 2023, enquanto o seu irmão, Arthur Leclerc, está atualmente a correr no Campeonato Italiano de GT.

Como tal, o monegasco estaria interessado em competir em Le Mans no futuro ao lado do seu irmão.

“Adoraria competir em Le Mans um dia”, disse Leclerc. “Acho que todos nós temos o mesmo problema.

O programa na Fórmula 1 agora é uma loucura, e temos muito pouco tempo para preparar adequadamente uma corrida como Le Mans, porque se eu fizer Le Mans, quero chegar lá pronto e pronto para ir e ganhar. “Por isso, temos de fazer as coisas com seriedade e, neste momento, com o calendário da Fórmula 1, é bastante difícil. Mas eu adoraria fazer uma parceria com o meu irmão mais novo para fazer Le Mans um dia juntos.”

Subscribe
Notify of
1 Comentário
Inline Feedbacks
View all comments
Leandro Marques
6 meses atrás

Max foi convidado a participar já este ano mas adiou o cumprir do objetivo de fazer esta prova para, pelo menos, dois anos. Dependerá se daqui a dois anos não calhar no mesmo fim de semana de um GP.

últimas Autosport Exclusivo
últimas Autosport
autosport-exclusivo
últimas Automais
autosport-exclusivo
Ativar notificações? Sim Não, obrigado