O ‘pontinho’ de Tiago Monteiro em Spa 2005: Melhor que Indianapolis
Tiago Monteiro foi um dos pilotos mais em destaque no GP da Bélgica de 2005 terminando a corrida nos lugares pontuáveis. O português foi uma das estrelas do GP da Bélgica, ao levar o pouco competitivo Jordan ao oitavo lugar final, marcando um ponto muito precioso para si e para a equipa de Alex Shnaider.
De acordo com o AutoSport: “O ponto foi obtido numa prova particularmente difícil, pelas condições da pista e pelas escolhas muito diversas de estratégia das diferentes equipas.
O ponto foi um bom prémio após uma prova sensacional do nosso compatriota, que foi mesmo dos pilotos mais em destaque ao longo das 44 voltas da corrida”, lia-se no início da reportagem., que explicava a corrida de Monteiro: “O piloto português não arriscou nada na primeira volta, mas como os Minardi optaram por partir da boxes, completou a primeira fase da prova no 17º lugar, ganhando tempo a Karthikeyan. A diferença entre os dois era de dois segundos depois de dez voltas, mas o acidente de Fisichella no Radillon levou-os para as boxes, onde o português e o indiano optaram por manter os pneus intermédios com que tinham iniciado a corrida. Como oito pilotos começaram por montar pneus para seco e regressaram rapidamente às boxes para regressar aos intermédios, Monteiro ficou na oitava posição, atrás de Barrichello logo à 14ª volta e nunca mais saiu dos dez primeiros até ao final da corrida. Webber passou-o logo na 15ª volta e Button superou-o à 18ª volta, mas nem Coulthard nem Pizzonia conseguiram ganhar a posição ao português, que regressou aos lugares pontuáveis na 27ª volta, ao ultrapassar Villeneuve e beneficiando do atraso de Ralf Schumacher. Na segunda paragem, à 30ª volta, Monteiro voltou a optar por pneus intermédios, mas caiu para o 10º lugar, pois Villeneuve arriscara tudo numa paragem só e Pizzonia ganhou-lhe a posição nas boxes. Mas os pneus do Williams não estavam em boas condições e o piloto do Amazonas teve de parar para montar pneus de seco, a cinco voltas do fim. Pouco depois Pizzonia acabou por beneficiar Monteiro ao atirar Montoya para fora de pista quando tentava desdobrar-se do McLaren, promovendo o nosso compatriota ao oitavo posto.
Para Tiago Monteiro este oitavo lugar não podia vir em melhor altura, quando está a renegociar o seu contrato com a Midland: «De facto este resultado veio mesmo na altura certa! O Colin felicitou-me muito no final da corrida e toda a equipa está felicíssima. Esta corrida deu-me muito gozo, mais que a de Indianapolis e a nível pessoal tenho de considerar este resultado mais importante que o terceiro lugar nos Estados Unidos.»
Para justificar esta sua afirmação o piloto da Jordan explicou que «desta vez entrei nos pontos no final duma corrida normal, em que lutei contra muitos outros pilotos, passei e fui passado várias vezes, corri riscos, ataquei de principio a fim e lutei por este oitavo lugar.»
Falando da sua corrida, Monteiro disse que «o EJ15B estava bem equilibrado e com muita gasolina no depósito era competitivo. Depois, à medida que o peso foi baixando as coisas foram melhorando ainda mais e ainda antes do Safety Car entrar em pista estava relativamente perto do Villeneuve. Optámos sempre por manter os pneus intermédios, apesar de por várias vezes ter pensado em montar pneus para piso seco, pois as trajetórias estavam a secar cada vez mais. Mas acabei por manter os intermédios mesmo na segunda paragem, porque pensei que com o frio os pneus para seco levariam demasiado tempo a chegar à temperatura ideal. Só nas últimas cinco voltas é que os pneus para seco eram claramente mais rápidos que os intermédios, mas nessa altura já era tarde demais para fazer qualquer troca.» Já lá vão 15 anos…
Foi o grande momento dele na F1, tal como o Ponto do Pedro Lamy num sexto lugar. Indianapolis nem devia ter ido para a frente.
Indubitavelmente esse oitavo lugar teve mais valor do que o pódio em Indianapolis