Momentos decisivos na F1, Damon Hill: “Mind games com o Schumacher? Ele era melhor nisso que eu…”
Damon Hill lutou várias vezes pelo título. Em 1994 e 1995 perdeu para Michael Schumacher mas em 1996 recompôs-se e foi campeão. O inglês recorda alguns momentos: “Em 1995 tive uma época terrível, tinha vindo duma temporada de 1994 em que quase lá cheguei, mas o Michael ganhou, e por todo os tipo de razões, 1994 foi uma época complicada, mas 1995 parecia estar tudo bem para vencer o campeonato, eu queria-o, mas não consegui, e no inverno pensei que teria que chegar a 1996 de forma diferente. Pensei que em 1995 poderia fazer ‘mind games’ com o Michael Schumacher, mas ele estava bem melhor preparado para isso do que eu, mas em 1996 regressei de forma diferente”, disse Damon hill que em Suzuka viu Jacques Villeneuve perder uma roda, assegurando logo aí o seu título: “ disseram-me que era campeão ainda a corrida não tinha acabado, e eu perguntei logo se era mesmo preciso acabar a corrida. Mas tinha uma corrida para fazer, e quando cheguei ao fim já tinha realizado que era o novo campeão. A sensação de alívio é a primeira coisa que se sente numa situação daquelas…”, disse Damon Hill
Era melhor que Hill em tudo
Não, não era melhor em tudo, era em quase tudo, menos na ética.
“Tudo” também inclui atirar com os outros para fora…
😀 Se acha isso bem, está bem.
Não sei como chegou a essa conclusão mas…está bem. Seguindo a sua linha de raciocínio então não era só na ética que Hill era melhor que Schumacher. O inglês também era melhor a perder corridas e campeonatos. p.s também foi melhor a ficar sem lugar na equipa no ano seguinte a ser campeão.
Nunca achei o Hill um grande piloto. Ele só discutiu o título até à última corrida em 94, por causa das penalizações ao Schumacher e ganhou em 96, porque Villeneuve teve dificuldades em chuva.
Quanto à mudança de equipa, não sei de quem foi a iniciativa…
Não me diga que acha que Hill sonhava em ir para a Arrows… O manager de Hill (a exemplo de Mansell em 92), pediu um valor elevado para 97. Neste caso (segundo P. Head) cinco vezes mais do que Hill ganhava então, o manager de Hill foi convidado a sair da reunião e a Williams contratou o Frentzen de imediato…como vê não é a única a achar que Hill não era um grande piloto…
Principalmente na sacanagem, Nisso foi sem dúvida o melhor da história de todo o desporto motorizado. Mas também teve Briattore, Brawn, Todt e Mosley a ajudar. Um belo quinteto de Malandros.
Se fosse hoje o alemão não teria ganho esse titulo. Mas a Benetton,legal ou nem tanto,levou várias penalizações ao longo desse ano e até lhes tiraram pontos se me lembro. O Schumacher era muito melhor piloto que o Hill,apesar do Williams ser de facto melhor que o Benetton “vitaminado”. Mas a morte do Senna desorientou-os algo. O Schumacher não era muito correcto na pista,principalmente nos primeiros anos Depois encheu o papo de títulos e vitórias e acalmou Esteve debaixo do guarda chuva da Ferrari durante muito tempo,e isso era um”descanso” e permitia muita coisa. Anos em que a Scuderia “mandava… Ler mais »
Em 94 não lhe tiraram pontos, desclassificaram-no duas vezes e suspenderam-no por dois GPs.
Um dos campeões mais fracos de sempre. As pessoas costumam atribuir ao Michael Schumacher a culpa do que aconteceu em 1994 em Adelaide, mas o toque resultou de uma precipitação do Hill, que tentou ultrapassar onde não havia espaço. (Em 1997 a história foi diferente, e foi a partir daí que ganhei aversão ao Schumacher, apesar das alegrias que mais tarde deu à Scuderia.) E o Hill fez exactamente o mesmo duas vezes no ano seguinte, em Silverstone e em Monza, mas felizmente ninguém se lembrou de atribuir a culpa ao Schumacher, talvez por não haver a tensão de se… Ler mais »
O Schumacher olhou, viu o Hill e atirou-lhe o carro para cima. É verdade que o Hill podia e devia ter esperado, mas não sabia ainda dos danos do Schumacher, só sabia que ele tinha saído e voltado à pista.
Vi em directo e poucas vezes me senti tão dividido a ver F1: era óbvio que o Schumacher merecia o título, mas não assim, nunca assim!
Sempre achei o Hill um piloto mediano, o pai sim era um bom piloto. Foi campeão do mundo com o melhor carro e mesmo assim o colega, um rookie quase lhe ganhava. Quanto ao Schumacher todos sabemos o que era.
Schummacher?????apenas mais um “sujinho”