O complexo xadrez da Fórmula 1

Por a 2 Fevereiro 2016 08:12

De 22, para já só três pilotos têm contrato para 2017 entre as 11 equipas de Fórmula 1, e por isso este ano de 2016 vai ser bastante bem animado a esse nível, podendo haver muitas ‘trocas e baldrocas’, sendo que neste complexo xadrez, há peças que quando forem ‘mexidas’ vão determinar o ‘caminho’ de outras.

Noutros artigos já falámos das mudanças possíveis entre os principais pilotos e equipas, mas com outros pilotos lá mais de trás há também situações muito interessantes. Lewis Hamilton e Sebastian Vettel estão firmes nas suas equipas, Nico Rosberg e Kimi Raikkonen chegam ao termo dos seus contratos este ano e Max Verstappen e Valtteri Bottas são alvos para os substituir. Resumidamente, é isto. O interessante vem a seguir…

Daniel Ricciardo e Daniil Kvyat vão ter um ano stressante, pois um deles pode ter de sair para dar lugar a Max Verstappen, piloto que tem pela frente um ano que pode definir toda a sua carreira. Se impressionar o mesmo que em 2015, a um nível ainda mais alto, claro, vai fazer uma de três coisas: ser promovido à Red Bull Racing, ou aproveitado pela Mercedes ou Ferrari.

É claro que as equipas ganhadoras pretendem sempre ter os pilotos mais rápidos ao seu serviço, mas tanto na Mercedes como na Ferrari ninguém quer lutas fratricidas que custem pontos. No caso da marca alemã ainda se acredita que Hamilton necessita dum piloto tão rápido como ele para andar sempre ao seu melhor nível, o que pode abrir as portas a Verstappen, enquanto na Ferrari ninguém quer desestabilizar Vettel, o que pode privilegiar a candidatura de Bottas – rápido, regular, mas perfeitamente capaz de fazer jogo de equipa e nada dado a excessos nos confrontos diretos – face a Verstappen, pois o holandês ainda não mostrou a maturidade considerada necessária para integrar a Scuderia. Será que o faz este ano?

Quanto a outros nomes, Nico Hulkenberg já sabe que não tem possibilidades de rumar à Ferrari enquanto Vettel lá estiver, por uma questão de marketing, pois os patrocinadores da Scuderia não querem dois pilotos alemães, mas poderá ser uma alternativa a Rosberg se a Mercedes necessitar dum germânico para satisfazer o seu departamento comercial.

Quanto à Ferrari, Ricciardo e Kvyat estão também sob observação caso seja decidido não renovar com Raikkonen, apesar das reservas de Vettel em relação ao australiano, com quem teve um relacionamento complicado em 2014, na Red Bull. Já o russo seria extremamente atraente para o departamento comercial de Maranello, mas depende da decisão da Red Bull, como Ricciardo, antes de ser livre para decidir o seu futuro.

Luís Vasconcelos com /JLA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
8 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

Realmente estamos perante um quadro bem interessante,acrescentava talvez a situação do Button que pode deixar em aberto um lugar muito interessante para 2017,certamente alguns dos pilotos referidos não teriam grande dificuldade em aceitar um lugar na Mclaren-Honda que perece ter em Vandoorne uma aposta segura,mas perante nomes tão atractivos no mercado pode pensar duas vezes,até porque Alonso não vai durar para sempre,especialmente se o projecto falhar novamente.Esta situação vai levar a que algumas lutas internas sejam escaldantes,eu não “apago” o Saínz desta equação assim tão facilmente,ele mostrou ser tão ou mais rápido que o Max em algumas corridas e é… Ler mais »

Rui
Rui
8 anos atrás

Se a competição for também ela assim tão intensa e emotiva como fora de pistas, temos finalmente ao fim de anos um campeonato mais ou menos interessante…

Será muito difícil mas espero que haja um xeque mate da monotomia que tem imperado.

rafael
rafael
8 anos atrás

Alguem me sabe dizer se a GP2, GP3 ou até mesmo world series by renault vão ter transmissão televisiva portuguesa??

Aguardo resposta,
Obrigado

Manuel
Manuel
8 anos atrás

Em que se fundamentam para afirmar que o Vettel tem “reservas” em relação a uma eventual entrada do Ricciardo na Ferrari? Que eu saiba, o Vettel não é o género de piloto que faz questão de impor os companheiros de equipa; tenho dúvidas que o seu contrato lhe facilite pronunciar-se em relação à escolha do companheiro de equipa e, de resto, não vejo por que havia ele de temer o Ricciardo. Na RoC do ano passado não vi o Ricciardo a ser mais rápido, até foi mais o contrário… E não venham com a época de 2014, porque só um… Ler mais »

NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

O motivo está exposto no seu comentário algo nervoso.Não se trata do Vettel ser ou não esse tipo de piloto,trata-se de ser um piloto perfeitamente inserido no contexto de uma equipa que seria obrigada a mudar a sua estratégia/filosofia caso entrasse um piloto como Ricciardo,Hamilton ou Alonso e isso é tudo aquilo que a Ferrari/Vettel não necessitam neste momento.Veja o que aconteceu quando a Ferrari decidiu colocar o Kimi ao lado do Alonso,criou uma tensão desnecessária que acabou por culminar numa temporada desastrada para a equipa,colocar o Ricciardo no lugar do Kimi pode ter o mesmo efeito ou não,mas não… Ler mais »

anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Enquanto Vettel estiver na Ferrari, vai ter estatuto de 1º piloto. E um primeiro piloto precisa apenas de um escudeiro. Talvez interesse à curva de aprendizagem do Verstappen (e a Ferrari vai poder andar a sentir-lhe a fibra na boxe da Toro Rosso durante toda a época de 2016). O Bottas não estará nessa fase da carreira e talvez lhe interesse mais o lugar do Rosberg. O Toto Wolff até pode dar uma ajuda. (era o que eu gostava de ver: Hamilton e Bottas na Mercedes e talvez Vettel e Verstappen aprendiz na Ferrari, mas provavelmente o fumo de 2015… Ler mais »

NoSense
NoSense
8 anos atrás

É quase certo que este vai ser o ano do sim ou sim do Rosberg (e creio que não vai aguentar a pressão, isto aliado ao andamento do Hamilton). Não vejo o Max a ser aposta da Mercedes no próximo ano, porque o título de construtores conta muito e não sei até que ponto a agressividade de Max é apreciada para um segundo piloto da equipa mais rápida e com melhores condições para prolongar a hegemonia. Aqui, e sabendo de como é Hamilton, na minha opinião (apenas na minha) Hulkenberg irá para a Mercedes, até por ser alemão. Quanto à… Ler mais »

fuscas
fuscas
8 anos atrás

Tentando ser tão pragmático quanto possível, poderemos tentar ver quem sai no final de 2016 e veremos quais as vagas mais reais. Os principais candidatos ao adeus serão Button e Massa. Um McLaren e um Williams. De entre os possíveis lugares, Raikkonen (se não renovar e, sinceramente, não penso que renove), Rosberg (se a obrigação de ganhar lhe sair pela culatra) e porque não pensar no Alonso, que ficaria em maus lençois se o carro não suportar as suas legítimas ambições de andar lá pela frente. Em suma: um McLaren (eventualmente 2), um Williams, um Ferrari, um Mercedes. Como as… Ler mais »

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado