Novo sistema de qualificação na F1

Por a 24 Fevereiro 2016 08:59

As equipas de Fórmula 1 acordaram na introdução de um novo sistema de qualificação – que ainda não está oficialmente chancelado –  mas que poderá dar nova animação à sessão, obrigando os pilotos a estarem constantemente em luta por uma posição.

A ideia passa por ter uma Q1 com 16 minutos, depois de sete minutos o piloto mais lento é eliminado. Depois, é eliminado um piloto a cada 1m30s, até à bandeirada de xadrez dessa fase da sessão. Portanto, sete pilotos são eliminados na Q1, transitando 15 para a Q2.

Na Q2, que terá 15 minutos de duração, depois de seis minutos o mais lento é eliminado, e a exemplo da Q1 a cada 1m30s é novamente eliminado o piloto mais lento. Sete pilotos são eliminados e oito continuam para a Q3, a fase ‘final’.

A Q3, sessão que decide a pole-position tem 14 minutos e depois de cinco minutos o piloto mais lento é eliminado. Como nas fases anteriores da qualificação, vão sendo eliminados pilotos, o mais lento, logicamente, a cada 1m30s e ficam dois para o 1m30s final, que decidem entre eles a pole-position.

Isto vai fazer com que a sessão não tenha tantas fases mortas, pois em cada momentos há sempre alguém a disputar algo em pista, e vão sempre ficando pelo caminho pilotos, enquanto outros continuam na luta pelas melhores posições.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Miguel
Miguel
8 anos atrás

Até parece engraçado o sistema. Não entendo porque vem logo toda a gente dizer mal, é mesmo mania de se falar do que não se sabe. Deixem o ano decorrer e logo se vê se foi aposta ganha ou perdida. Critica-se por seu mau, critica-se por ser alterado….enfim mentalidades pequenas e mesquinhas. O que me parece é que vai deixar de ser só a volta rápida dos pilotos a contar, mas também o timing em que esta foi feita. Os pilotos vão ter de controlar bem a altura em que andam em pista a fazer tempo, estão sujeitos a ser… Ler mais »

João Paulo
João Paulo
8 anos atrás

Esta ideia já existe há muito tempo: chamam-lhe roda bota fora, ou dança das cadeiras. Até podiam usar o ultimo caso com uma nuance: punham música a tocar no rádio do capacete, e quando desligassem a música, o piloto já sabia que tinha que ir para as boxes sentar-se numa cadeira. Se quuserem, até o podem obrigar a trocar o capacete pelo “Donkey” do Valentino. Agora mais a sério, não me parece boa ideia, até porque os 22 carros não conseguem entrar todos ao mesmo tempo na pista, o que poderá significar que quando entrar o último da fila, já… Ler mais »

Pornorsk
Pornorsk
8 anos atrás

No meu ver só deveria haver qualificacão na primeira corrida da época, a partir daí seria por classificacão de campeonato….

Pity
Pity
Reply to  Pornorsk
8 anos atrás

Será que percebi bem? Quer dizer que, na sua opinião, na 2ª corrida, os 22 pilotos alinhariam pela ordem em que terminaram a 1ª corrida? Bonito… estou a imaginar… na largada da Austrália, o Rosberg, pole position, leva uma pantufada do Bottas, 3º, que saiu disparado e abandona, sem culpa nenhuma. Ganha o Hamilton. O pobre do Rosberg, com 25 pontos de desvantagem, ainda é obrigado a sair de último na 2ª corrida. Muito entusiasmante para as contas do campeonato, com a “facilidade” com que se ultrapassa.

Piquet Forever
Piquet Forever
8 anos atrás

Por mim isto é completamente o oposto daquilo que os fãs querem deste desporto. Seja em casa ou na pista, assistir a 22 carros desesperados para marcar um bom crono só vai direito a confusão. Acidentes, bandeiras azuis, brake tests e outras porras vão surgir. Não impedirá de os mais rápidos marcarem um bom crono e regressar às boxes. O que eu quero é espectaculo, corrida pura, carros leves, pneus só os mais macios limitado a 3 conjuntos, qualificação sábado de manhã, e colocava 2 corridas por fim de semana. Sábado á tarde uma corrida, alinhamento de grelha conforme qualificação… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Piquet Forever
8 anos atrás

O seu lado mais louco, é mesmo louco 🙂 Correr na mesma pista, em dois sentidos, é impossível, pelo simples facto da disposição das boxes, da sua entrada e saída. Além disso, estou mesmo a ver um piloto, na 2ª corrida, fazer um pião e ficar baralhado, sem saber qual o sentido que deveria retomar…
Também não concordo com as duas corridas por fim de semana, mas isso já não discuto, a sua opinião é tão legítima como a minha.

Piquet Forever
Piquet Forever
Reply to  Pity
8 anos atrás

Percebo a tua opinião meu caro, concordo que cada uma tem a sua e devemos respeitar, ponto. Mas pagar estadia fim de semana em Barcelona, pagar caríssimo bilhete para 3 dias de programa, para assistir a corridas monótonas, bocejos autênticos….. nas ultimas vezes que lá fui apenas estive no circuito no Domingo. Sem interesse esta F1 super previsível, a milhas de distância da era 80 e parte de 90. A fiabilidade é grande, o risco controlado, inovar e inventar novas soluções aerodinâmicas e aumentos de potência controlados…. parece anedota. 2 corridas aumentava as assitencias in loco e em tv. Repara… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Piquet Forever
8 anos atrás

Sim, uma corrida com grelha invertida, seria, no mínimo, mais movimentada, nisso estamos de acordo. Agora a qualificação, que teria, forçosamente, de ser realizada à hora de fazer o almoço, é que já não dá jeito. Um treino livre, podemos estar a ver e a fazer outras coisas ao mesmo tempo, não é necessário estarmos “pasmados” frente ao ecran, mas na qualificação é diferente, torcemos como na corrida, prestamos atenção ao que se passa, e eu, como mulher que sou, não posso deixar de tratar do almoço…por isso é que não concordo com as duas corridas.

Piquet Forever
Piquet Forever
Reply to  Pity
8 anos atrás

Minha cara, pela primeira vez estou a falar de F1 com uma mulher, e fico admirado porque normalmente todas acham aquilo uma treta, pasmaceira e etc….. Percebo o seu ponto de vista em relação ao almoço, nesse dia decreta self service lá em casa, ou Dia Semanal do apoio á Sande Portuguesa, ou faça a comida no dia anterior e oferece um curso exaustivo “como trabalhar com micro ondas”. Brincadeira ☺ …… sabe independente da hora, ser treino, Qualificação ou Corrida estando em casa estou a ver. Se não estou chego a casa e puxo atrás para ver. Meu passatempo… Ler mais »

Pity
Pity
Reply to  Piquet Forever
8 anos atrás

Respondo aqui ao seu comentário das 17.17, pois não o consigo fazer no local próprio.
Vejo que é novo por aqui. Eu já cá comento há uns sete ou oito anos. Nessa altura não era a única, tinha mais três mulheres a comentar, mas elas desistiram, fiquei sozinha.
Não tenho um piloto preferido, neste momento tenho QUATRO: Hamilton, Vettel, Raikkonen e Button, o que significa que, muito dificilmente, fico triste no final de uma corrida. A minha equipa é a McLaren, mas, ao torcer, valorizo mais o piloto do que a equipa. (caso contrário tinha tido um ano muito triste)

Piquet Forever
Piquet Forever
Reply to  Pity
8 anos atrás

Raikkonen ,Vettel e a Ferrari……. hoje, porque nem sempre foi assim. Villeneuve, Piquet, Schumacher e …….Brabham, Williams e Benetton… Mas no fundo o que interessa é ver bons pilotos, belos circuitos, e carros bonitos a dar cor aos domingos. Boas corridas

Mário
Mário
Reply to  Piquet Forever
8 anos atrás

Para duas mini corridas no mesmo fim de semana já tem a GP2. Já mataram o meu interesse nas qualificações para 2016, agora com os Halos e com essas ideias de 2 corridas sou capaz de desistir de ver F1 e procurar outra coisa. Por favor Japoneses criem um campeonato do mundo de superformula.

João Paulo
João Paulo
Reply to  Piquet Forever
8 anos atrás

Circuitos como o de Spa ,entre outros classicos, serem pilotados no sentido oposto dariam outras sensações aos pilotos, carros e fãs. Não seria tão impossivel quanto isso.

Não tomes os comprimidos que não e preciso…

Piquet Forever
Piquet Forever
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

O que tu queres é treta

Ayrton4Ever
Ayrton4Ever
Reply to  Piquet Forever
8 anos atrás

A Eau Rouge ao contrário, ia ser lindo… hahahahaha.

Pity
Pity
8 anos atrás

Usando uma expressão muito lida por estas bandas: o que esta malta da Fia anda a fumar deve ser “muita” bom. Já alguém disse, e bem, que os pilotos não podem estar permanentemente em pista, quanto à questão do piloto abrandar demais quando é mandado parar, não acho que vá ser diferente do que se tem passado até aqui. Agora que é uma ideia parva, lá isso, acho. Sinceramente, o sistema que eu mais gostei, o mais imprevisível, foi aquele menos entusiasmante para as televisões: uma volta por piloto, ordenada pela classificação no campeonato, ou pela inversa. Este sistema tinha… Ler mais »

Frenando_Afondo
Frenando_Afondo
Reply to  Pity
8 anos atrás

Cada vez mais acho que a melhor grelha de partida seria a ordem invertida, usando os resultados do gp anterior. Assim os carros mais rápidos estavam atrás e os mais lentos na frente e era montes de ultrapassagens durante (pelo menos), o primeiro terço da corrida. Esta ideia de qualificação é o mesmo que o ano passado mas com a eliminação a cada 1m30s… O que significa que no início de cada sessão (aqueles 6 minutos iniciais tem o mesmo problema que nos anos anteriores), mas pronto… A FIA tem de parecer que anda a tentar melhorar o desporto, não… Ler mais »

bichadanada
bichadanada
Reply to  Pity
8 anos atrás

Também foi o que mais gostei. Era simples de perceber, era pura performance e pouco artificial! Estes sistemas não sei se gosto por não perceber ou não percebo porque não gosto. A F1 que eu amei só tinha duas coisas erradas; demasiada aero e pneus com sulcos e o Montoya não ter sido campeão, de resto era um mimo.

viper
viper
8 anos atrás

Por mim, voltava a qualificação à antiga: 1 hora para todos… Se não me engano tinham um numero de voltas pre definidas que podiam fazer… Acho que era o melhor para todos… Mas é só a minha opinião…

Pity
Pity
Reply to  viper
8 anos atrás

Sim, tinham doze voltas, e também tinham pneus e motor de qualificação.

NOTEAM
NOTEAM
8 anos atrás

Há uma expressão inglesa perfeita para este novo modo de qualificação,”cheap Thrills”.Isto é a FIA novamente a assobiar para o lado,a recusar-se em perceber o que pedem os adeptos,nós adeptos apenas queremos que os pilotos tenham maior influência nas corridas,o Vettel falava há poucos em simplificar as coisas,isto é o oposto e as reacções obtidas são estas,insatisfação e confusão.Pelo que me apercebi e não é claro,pouco ou nada vai mudar,porque vai haver tempo mais do que suficiente para as melhores equipas se colocarem a salvo,entre as mais lentas o que vamos assistir são pilotos a ser eliminados aleatoriamente,um pouco como… Ler mais »

MAXLD
MAXLD
8 anos atrás

Portanto se um dos pilotos tiver um pequeno azar que o faça retomar as boxes em ritmo lento, vai fazer no total 7 minutos de qualificação e marcha lenta para o GP de Domingo… Ok… e as equipas “acordaram” isto entre elas? E queixas de haver pilotos que estragaram a volta a X ou y? Se o objectivo é tornar a F1 ainda mais numa telenovela, então talvez resulte, porque isto se calhar vai ser uma resma de queixas aos comissários em cada prova.

anotheruser
anotheruser
8 anos atrás

Vai se interessante… não será necessariamente melhor ou agradável, mas vai ser interessante… e caótico.
Sobretudo no modo como gerem os pneus na qualificação desenfreada … pneus que depois terão de usar na corrida.
Poderá não ser vantajoso conseguir ou sequer lutar por passar à etapa seguinte, porque poderá ser uma “vitória de Pirro”.
Vai acabar por penalizar as equipas do meio do pelotão, que estarão sempre com o “coração na boca” e a espremer até ao último milésimo para não ficarem de fora.

anotheruser
anotheruser
Reply to  anotheruser
8 anos atrás

Ou seja, vamos ter uma qualificação bem mais interessante que a corrida no dia seguinte.

jms
jms
8 anos atrás

“SORTEIO” era o melhor… eheheheehehheheheheh. Mas a pole poderia ter 1 ponto para juntar á classificação final, isso porque não, como nos States?!

Ayrton4Ever
Ayrton4Ever
Reply to  jms
8 anos atrás

Hahahahahahahahahaha!! Ia ser bonito se no GP do Monáco um “underdog” fosse sorteado na pole, será que ganharia??

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado