Novo sistema de qualificação na F1

Por a 24 Fevereiro 2016 08:59

As equipas de Fórmula 1 acordaram na introdução de um novo sistema de qualificação – que ainda não está oficialmente chancelado –  mas que poderá dar nova animação à sessão, obrigando os pilotos a estarem constantemente em luta por uma posição.

A ideia passa por ter uma Q1 com 16 minutos, depois de sete minutos o piloto mais lento é eliminado. Depois, é eliminado um piloto a cada 1m30s, até à bandeirada de xadrez dessa fase da sessão. Portanto, sete pilotos são eliminados na Q1, transitando 15 para a Q2.

Na Q2, que terá 15 minutos de duração, depois de seis minutos o mais lento é eliminado, e a exemplo da Q1 a cada 1m30s é novamente eliminado o piloto mais lento. Sete pilotos são eliminados e oito continuam para a Q3, a fase ‘final’.

A Q3, sessão que decide a pole-position tem 14 minutos e depois de cinco minutos o piloto mais lento é eliminado. Como nas fases anteriores da qualificação, vão sendo eliminados pilotos, o mais lento, logicamente, a cada 1m30s e ficam dois para o 1m30s final, que decidem entre eles a pole-position.

Isto vai fazer com que a sessão não tenha tantas fases mortas, pois em cada momentos há sempre alguém a disputar algo em pista, e vão sempre ficando pelo caminho pilotos, enquanto outros continuam na luta pelas melhores posições.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
51 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Nuno Rufino
Nuno Rufino
8 anos atrás

Confusão e mais confusão. Façam como o moto3. Tudo ao barulho e quem tiver unhas é que toca guitarra.

automotofan
automotofan
Reply to  Nuno Rufino
8 anos atrás

ahahah

Super Danilo F1 Page
Reply to  Nuno Rufino
8 anos atrás

Também achei meio confusa essa ideia 😉

Mário
Mário
8 anos atrás

Bem vindos aos jogos sem fronteiras. Pura palhaçada.

João Paulo
João Paulo
Reply to  Mário
8 anos atrás

Pareçe!

Tiago
Tiago
Reply to  João Paulo
8 anos atrás

LÇL!

ASantos
ASantos
8 anos atrás

ok, é novidade… (e até é bastante simples)
mas imaginando uma sessão de qualificação nestes mmoldes, penso que vai ser bem mais animada…durante mais tempo
Há sempre pilotos “com o coração nas mãos” e a lutar em pista…
Deixam de existir as voltas rápidas nos últimos 3 minutos de cada sessão…

fuscas
fuscas
8 anos atrás

E, depois de notificado que está fora, a cada 2 minutos há um piloto a rolar devagarinho até à sua box, enfeitado de bandeiras azuis, no meio dos outros que querem somar voltas rápidas… Isto enquanto a Pirelli entra em panico, porque vai haver quem tente apenas durar os primeiros 3 ou 4,5 minutos da sessão e saia logo com a borrachinha de apagar lápis a que chamam pneus ultra macios. Vamos a ver quem se farta primeiro: a FIA ou o público

Ayrton4Ever
Ayrton4Ever
8 anos atrás

Grande merda!! Volta qualificações de 2005, 1 volta e já está.

Senna da Silva
Senna da Silva
8 anos atrás

Colin Mcrae Dirt2 – Last Man Standing … Enfim….Pelo menos não é aquele sistema de apenas uma volta rápida por piloto, bastava um erro e lá iam umas posições na grelha, nessa altura penso que os pilotos nem arriscavam andar ao máximo na qualificação, só invenções !!!

Panão
Panão
8 anos atrás

Não deveria sequer existir qualificação !! A grelha de partida deveria ser organizada pela classificação do Mundial F1, acabando assim com o show off da qualificação, se um piloto está na frente do Mundial sai na primeira linha se não está sai no lugar que ocupa no Mundial…. Afinal acaba por ser quase sempre assim, tirando um caso ou outro num ou noutro grande prémio, os mais rápidos são os que andam na frente do Mundial e são os mesmos que ocupam os lugares da frente na grelha de partida, com ou sem qualificação…. Mas numa competição de interesses, não… Ler mais »

João Paulo
João Paulo
Reply to  Panão
8 anos atrás

Não me parece boa ideia. Os 22 carros não conseguem entrar todos ao mesmo tempo na pista, o que poderá significar que quando entrar o último da fila, já terá passado cerca de um minuto, o que cria desvantagem, com provavelmente menos uma volta lançada.
Além disso, conforme o piloto vê a bandeira que o manda parar, vai abrandar significativamente, prejudicando pilotos em volta lançada.

Miguel
Miguel
Reply to  Panão
8 anos atrás

Achas que isso faz sentido?
Primeiro não tinhas como ordenar a primeira corrida. E depois irias puxar os da frente mais para a frente e os de trás mais para trás.
A qualificação dá uma hipótese a um piloto (que não os da frente) fazer um brilharete no sábado que pode até dar-lhe uma ajuda na corrida de domingo.

Super Danilo F1 Page
Reply to  Panão
8 anos atrás

Podia voltar aquele sistema de uma ou no máximo duas voltas para cada piloto. Daí a ordem poderia ser de acordo com a posição do mundial, sendo que o último do mundial poderia aproveitar o melhor momento da pista….
Ou então simplesmente diminuir tempo do Qualify.
Aproveitando, aqui no Brasil o pessoal aqui chama esta sessão de Treinos ou Treinos Classificatórios e o Q3 por um tempo estavam chamando de “Super Pole”. 🙂
http://www.superdanilof1page.com.br/materia/formula-1-treinos-classificatorios.php

Touringcarguy
Touringcarguy
8 anos atrás

Pessoalmente gosta desta ideia acho em junção a penalização dos líderes do campeonato salva a fórmula 1. Deixem de lado as tradições e assumam que vivemos em tempos de mudança

João Paulo
João Paulo
Reply to  Touringcarguy
8 anos atrás

Lá por estarmos em tempo de mudança, não temos que mudar tudo, nem de qualquer maneira. Esta ideia (parva) vai originar ainda mais tácticas e estratégias, que vão desvirtuar o espectáculo e a competição.
Faz lembrar o tempo em que nos ralis, havia pilotos à entrada dos troçosa para penalizar por atraso deliberamente, com a intenção de não abrirem o troço, situação que hoje é proíbida.
Com uma regra deste tipo, vão haver pilotos a gerir a pontuação, coisa que neste momento ninguém faz.

rafael
rafael
8 anos atrás

GOSTEI BASTANTE !!!!! VAI SER BONITO VAI :DDD

Cágado1
8 anos atrás

Nunca será possível os pilotos estarem o tempo todo em pista, por causa dos pneus e para não irem com os depósitos cheios demais. Vamos ver que estratégias serão desenvolvidas pelas várias equipas. Acredito que aumentará mto a probabilidade de erros.

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado