Novo sistema de qualificação na F1
As equipas de Fórmula 1 acordaram na introdução de um novo sistema de qualificação – que ainda não está oficialmente chancelado – mas que poderá dar nova animação à sessão, obrigando os pilotos a estarem constantemente em luta por uma posição.
A ideia passa por ter uma Q1 com 16 minutos, depois de sete minutos o piloto mais lento é eliminado. Depois, é eliminado um piloto a cada 1m30s, até à bandeirada de xadrez dessa fase da sessão. Portanto, sete pilotos são eliminados na Q1, transitando 15 para a Q2.
Na Q2, que terá 15 minutos de duração, depois de seis minutos o mais lento é eliminado, e a exemplo da Q1 a cada 1m30s é novamente eliminado o piloto mais lento. Sete pilotos são eliminados e oito continuam para a Q3, a fase ‘final’.
A Q3, sessão que decide a pole-position tem 14 minutos e depois de cinco minutos o piloto mais lento é eliminado. Como nas fases anteriores da qualificação, vão sendo eliminados pilotos, o mais lento, logicamente, a cada 1m30s e ficam dois para o 1m30s final, que decidem entre eles a pole-position.
Isto vai fazer com que a sessão não tenha tantas fases mortas, pois em cada momentos há sempre alguém a disputar algo em pista, e vão sempre ficando pelo caminho pilotos, enquanto outros continuam na luta pelas melhores posições.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Acho que vai ser interessante, pois vamos assistir a três mini corridas, onde os pilotos vão dar o litro para não serem eliminados. Para quem paga bilhete, vai valer a pena assistir às qualificações. A mim parece-me ser um ideia válida para anumar o circo que tem andado pela hora da morte. Alguma é preciso ser feita, e esta medida pode ser o começo.
E porque não introduzir armas mortais nas pistas? Como serras eléctricas, cabos de aço, misseís teleguiados y miniguns que aparecem de alçapões? Passo a explicar, após os primeiros 6 minutos, o piloto mais lento a passar na meta tem de evitar um destes mil perigos para sobreviver! E depois a cada 1m30s um destes perigos aparece do nada para eliminar um dos pilotos que está em pista! Os pilotos têm de fazer tudo para sobreviver! Como usar outros como escudo! Ou evitar as armas com as susas “madskillz” de condução! Depois de estarem todos eliminados, menos um, temos a nossa… Ler mais »
Não concordo. Vai dar mais acção em qualificação sim mas torna-se uma lotaria constante para todos. Um mau posicionamento em pista pode valer uma posição e prejudicar um piloto o que até pode ser bom depois na corrida e para o campeonato (baralha um poucos as contas e mexe na hierarquia estabelecida) mas é bastante injusto para cada um deles. E se verá (a passar à prática) se em pistas onde o tempo por volta excede os 1.30 mim se isto não poderá dar uma bronca pois o tal 1.30 min que se vai repetindo não chegará para um piloto… Ler mais »
Algum dia o teu nome deixa de fazer algum sentido. Querem acabar com a Pole Position.
Este tipo de qualificaçao não faz nenhum sentido.
Não dá legitimidade a nenhum piloto de ter sido o melhor na qualificação para ocupar depois a pole.
Tem muitas variáveis a considerar como posição de entrada na pista, circuitos com voltas superiores a 1,30 e a forma com seria retirado o piloto mais lento, etc
Muita confusão
Cópia da prova de eliminação do omnium do ciclismo de pista. Só que a pista coberta é muito pequena comparada com um circuito, os ciclistas eliminados mesmo podendo facilmente sair para o interior da pista, por vezes demoram a sair, criando confusão na próxima eliminação. No caso da F1 vai ser pior, pois entre voltas de eliminação há sempre um levantar de pé, que não vai acontecer na F1.
E qualquer dia para assistirmos a uma qualificação de um.gp temos.se ser.mestrados e doutorados em gestão e economia e mais outra coisa qualquer! É q estão cada vez à complicar mais e se é desta maneira q querem trazer novos públicos para a modalidade estão bem tramados!