Nova qualificação já no GP da Austrália 

Por a 2 Março 2016 13:14

O novo sistema de qualificação na Fórmula 1 vai entrar em vigor já no Grande Prémio da Austrália de Fórmula 1, primeira corrida da temporada de 2016. Porém, as novas regras serão aplicadas apenas para a Q1 e Q2, enquanto a Q3 será, para já, igual a 2015. De recordar que as equipas de Fórmula 1 haviam acordado a introdução de um novo sistema de qualificação, com o objetivo de dar nova animação à sessão, obrigando os pilotos a estarem constantemente em luta por uma posição.

A Q1 passa assim a ter 16 minutos. Depois de sete minutos o piloto mais lento é eliminado. Depois, é eliminado um piloto a cada 1m30s, até à bandeirada de xadrez dessa fase da sessão. Portanto, sete pilotos são eliminados na Q1, transitando 15 para a Q2. Na Q2, que terá 15 minutos de duração, depois de seis minutos o mais lento é eliminado, e a exemplo da Q1 a cada 1m30s é novamente eliminado o piloto mais lento. Sete pilotos são eliminados e oito continuam para a Q3, a fase ‘final’, que será igual a 2015.

A ideia até aqui discutida seria a Q3 ter 14 minutos e depois de cinco minutos o piloto mais lento ser eliminado. Como nas agora novas fases de qualificação, os pilotos iriam sendo eliminados a cada 1m30s e ficariam dois para o 1m30s final, decidindo entre si a pole-position.

Estas alterações vão fazer com que a sessão não tenha tantas fases mortas, pois em cada momento há sempre alguém a disputar algo em pista, e vão sempre ficando pelo caminho pilotos, enquanto outros continuam na luta pelas melhores posições. Na altura em que as equipas de Fórmula 1 chegaram a acordo para um novo sistema de qualificação para a temporada de 2016, nem todos os pilotos perceberam de imediato os novos moldes da qualificação. Recordamos aqui as suas posições:

LEWIS HAMILTON

“Para ser honesto, não sei o que dizer. Tenho as minhas opiniões e vou ser reservado com elas. Não concordo com as mudanças que foram feitas ao longe dos anos, por isso tenho que aprender a viver com elas. Acho que os pilotos deviam ser consultados e não sei se estivemos mais envolvidos em decisões recentes, mas nós sabemos como o carro funciona e temos algumas ideias do que poderia ser feito para os melhorar. Parece-me que, especialmente para nós que estamos a conduzir há 10 anos ou mais, que passámos por muitas mudanças e sabemos quais funcionaram ou não funcionaram. Por essa razão, é mau. Para a qualificação, especificamente, acho que não vai mudar muito. Espero que seja uma surpresa para todos nós. O formato é quase o mesmo e obriga-nos a andar a fundo em todas as voltas, e isso pode ser bom para os espectadores.”

FELIPE MASSA 

“É uma grande mudança e preciso de me sentar para pensar como vai funcionar. Acho que a qualificação vai ser um pouco caótica mas talvez seja o que eles querem. É capaz de fazer com que os carros mais rápido arranquem mais atrás na grelha. Vai ser mais caótica mas não sei se será melhor.”

NICO HULKENBERG 

“Já ouvi falar, já li um pouco sobre isso, mas para ser sincero não pensei muito nisso. Vou esperar um pouco e quando chegarmos a Melbourne acho que vamos todos perceber. Mas tudo o que for novo é uma oportunidade, as equiaps de topo podem cometer erros de vez em quando e se isso misturar um pouco mais as grelhas de partida, vai ser bom para o desporto.”

DANIIL KVYAT 

“Não falámos muito sobre isso. Da primeira vez que li, parecia uma grande confusão mas depois pensei que não vai mudar nada profundamente, mas é capaz de ser interessante. Espero que funcione bem. Claro, quando o sistema muda temos sempre que compreender como funciona tudo. A qualificação vai ser mais complicada porque temos que fazer a volta mais rápida no momento certo, isto vai ser mais importante. O objetivo é sempre melhorar o espetáculo e trazer mais suspense, por isso espero que cumpra essa missão. O meu esquema favorito era em 2003 ou 2004 quando só tínhamos uma volta. Era simples, saías, aceleravas, mas não era justo com as condições da pista. Por isso há pontos positivos e negativos, o esquema atual não era mau, vamos ver se este será melhor.”

CARLOS SAINZ 

“Tenho que ver bem. Li um pouco sobre isso e não compreendi as regras. Por isso preciso de tempo para estudar o novo esquema com os meus engenheiros e tentar compreendê-lo melhor. Se tornar a qualificação mais espetacular, então venha ele. Só espero que os fãs menos especializados percebam o que se passa na televisão. Essa é a minha principal preocupação, portanto se eu não compreendi ontem, é capaz de ser demasiado complicado.”

MARCUS ERICSSON 

“Ainda tenho que perceber como funciona, mas para uma equipa como a Sauber, pode ser algo de positivo. Vamos ter dias em que as equipas de topo vão ter problemas ou cometer erros e vamos ter que estar no melhor nível para podermos aproveitar essa situação ao máximo. Eu gostava do formato da qualificação, por isso esta mudança vai ser um pouco estranha, mas entendo que é para melhorar a competição, então vamos ver como funciona na Austrália para eu poder ter uma opinião formada.”

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
6 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
jms
jms
8 anos atrás

Sorteio na qualificação e na prova… para isto se tornar “mais equilibrado”!… eheheheheh…

Caça Flechas
Caça Flechas
8 anos atrás

Isto parece uma brincadeira! Num dia dizem que vai ser em Espanha, agora é deste o início… façam como o user do comentário acima disse, sorteio e ponto final! Pelo menos assim podíamos ver um Manor a ganhar a corrida no Mónaco.

claude
claude
8 anos atrás

As sessões não tinham muitos tempos mortos, em especial nas Q1 e Q2. Essa é uma falsa questão, pois tirando os Mercedes a quem bastava uma tentativa para ficarem a salvo de imponderáveis, praticamente todos os outros faziam duas tentativas, havendo sempre gente na pista. Também não me parece que com este novo sistema, as coisas mudem.

Frenando_Afondo
Frenando_Afondo
8 anos atrás

Notícia daqui a uns dias “afinal a nova qualificação já não vai ser implementada em 2016”, passado mais uns dias “novo sistema de qualificação vai ser usado corrida sim, corrida não em 2016”, mais uns dias “novo sistema de qualificação vais er usado nos treinos, mas não na qualificação”. lol

Caça Flechas
Caça Flechas
Reply to  Frenando_Afondo
8 anos atrás

Hahahahahahahaha!!

maxiumattack
maxiumattack
8 anos atrás

Que confusão!! A época ainda não começou oficialmente e já vai uma balburdia do tamanho da conta do tio Bernie!

últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado