Novo ‘alvo’ da Fórmula 1 é o continente asiático

Por a 24 Maio 2024 16:24

A Tailândia, a Coreia do Sul e a Indonésia são países que poderão acolher novas corridas de Fórmula 1, confirmando o diretor-executivo da Liberty, Greg Maffei, o interesse e os possíveis planos para expandir o calendário na Ásia.

A Fórmula 1 planeia uma possível expansão do seu calendário de corridas na Ásia, com Greg Maffei a anunciar antes do GP do Mónaco, que a Tailândia, a Coreia do Sul e a Indonésia manifestaram interesse em acolher a competição mundial. Segundo o diretor-executivo da Liberty Media, o regresso bem-sucedido do Grande Prémio da China este ano, mostra que existe potencial para mais corridas na região, que já recebe provas no Japão, Singapura e a referida China. 

Num evento no Mónaco, na quinta-feira à noite, Maffei salientou que a F1 já está bem representada nos Estados Unidos da América e agora, quer concentrar-se mais em outras regiões e mercados. 

“Tivemos a sorte de poder organizar novamente uma corrida na China este ano, após quatro anos”, disse Maffei. “Foi um grande sucesso. O interesse na China explodiu, em parte porque agora temos um piloto chinês. […] Mas há um grande interesse em toda a Ásia e temos interesse de muitas cidades asiáticas. Tailândia, Seul e tivemos interesse da Indonésia. Há muitos sítios que querem ter uma corrida de Fórmula 1. Analisámos onde estão os nossos fãs, onde poderiam estar, quem poderia organizar uma grande corrida e quem se poderia dar ao luxo de organizar uma corrida – e toda a sobreposição destes três círculos. Penso que seria muito fácil encontrar uma segunda corrida no Sudeste Asiático”, concluiu. 

A potencial expansão do calendário da Fórmula 1 para incluir corridas na Tailândia, Coreia do Sul e Indonésia não só alargaria ainda mais o alcance global da competição, como também aumentaria a pressão a alguns dos organizadores atuais.

Foto: Philippe Nanchino/ MPSA

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
5 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
PABT
PABT
3 meses atrás

Com tantos interessados, qualquer dia ainda fazem um campeonato com 1 e 2 divisão. Equipas e circuitos poderiam descer ou subir de divisão. Mais equipas, mais pilotos e mais espectáculos.

Pity
Pity
Reply to  PABT
3 meses atrás

Não seria um grande disparate. Em alternativa (que eu já sugeri há muito tempo e levei nas orelhas), é fazerem campeonatos continentais. Um europeu, um americano, um asiático… africano seria mais difícil.

Scb
Scb
Reply to  Pity
3 meses atrás

Seria um grande disparate sim porque teria custos elevados e receitas baixíssimas, logo condenada ao fracasso. É como no futebol, existe a Champions, e depois uma Liga Europa que a UEFA vende por meia dúzia de patacos.
O que seria essa 2a divisão ou os campeonatos europeus? Nunca seriam carros de F1. Seriam carros similares a F2 mesmo que mais rápidos. Ora campeonatos de monolugares há e já existiram mais. A1GP, SuperFormula, EuroFormula Open, etc. Aguentam-se as séries tradicionais de mercados isolados como o Japão e a Indycar. Sim seria um disparate. Completamente inviável.

PABT
PABT
Reply to  Scb
3 meses atrás

Não seria um disparate e não é comparável ao futebol. Os circuitos seriam todos da mesma categoria e as equipas também teriam que ser de F1 pois existe sempre a possibilidade de entrar na 1 divisão, tinham de ter uma estrutura montada para isso.
E sim é possível que fosse rentável com tanto interesse tanto de circuitos como equipas para entrar, bem como podia ser usado para equipas B

Scb
Scb
Reply to  PABT
3 meses atrás

Não é comparável com o futebol? Não só é como é pior, porque os custos de uma competição automobilística são muito mais elevados.
Há interesse dos circuitos? Em receber Fórmula 1, não na F1 dos pobres. Há espectadores e audiências? Na F1, não na F1 dos pobres. E patrocinadores? É preciso dizer? E já agora alguma vez a F1 ia criar uma coisa ridícula que só iria baixar o valor da F1. Não deixaram entrar a Andretti e iam criar a F1 dos pobres. Mete mais tabaco sff que isso está poderoso.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado