Nick Heidfeld adorou o ‘velho’ Nurburgring / Nordschleife


Limitaram o BMW F1.07 a 275 km/hora, deram-lhe os pneus mais duros que a Bridgestone tem, feitos para demonstrações como esta, forçaram-

no a abrandar em algumas zonas com mais espectadores para facilitar as fotografias, mas não retiraram a Nick Heidfeld o gozo supremo de ser o primeiro piloto a tripular um Fórmula 1 atual no histórico Nordschleife, a versão mais longa e espectacular do Nurburgring, onde o GP da Alemanha se disputou até 1976 (intercalado com passagens por Hockenheim e Avus).

Um fanático desta pista, Heidfeld não perde uma oportunidade de fazer voltas aos 22 quilómetros deste traçado de cada vez que se desloca a esta área do seu país, sobretudo ao volante dos carros desportivos de que é proprietário, mas desta vez a BMW deu-lhe um Fórmula 1 e o alemão adorou a experiência: «Este é o melhor circuito do mundo e por mais tempo que viva nunca vou esquecer esta experiência. Gostaria de ter podido andar a fundo, mas a equipa fez tudo o que pôde para me impedir de correr riscos. Mesmo assim a passagem por Bergwerk (NDR: onde Lauda teve o seu acidente) e pela longa reta de Dottinger Hohe, foram verdadeiramente fabulosas»

Esta demonstração foi o ponto alto dum fim-de-semana que a BMW organizou, juntando 45 mil espectadores à volta do Nordschleife e mesmo

tendo de quase parar em diversas ocasiões, Heidfeld efectuou a sua única volta lançada em 8m31s, a cerca de dois minutos do recorde de Stefan Bellof, que em 1985 fez cerca de 6m13s com um Porsche 962. Mas a BMW fez tudo para travar o seu piloto – só os pneus perdem

cerca de dez segundos por volta num circuito tradicional, o que equivale a cerca de 45 segundos nesta pista, enquanto as relações de caixa foram as de Mónaco! – pelo que Heidfeld nunca teve a mais pequena possibilidade de chegar ao limite.

Mas o que fez chegou e sobrou para o deixar com um sorriso rasgado, de orelha a orelha! Recorde o vídeo.

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