Mudança na qualificação da F1 vai hoje a ‘votos’

Por a 7 Abril 2016 10:40

A qualificação da Fórmula 1 volta hoje às parangonas, já que vai ser votada a mais recente proposta atirada para a mesa no passado domingo, quando reuniram chefes de equipa, FIA e FOM. O sistema estreado no GP da Austrália não ‘colheu’, tentou-se mudar tudo para o GP do Bahrein, mas a FIA bloqueou a questão não permitindo uma qualificação ‘híbrida’. No Bahrein, mais do mesmo, a qualificação voltou a ser alvo de forte críticas, e depois da reunião do Bahrein, foi decidido protelar para hoje uma qualificação ‘agregada’. E como funciona? As duas melhores voltas de cada piloto são somadas em cada uma das três fases da qualificação, sendo que na Q1 são eliminados os sete mais lentos, outros sete na Q2 e oito pilotos lutam pela pole na Q3. Este formato ‘obriga’ as equipas a ter os seus carros em pista mais tempo, evitando-se desse modo que os pilotos façam um tempo e vão para as boxes.

Recorde-se que um sistema semelhante já foi utilizado em 2005 como parte de um ‘shootout’ de uma volta que os pilotos realizaram nas qualificações entre 2003 e 2005, mas também nessa altura foi muito impopular, para pilotos e adeptos, e demorou apenas algumas corridas para ser mudado. Agora resta saber se o sistema passa ou não. Sabe-se que voltar ao sistema de 2015 está fora de causa, por isso a vontade das equipas alterarem o atual sistema pode levar a que este novo, que já foi considerado por Sebastian Vettel por “uma m…” possa passar. Mas é preciso unanimidade.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado