MotoGP ‘tem o dobro’ da Fórmula 1…

Por a 26 Julho 2017 18:44

São números fantásticos que dizem bem da força que as redes sociais têm hoje em dia, mas também mostram que uns trabalham bem, outros nem por isso. Falamos das três principais redes sociais, Facebook, Twitter e Instagram, e dos números da presença das principais competições motorizadas.

A tabela é atualizada todas as semanas e nesta que terminou sábado passado, mostra que o MotoGP, leia-se Mundial de Velocidade de Motociclismo, pois engloba MotoGP, Moto2 e Moto3, seduz mais de 19 milhões de adeptos, mais do dobro que a Fórmula 1. Isto não significa que ‘esta’ ou ‘aquela’ têm mais adeptos, mas números são números e pelo menos nas redes sociais, esses números não mentem. O MotoGP, para além de ser uma disciplina super espetacular, trabalha na perfeição as redes sociais.

Contudo, pelos vistos a saída de Bernie Ecclestone e a chegada da Liberty Media mudaram algumas coisas na F1 a este nível, e não há disciplina que cresça tanto nas redes sociais como a F1. Da passada semana para esta, 7,4% e a bitola tem sido a mesma há já algum tempo. A segunda disciplina que mais cresce é a Fórmula E, mas ainda tem uma base de adeptos muito curta, apenas 530.000 e não nos podemos esquecer (e isto aplica-se a todas) quem é adepto do Facebook pode ser também do Instagram e Twitter, ou seja, podem ser os mesmos).

De resto, depois dos três ‘grandes (MotoGP, Fórmula 1 e NASCAR) o WRC surge a grande distância e a Roborace aparece em quinto. Aqui faz-se um parênteses para referir que estes números da Roborace deverão ter nascido a partir das pessoas que têm interesse em tecnologia, e essas são provavelmente a soma de todas as disciplinas do desporto motorizado, daí os números que atingiu, sendo no entanto a única que está em queda. Tudo terá começado com a primeira corrida da história sem pilotos, mas o efeito está a desvanecer-se até à próxima ‘invenção’. Surpreendente é também o facto do WTCC estar na frente da IndyCar e do WEC. Basicamente, há aqui números muito interessantes para pensar neles um pouco…

MotoGP 19.03 +2,50%
Fórmula 1 9.57 +7,40%
NASCAR 9.15 +0,50%
WRC 3.13 +1,40%
Roborace 2.92 -1,80%
Superbike 1.72 +2,00%
WTCC 1.09 +1,80%
IndyCar 1.06 +4,70%
WEC 0.59 +5,20%
Fórmula E 0.53 +5,00%
BSB 0.39 +1,70%
BTCC 0.24 +1,10%
Fórmula 2 0.16 +3,40%
GP3 0.09 +2,30%

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
7 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
Frenando_Afondo™
Frenando_Afondo™
7 anos atrás

Tem tudo haver com marketing e a Fórmula 1, com a entrada da Liberty Media, só agora começou a explorar a sério as plataformas online e as redes sociais…

lu26071720
lu26071720
7 anos atrás

Além do marketing as pessoas também percebem que o MotoGP é uma modalidade mais espectacular, com lutas constantes ao contrário da F1 que por norma tem uma equipa vencedora e pouco mais se vê.

Eu pessoalmente “deixei” de seguir a F1 quando Senna, Prost, Nigel Mansel, etc., foram “deixando de existir”.

Binha
Binha
7 anos atrás

MotoGP desde há muitos anos que internamente teve que trabalhar para superar de longe a Fórmula 1 e ser o pináculo máximo. Quanto a popularidade em Portugal só não é mais esmagadora porque os diretores de programas inundam Tvs, rádios e internet, todos os dias em desporto unicamente com futiLboys e outros desportos de bolas… Mas mesmo que a formula 1 fosse em primeiro em adeptos e espetáculo, o problema de anos de futiLboys que incutiram ferverosamente principalmente Rtp, Rtp memória, SIC e TVI faz com que o passado desportivo, esteja a cada segundo distorcido por esses diretores sendo que… Ler mais »

noteam
noteam
Reply to  Binha
7 anos atrás

Tendo em conta o privilégio de ter um talento como o Mig44 a competir ao mais alto nível, é uma autêntica vergonha a forma como a imprensa na sua generalidade o ignora quase por completo. Por este andar, nem quando o miúdo chegar á classe rainha vão abrir os olhos.

mcrae
mcrae
Reply to  noteam
7 anos atrás

E isso também acontece porque os pseudo directores (eu sei que o futebol vende mais, ou pelo menos assim o dizem) não estão interessados em dar informação relevante, apenas se focam no mesmo, mesmo que seja uma inutilidade total. O que nos vale é que hoje em dia temos acesso À informação pela internet e cada vez ligamos menos aos generalistas.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  noteam
7 anos atrás

Eu não entendo porque este site e o gémeo motosport, não utilizam as mesmas credenciais de acesso.

Não me chateies
Não me chateies
Reply to  Binha
7 anos atrás

Algum dia vais ver em directo na RTP 1 a final da liga dos campeões de matraquilhos.

últimas FÓRMULA 1
últimas Autosport
formula1
últimas Automais
formula1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado