Morreu Johnny Dumfries, tinha 62 anos

Por a 22 Março 2021 17:49

Johnny Dumfries, antigo colega de equipa de Ayrton Senna na Lotus, em 1986, e vencedor das 24 Horas de Le Mans de 1988, morreu aos 62 anos de idade, após doença. Johnny Dumfries, cujo verdadeiro nome era John Crichton-Stuart, foi o último piloto a correr na F1 sob um pseudónimo. Isso tinha uma explicação, pois era o Conde de Dumfries, filho da Marquesa de Bute, uma aristocrata anglo-irlandesa.

Dumfries correu na Fórmula Ford 1600, progrediu para a F3, onde ganhou o título britânico em 1984. Em 1985 correu na F3000, testou pela Ferrari e daí foi para a Lotus F1, ao lado de Ayrton Senna. Aí, marcou pontos apenas duas vezes, com um quinto lugar na Hungria e sexto na Austrália. Saiu da F1 no fim do ano, naquela que foi a sua única temporada de F1.

Foi para a Endurance, em 1987, primeiro com a Porsche de Richard Lloyd’s, antes de ganhar Le Mans com TWR Jaguar. Foi ainda para a TOM Toyota, correu pela última vez em Le Mans com a equipa Courage, em 1991. Depois da morte do seu pai em 1993, tornou-se no sétimo Marquês de Bute, aí vivendo com a família, na Ilha de Bute, na Escócia.

Caro leitor, esta é uma mensagem importante.
O Autosport já não existe em versão papel, apenas na versão online.
E por essa razão, não é mais possível o Autosport continuar a disponibilizar todos os seus artigos gratuitamente.
Para que os leitores possam contribuir para a existência e evolução da qualidade do seu site preferido, criámos o Clube Autosport com inúmeras vantagens e descontos que permitirá a cada membro aceder a todos os artigos do site Autosport e ainda recuperar (varias vezes) o custo de ser membro.
Os membros do Clube Autosport receberão um cartão de membro com validade de 1 ano, que apresentarão junto das empresas parceiras como identificação.
Lista de Vantagens:
-Acesso a todos os conteúdos no site Autosport sem ter que ver a publicidade
-Desconto nos combustíveis Repsol
-Acesso a seguros especialmente desenvolvidos pela Vitorinos seguros a preços imbatíveis
-Descontos em oficinas, lojas e serviços auto
-Acesso exclusivo a eventos especialmente organizados para membros
Saiba mais AQUI
Subscribe
Notify of
4 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments
can-am
can-am
3 anos atrás

Um Lord aristocrata que morreu cedo.Foi um exelente piloto e uma simpatia. Um verdadeiro Gentleman.

831ABO
831ABO
3 anos atrás

Infelizmente, para os adeptos que não vêem nada para além da F1, John Colum Crichton-Stuart foi apenas o piloto que subiu à F1 porque o Senna vetou o Derek Warwick como seu companheiro da equipa na Lotus. Tendo sido uma escolha de última hora, subiu à F1 demasiado cedo e com pouca rodagem, e os resultados obtidos não traduzem o seu valor como piloto. Já nos sport protótipos tudo foi diferente e Johnny Dumfries pôde voltar a brilhar como o tinha feito na F3 em 1984, quando foi eleito piloto do ano pelo BRDC. Uma pequena correcção ao texto: Johnny… Ler mais »

KRF
KRF
3 anos atrás

Que descanse em paz

917/30
3 anos atrás

Uma pena quando os nosso hérois de juventude desaparecem. Era um verdadeiro gentleman cuja carreira bem documentada facilmente pode ser conhecida na internet. Como curiosidade, chegou trabalhar na Williams como condutor de serviço e ser ele a levar os motores para revisão na Cosworth nos tempos em que Patrick Neve guiava para Sir Frank. Que descanse em paz.

Last edited 3 anos atrás by .
últimas F1
últimas Autosport
f1
últimas Automais
f1
Ativar notificações? Sim Não, obrigado